domingo, 15 de maio de 2011

Quando você orar



Através da oração, chegamos mais perto de Deus. Ele sabe o que fazemos, e sabe o que pensamos, SEMPRE. Mas nós somos pecadores - há momentos em que envergonhamos nosso Senhor, fazemos que Ele vire o rosto para não ver as maldade que cometemos. As crianças cometem maldades assim: quebram coisas, batem uns nos outros, gritam, mentem. Elas de fato não sabem o que sentimos quanto a elas. Quando as vemos fazendo algo errado, sempre tentamos fazer com que se lembrem de alguma lição, a qual elas têm dificuldade de reter. Colocamos elas de castigo, passamos tempo tentando fazê-las entender, mas como é difícil transmitir-lhes alguns valores e evitar que tenham de sofrer fazendo coisas erradas! Imagino que Deus sinta-se assim conosco, também.

Quase sempre, oramos a Deus pedindo algo. Pedimos pela ajuda Dele, mas nos esquecemos de perguntar o que Ele sente quanto a nós. esquecemos até de agradecer o que recebemos. É através da oração que podemos ter comunhão com Deus como um filho que se senta junto ao pai para ouvi-lo falar. Através da oração, através da leitura da Palavra, podemos conhecer o coração Dele: essa é a única forma que temos para não magoar quem mais nos ama. Por isso Jesus instrui todos a orarem. Ele não manda orar em público, gritar orações. Ele apenas manda orar.

Um filho que ama seu pai (e a maioria dos filhos são assim) e o entende (essa parte é bem mais difícil) zela por fazê-lo feliz, por fazê-lo orgulhoso, ao invés de receber punições. Não há como conhecer a Deus sem saber de tudo o que Ele já fez por nós, e Ele deixou muitos ensinamentos (passados verbalmente e por ações explícitas) para nós. Seria bobagem ignorá-los, mas nós o fazemos! Poderíamos então falar com Ele diretamente, ouvi-Lo dizer o que quer de nós. Mas nós também esquecemos disso! Ou, como nesse vídeo, trocamos ambas as coisas boas por um comportamento tal que digamos uns aos outros: “Puxa, como você é um bom cristão!”

Jesus mostrou que amava a humildade. O que está em nosso interior (e isso é o que agrada a Deus, visto que Jesus desprezou todas as honras na Terra) não muda segundo o comportamento que temos na frente dos outros, para ser vistos, mesmo que pareçamos humildes, corajosos, ousados ou benignos. Saibamos que o Pai nos vê por dentro e por fora, todo o tempo. ESTAMOS REALMENTE SENDO HUMILDES EM NOSSO CORAÇÃO? Nada muda por conta das regras sociais que nós mesmos fazemos! E se tentamos usar a Bíblia para nos justificar, então usamos muito mal o que nos foi dado, como aquele filho que diz ao irmão: “Se você não me obedecer, vou contar isso ou aquilo ao pai”. Não é para um dominar o outro que lhes ensinamos regras ou que agimos com severidade.

Digamos que você veja seus filhos agindo assim, pervertendo o que você ensina. Que espécie de coisa um pai diria a tal filho quando estivessem a sós um com o outro? Ainda que você se ache "seguro em sua fé", como diz o bom evangeliquês, nunca se esqueça de perguntar a Ele pois, de fato, ninguém mais importa. Muitas pessoas choram quando oram verdadeiramente, e Deus lhes mostra a própria imundice comparada a Sua beleza. Realmente, trata-se de uma experiência estarrecedora se ver ao mesmo tempo tão vil e tão querido. Mas NÃO SE TRATA DE SENTIMENTO. Deus não diz que tenha necessidade de lágrimas

São lágrimas nossas, e mostram que alguma comunhão tivemos com Ele, que alguma coisa do que Ele diz nós pudemos ouvir. Apenas assim nos transformamos: ouvindo a Deus, e praticando o que Ele ensina, para que sejamos solo onde esse amor possa frutificar. Comover-se apenas mostra que você é humano. Jesus sempre insistiu que nenhuma sabedoria seria capaz de mostrar ao homem o que é certo; Paulo, educado entre os grandes mestres judeus e sábios gregos, disse que desprezava toda sabedoria pelo amor de Deus! O amor de Deus tem esse poder, essa grandiosidade. Pela oração e pela prática, busquemos a Ele.

Mt 23.1. Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: "Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los. "Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas, gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’. "Mas vocês não devem ser chamados ‘rabis’; um só é o mestre de vocês, e todos vocês são irmãos.

... O maior entre vocês deverá ser servo. Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês. ... Hipócritas! Vocês dão o dízimo até da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo. ... Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça.
Fabrizio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!