quinta-feira, 19 de junho de 2014

O que é Deus

Ramon Lull, antes da invenção dos balõezinhos

_ Senhor Eremita, saberíeis dizer-me o que é Deus? … Senhor, um homem encontrou uma pedra preciosa que valia mil souls, a qual vendeu por dinheiro a um homem que conhecia bem a pedra e da qual obteve mil souls. Portanto peço a vós, senhor, se sabeis o que é Deus o digais, para que eu de acordo com o que Deus é, saiba amá-Lo e conhecê-Lo. E se não sabei o que é Deus, é um grande assombro como o podeis amar tanto sem o conhecimento, e como podeis suportar vida tão áspera neste eremitério de Deus. Parece-me que se não sabeis o que é Deus, por qualquer motivo O desprezais, como fez o homem com a pedra que não conhecia, trocando-a por um dinheiro que conhecia. Pelo conhecimento que tinha do dinheiro e pela ignorância que tinha da virtude da pedra, ele amou mais o dinheiro que a pedra.

_ Belo filho, disse o Eremita, um rei tinha uma mulher que era muito bela e boa, ele muito a amava. Aquela rainha também amava o rei muito fortemente, e pelo grande amor lhe que tinha, sentia ciúmes do rei e de uma donzela sua, com quem o rei gostava de conversar, pelas agradáveis palavras que a donzela dizia. Aquela rainha estava todos os dias em grande tristeza, e nada que o rei lhe dissesse ou fizesse a alegrava, coisa que assombrava o rei. Muito se esforçou o rei, tanto quanto pode, para satisfazer a rainha. Por fim, quando viu que não podia alegrá-la, suspeitou da rainha, e pensou que ela fizera algo contra a honestidade de sua pessoa.

Quando o rei ficou com ciúmes e suspeitou de sua mulher, começou a desamar a rainha, e por causa da rainha desamou a donzela. Muito tempo esteve o rei sem falar com a donzela, a rainha começou a se alegrar, pela qual alegria o rei muito se assombrou. Pois antes, quando concedia à rainha todos os prazeres que podia, não conseguia alegrá-la. E depois, quando largou aqueles prazeres, a rainha demonstrou um amor muito maior ao rei, amor com o qual ele não estava acostumado. Ele deixou-se amar pela rainha, para que ela estivesse contente e satisfeita com seu amor.

Assim, quando os homens desse mundo têm prazeres nos deleites temporais, mas não amam estes deleites pelo Criador que os criou para que com eles e neles saibam amá-Lo e conhecê-Lo, Deus se distancia daqueles homens, e por esse distanciamento os homens não podem ter conhecimento de Deus, nem em Deus podem ter o deleite que teriam se O conhecessem. Porém, quando os homens deixam de amar os deleites deste mundo, usando dos deleites e do mundo para amar a Deus, então os deleites e o mundo interrogam o homem, e lhe ensinam o modo de amar e ter conhecimento de Deus.

Por isso, belo filho, disse o Eremita, podeis ter nesse mundo o conhecimento do que é Deus. Se amardes o mundo por ele mesmo, Deus fará que o mundo vos afaste do amor a Ele; se amardes o mundo para conhecer e amar a Deus, Ele fará que o mundo vos signifique Deus.

(Ramon Lull, Félix o El Libre de meravelles, 1288)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!