quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

A Igreja do medo (Sobre ter sido EVANGÉLICO parte 1)

Shapes of Fear (Silhuetas do Medo; 1930-1932), do pintor estadounidense Maynard Dixon

De vez enquando, nos deparamos com mensagens que ficam por muitos dias, talvez meses pairando nas idéias, procurando um jeito de serem explicados. Trago abaixo uma dessas, que encontrei pelas redes sociais, e pensei que podia espelhar muito do que ocorre com a 1ª geração nascida no século 21. Tentei manter na íntegra a escrita do autor, mas tive de corrigir bastante a escrita dos comentários que se seguiram (separei os mais significativos, pois há inúmeras chamadas a amigos, apoios e xingamentos entre os que comentam).

-----------------------------------------------------

Sobre ter sido EVANGÉLICO e como isso f*d@# minha cabeça

Júlio Victor, 14jan2019

1 - Eu comecei a ir na Igreja Cristã Maranata e minha experiência é com essa denominação. Eu sei que nem todas são assim, mas quase todas são pois já fui em mais de 40 igrejas na minha vida e digo que só 3 denominações não reproduzem nada disso que vou falar.

#A Eu já fui membro dessa denominação. Algumas coisas ele que relata fazem sentido. Outras vai de cada um, sua experiência e intimidade com Deus. Estou em outra denominação e estou bem feliz porque posso ser um adorador e ter a certeza que Deus me ama sem ser questionada ou julgada.

#B Cara, você é uma resistência e eu concordei integralmente com todos os fatos, apesar de nunca ter sido evangélico. O que me trouxe pra esse universo foi a infelicidade de me apaixonar por uma garota evangélica lá pelos 19 anos. Tentei dar uma de desconstrutor de conceitos, mostrando pra ela que eu não era maligno e nem demoníaco por ter cabelo comprido e usar brinco, entre outras coisas. A partir daí comecei a expor minha opinião sobre esses assuntos com as pessoas e fui diversas vezes confrontado com argumentos fracos e até diziam que era hipócrita por não ter vivenciado isso, e você confirmou tudo.

2 - A igreja que me fez entrar no mundo da música, aprendi a tocar por causa dela. Porém o sonho de viver de música era PROIBIDO. Só podia tocar na Igreja, tocar MÚSICAS da igreja e ouvir músicas da Igreja. Caso contrário, inferno. Imagine na mente de uma CRIANÇA isso.

#A Cara%&o, na Maranata é exatamente assim mesmo. Você só pode tocar ou ouvir os louvores do hinário. E só pode cantar e tocar na igreja Maranata. Se você tocar em outra igreja ou para ganhar dinheiro, você já está automaticamente no inferno.

#B Até hoje sou discriminado por tocar músicas comuns no instrumento que aprendi na igreja…

3 - O medo é a principal forma de dominar a galera. ARREBATAMENTO (fenômeno bíblico que diz que Jesus vai voltar e levar quem não tá pecando). Logo se tu estiver fazendo algo errado (segundo a igreja) quando Jesus voltar tu fica para sofrer na mão do Anticristo até o Juízo Final.

#A O lema da ICM é ferrar com sua mentes, te fazer escravo de um medo que eles te impõem! Palavras como "Opressão" destroem com sua vida, e eles usam isso a todo momento para ofender os membros e os que não fazem parte da igreja! Eles lavam a tua mente de tal forma, que você não consegue mais ficar em igreja nenhuma!!!

#B A Universal faz muito isso. Eu parei de ir porque eu tava me sentindo mal, com medo o tempo todo. Eles falam assim: e se você morrer hoje, você acha que vai pro céu? Fazem peças e colocam vídeos na tela enorme pra todos verem. O que mais me chocou foi um vídeo de umas pessoas passando no meio de uma correnteza na cachoeira e do nada umas pessoas foram arrastados. Aí o pastor falou: eles morreram e você acha que eles foram pro céu? Quem garante? Enfim, tem muita gente que não tá lá nem pra glorificar a Deus, nem por amor, nem por nada, só por medo de morrer e não estar salvo. Está lá só porque acha que, se morrer, vai ser salvo por estar na igreja. Isso é muito triste. Eles abordam muito a parte da morte. No caso, essa foi uma experiência que eu tive. Pode ser que, com outras pessoas, em outras igrejas ou até nessa, mas outros pastores, seja diferente. Na verdade assim espero, né.

#C Já passei por isso. Uma vez, na igreja, teve um irmãozinho que veio dar uma profecia "de Deus" pra igreja de que Deus estava irado com a igreja e que iria matar uma pessoa como prova disso. Eu fiquei paranóico a partir daquele dia, achando que poderia ser eu, e assim tive meu primeiro ataque de pânico. Como eu era mente fechada, na época não conseguia discernir as coisas bem.

4 - DIVERSAS VEZES, eu, uma CRIANÇA, já acordei no meio da madrugada e fui conferir se meus pais e meu irmão estavam em suas camas para ter certeza que não rolou o arrebatamento ou que eu ao menos não estava sozinho.

#A Eu também fazia isso. Fico grata por ter saído dessa tortura.

#B Eu to me identificando com absolutamente tudo. Eu tive crises de pânico quando era criança. Eu tinha medo do "arrebatamento" e de Jesus voltar antes de eu realizar meus sonhos, e medo de ir pro inferno por não querer que Jesus voltasse. Era uma confusão na minha cabeça e eu vivia com medo. As igrejas deveriam saber o mal que elas fazem pras pessoas.

#C Eu sonhava todos os dias com o arrebatamento. Eu tinha 6 anos e até hoje eu tenho esse tipo de pesadelo, e a igreja fala ser um "dom". Todos os domingos, a igreja que eu ia passava um filme pesadíssimo pras crianças assistirem. No filme tinha morte (pessoas já mortas, todas abertas), assassinatos (reais, tipo os que passam nos jornais), e pessoas pulando de prédios.

5 - Toda vez que meus pais saíam ou demoravam a me buscar na escola, ou qualquer coisa do gênero eu começava a chorar com medo de Jesus ter voltado eu ter ficado para trás.

#A Eu tô me identificando demais.

#B Como o carinha disse ali, eu ri também, mas de nervoso, porque é muito eu. Eu era apavorado com isso. É muito tenso.

#C Eu chorava só de escutar a palavra apocalipse. Passava um comercial, sei lá, na record, no intervalo, que falava sobre o apocalipse e sobre arrebatamento essas coisas. Eu só parava de chorar quando dormia.

-----------------------------------------------------

O uso do medo como instrumento de ensino é muito antigo e aparece logo nas primeiras mensagens Cristãs. Quando Jesus andava pela Peréia (região a leste do rio Jordão, no largo vale do rio Jabok) indo em direção a Jerusalém, um discípulo perguntou: “Senhor, serão poucos os salvos?”, ao que se seguiu a forte advertência sobre uma porta fechada para a mesa de Deus, choro e ranger de dentes para todos que praticam o mal (Lucas 13.22-29). Em sua coleta sobre o que contavam de Jesus, Lucas também registrou falas ameaçadoras para quem faz os “pequeninos” pecarem (Lucas 17.1,2) e a destruição do mundo, quando uns seriam salvos e outros deixados para morrer (Lucas 17.26-37), o que foi interpretado como uma alusão ao Arrebatamento. Apesar disso, nesse último trecho não fica claro se os "levados" são os bons ou os maus.

João, o ‘discípulo amado’, cujo Evangelho é singularmente dedicado ao ensino dos significados Cristãos, não registra nenhuma dessas mensagens severas atribuídas a Jesus. Paulo também, mesmo servindo-se de repreensões às igrejas nascentes, às vezes duras como “não lhes pude falar como a espirituais … Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo” (1ª Coríntios 3.1-6), não expõe qualquer tipo de ameaça ou castigo aos mal comportados. Em Apocalipse, João (agora como profeta) cita Jesus “apontando o dedo” aos pecados das 7 igrejas, o fogo destruindo um terço da humanidade e um lago de fogo destinado ao diabo, seus anjos e todos que o seguiram (Apocalipse 21.8). Sem ameaças particulares também.

Uma idéia de ser lascado, quebrado e jogado fora (por ser impróprio ao Reino de Deus) aparece em muitas partes do livro Pastor de Hermas (96-150 d.C.), obra que acompanhou o início da Cristandade. O livro conta a analogia da construção de uma grande torre de pedras brancas sobre um rio, onde as pedras são os “representantes da fé” e ao final de cuja construção o mundo seria consumido. Aqueles não aceitos para a torre seriam jogados no rio, para serem esquecidos.

A Igreja fez largo uso do medo como ferramenta política na Era Romana, com ações armadas contra os Arianos, Cátaros, Docetistas, Melquisedequianos, Nestorianos, Pelagianos, Waldesianos, etc¹. Já é estranho pensar na Igreja de Jesus com soldados..² Os Islâmicos sempre foram considerados inimigos de Cristo. Isso sem falar nas histerias de bruxaria e satanismo que levaram muitos à morte cruel (pelas mãos de Cristãos) entre os sécs. 10 e 18. Católicos já perseguiram as pessoas por parecerem Protestantes e vice-versa.

Qualquer historiador, olhando as datas das perseguições acima, concluiria que elas aconteceram quando não haviam guerras políticas a se lutar. É como se “purificar o Reino de Deus”, antes mesmo que ele venha, fosse uma alternativa natural a lutar por um pedaço de terra ou defender-se de um inimigo. Pessoalmente, eu duvido um tanto das ameaças de Jesus, por sua natureza “coletada entre o povo” - assim como os testemunhos das formigas indianas gigantes que comem homens, de Heródoto (aprox. 450 a.C.) - e porque propagadores da fé testemunhais e importantes, como João e Paulo, não as reproduziram. Jesus também não deixou (nem supostamente) pessoas encarregadas de limpar o mundo, reservando a Si mesmo essa tarefa, mas eis que fazemos isso a mais de 2 mil anos. Sempre que a paz ameaçou nossa capacidade de mostrar que somos melhores que alguém.

O texto acima traz um uso (reforçado por vários comentários) do medo do Arrebatamento para manter as pessoas na igreja. Se para os adultos a idéia era que todos tivessem medo de não estar entre os salvos - aqueles apontados pelo líder religioso, que usurpa hoje a tarefa reservada por Cristo para Si, no Último Dia, sejamos claros - para as crianças e adolescentes teve o efeito de gerar uma insegurança generalizada ante a possibilidade de ser deixado SOZINHO. A igreja ainda engordava tal medo com cenas e ameaças assustadoras, exibidos livremente, como as pavorosas músicas infantis do nosso folclore: “Nana neném, que a Cuca vem pegar…”, “Boi boi boi da cara preta, pega esse menino…”, “Bicho Papão saia do telhado…

Apela-se muito ao Arrebatamento dentro do Pentecostalismo, por sua abertura a clamores emocionados e visões proféticas sobre 'o que precisa ser feito para ganhar a Salvação' (mesmo Jesus não tendo sugerido qualquer barganha possível). Alguns pastores da Teologia da Prosperidade até evoluíram o conceito para entrevistas com Satanás, os demônios Belial e Legião, Exús da Umbanda, etc, onde os crentes são convencidos do poder do Diabo e imploram proteção. Lembrando que o encontro mais acalorado entre um Cristão e um demônio, na Bíblia, foi no cemitério dos Gadarenos, a saída apresentada nos ‘cultos de libertação/descarrego’ sempre consiste da doação de denários para igreja - prova irrefutável de fé - ou a aquisição de produtos santificados supervalorizados, a benção milagrosa do sacerdote ou uma peça de roupa sua, etc. Ficar longe da igreja, dos amuletos ou do sacerdote, assim, se torna para os adultos o que, para os mais jovens, era a possibilidade de ser deixado sozinho no Arrebatamento. Mas espera aí: Jesus, os Evangelistas, Paulo, Barnabé (da carta aos Hebreus), Tiago, Judas Tadeu ou qualquer outro escritor do Novo Testamento ensinou isso? Não..

O Novo Testamento, cada dia menos em voga nas congregações, fala justamente contrário ao direcionamento dos Cristãos pelo medo. Ele inicia com João Batista e Jesus (primos, né) desafiando autoridades em nome do bem comum, e segue pregando um amor em forma de igualdade, até uma certa carta de João [Evangelista] que escancara a incompatibilidade entre o medo e o amor, seja quanto a Deus ou aos homens (1ª João 4.17,18). Mas apesar disso, o medo tem sido muito pregado: ele responde, por exemplo, por ações coletivas bem pitorescas dos Cristãos pelo mundo, como matanças de Judeus na Idade Média, apoio a Hitler, caça aos comunistas durante a Guerra Fria e barramentos legais aos gays, hoje em dia.

O medo propalado de que nos tirem o direito a discriminar tem feito anti-milagres³ pelos Cristãos. Entre aqueles que foram instruídos a amar e até morrer pelo próximo (vide nosso fundador), o medo faz até os injustiçados pedirem pela desigualdade. Convenhamos que igualdade só é totalmente benéfica aos que estão no subsolo da pirâmide social; para os outros é provavelmente um prejuízo. Por isso queremos (todos) separar os outros, sejam pobres, doentes, negros, verdes, índios ou gays, enfim todo tipo de gente que Jesus nunca amaria (deve ter alguma fala Dele ou de outro para provar isso) - e de quem podemos usurpar livremente o direito de igualdade. Queremos (os Cristãos), em nome de Jesus, que nos mantenham os olhos livres de nosso pecado social, e por isso há talvez pouco a se esperar quanto a tirar o medo das igrejas.

Como dizia o teólogo Helmut Richard Niebuhr em seu famoso livro 'Cristo e cultura', a religião se fortalece dos rituais, segregações, status quo e privilégios que a garantem mais do que a incontornável dependência de Deus. No tempo das mega-congregações com ares empresariais, o medo pode ser uma ferramenta de trabalho (religioso!) mais útil. Deixa o Diabo e seus comunas beberrões gays afros da Venezuela ou do México pegarem seu filho e você vai ver se não...

O título ‘Igreja do medo’ é uma paródia do famoso livro ‘Religião do medo’ do estudioso Jason C. Bivins, obra de referência sobre a cultura Evangélica estadounidense. Bivins aponta que os Evangélicos desenvolveram a nomeação frequente do mal encarnado em eventos cotidianos como estrangeiros, inovações tecnológicas ou culturais, política e até hábitos das pessoas, assim como as lembranças do Arrebatamento, como um elo de coesão. Apesar disso, reflete, não há mais unanimidade de opiniões entre os Evangélicos do que entre qualquer outro grupo, o que talvez explique a imensa fragmentação dessa categoria de Cristãos, a ponto de ser muito difícil defini-los como grupo e haver grandes inimizades entre congregações.

Dentro do uso do medo como força de coesão, re-aparecem elementos fortes do Velho Testamento, onde o Arrebatamento selecionaria para o Reino de Deus aqueles crentes perfeitos e irrepreensíveis, aliados e parceiros da hierarquia (?) da igreja Protestante. Jesus, por outro lado, reuniu 12 dentre os mais desqualificados da Judéia, colocou por fundamento da Igreja seu discípulo mais turrão e ficou famoso ao enaltecer o amor pelas crianças, órfãos, viúvas e os mais simples em um discurso. João e Paulo permaneceram nessa idéia (João 12.5,6, 1ª Coríntios 13.3).

Aparentemente, tal estratégia de coesão funciona muito pior com os jovens do que com os mais maduros. Após a 2ª Guerra, até 65% dos nascidos Evangélicos mantinham tal fé quando adultos; tal proporção caiu para 35% nos anos 1970 e estima-se talvez menos de 5% para os nascidos a partir de 2010. O texto do Júlio Victor e seus comentaristas dá uma idéia de que há interesse da juventude pela igreja, mas uma repulsão - traumática até - quanto aos métodos (nem diria que Cristãos) usados nas congregações que frequentam.

As próximas exposições (com outras partes do texto dele) mostrarão que a relação das igrejas com os jovens é ainda mais tensa do que parece.

-----------------------------------------------------

¹ Vocabulário: Arianos (crentes na criação de Cristo como seu nascimento na Terra; séc. 4); Docetistas (crentes na natureza puramente espiritual de Cristo; altamente recorrente entre os Gnósticos do séc. 1 ao 14); Católicos (crentes que a Igreja Cristã atual descende do grupo de Pedro no séc. 1, com a liderança passada quase monarquicamente de um bispo romano ou papa para outro, séc. 4 em diante); Pelagianos (crentes de que o homem escolhe voluntariamente aproximar-se de Deus, séc. 5); Nestorianos (crentes de que Cristo era a fusão da carne e do Espírito; séc. 6); Islâmicos ou Muçulmanos (crentes na revelação final de Deus/Alah ao profeta Muhammad/Maomé, séc. 7 em diante); Melquisedequianos (crentes de que o sacerdote hebreu Melquisedeque era a encarnação do Espírito Santo; séc. 9); Waldesianos (crentes na necessidade Cristã de abdicar-se de todo bem material, séc. 12); Cátaros (crentes na natureza espiritual de Jesus e no satanismo do mundo material, séc. 14); Protestantes (crentes na supremacia e suficiência da Bíblia como instrução Cristã, sem um grande líder, séc. 16 em diante).

² A série de TV inglesa Dr. Who apresentou, em 2010, no episódio "The time of angels", uma igreja do séc. 51 (evoluída) que era indistinguível de um exército, com os cléricos portando capacete, farda e armas de fogo.

³ Inventei esse termo. Um anti-milagre seria algo maléfico e de ocorrência comum, dentro de um grupo religioso.

-----------------------------------------------------

NÃO LEIA ANTES DO JUÍZO FINAL

Batman e a teologia do medo, deusnogibi.com.br
Bivins JC, The religion of fear: conservative Evangelicals, identity and antiliberal POP, Journal for Cultural and Religious Theory, 8(2), 81-103, 2007.
Fea J, Evangelical fear elected Trump, theatlantic.com, 24/jun/2018
Goodstein L. Evangelicals fear the loss of their teenagers, The New York Times, 6/out/2006
Lake T, Fear and voting on the Christian right, Cable News Network (CNN), out/2015
Niebhur HR, Cristo e cultura, Série encontro e diálogos, vol. 3, Ed. Civilização Brasileira S.A., 1967.
Pavlovitz J, The greatest false idol of modern Christianity, johnpavlovitz.com, 15/jan/2015
Vargens R, Teologia do medo, renatovargens.blogspot.com, set/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!