sábado, 14 de maio de 2011

Seu pedido foi mudado



2Cr 26. Tinha Uzias dezesseis anos quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém... Nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar. Deus o ajudou contra os filisteus e contra os árabes que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas. Uzias edificou torres em Jerusalém, à porta da esquina, e à porta do vale, e à porta do ângulo, e as fortificou. Também edificou torres no deserto, e cavou muitos poços, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas; tinha lavradores, e vinhateiros, nos montes e nos campos férteis; porque era amigo da agricultura. Tinha também um exército de homens destros na guerra, que saíam à guerra em tropas. E preparou Uzias, para todo o exército, escudos, lanças, capacetes, couraças e arcos, e até fundas para atirar pedras. Também fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem flechas e grandes pedras; e propagou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se fortificou.

Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso. Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do SENHOR, homens valentes. E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: "A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso. Sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do SENHOR Deus."

Então Uzias se indignou, e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do SENHOR, junto ao altar do incenso. Então o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressuradamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o SENHOR o ferira.

Dwight L. Moody disse, “Quando um homem acredita ter força suficiente, e é autoconfiante, pode-se esperar por sua ruína. Talvez anos se passem antes que ela aconteça, mas o processo já terá iniciado.” Isto era verdade com relação ao rei Uzias. Tudo parecia estar bem em sua vida. Ele era obediente, submisso à orientação espiritual e buscava o direcionamento de Deus durante a maior parte de seu reinado. Enquanto permanecia pedindo ajuda a Deus, era recompensado com grande êxito.

A vida de Uzias era repleta de grande poder e sucesso, até que este mesmo sucesso o cegou. Seu orgulho era evidente em vários aspectos: ele desafiou a santidade de Deus ao atravessar o templo e insurgir-se contra um cargo que jamais ocuparia; considerava o poder de Deus algo bom, mas não plenamente necessário para sua liderança; recusou a correção e o conselho divino; ignorou a oportunidade de arrepender-se; e ignorou, ao invés de temer, as conseqüências de seu pecado.

Muitas vezes, Deus nos provê ajuda. Muitas vezes que pedimos Seu auxílio, ele concede o que pedimos. Mas é necessário lembrarmos que, embora Deus nos ame e nos ouça, Ele não nos dá o que pedimos - Ele dá o que sabe que é melhor para nós. Se isso é o que pedimos, então "pedimos certo" e obtemos a ajuda de Deus. Se não é o melhor, Deus nos dá algo diferente, porque Ele age conosco como uma pai age com seu filho: unindo amor e autoridade. Infelizmente, muitas vezes que obtemos Dele aquilo que desejamos, somos rápidos em concluir que isso ocorreu por algum mérito nosso, como se nós pudéssemos traçar nosso próprio futuro. Mas não podemos.

Podemos imaginar o futuro, trabalhar por ele para que nossos desejos aconteçam, mas nunca contamos com o inesperado. Realmente, não há como: isso é o que significa inesperado! O inesperado nosso é, contudo, conhecido de Deus. O autor Max Lucado referiu-se a isso de uma forma muito bonita, no que ele chamou de "vida cafeinada". Significa que na vida pedimos doce, mas Deus nos serve salgado. Pedimos água, Ele nos dá café. De fato, Deus não existe para nos servir: ele dá o que nos é melhor, porque sabe o que é melhor, ainda que discordemos Dele. Se recebemos café, teremos de tomar café e pronto! Se vem o que pedimos, muitos são levados a achar que, de fato, têm Deus por um serviçal. Porém, nada é mais ensinado na Bíblia do que o fato de Deus NÃO estar sujeito aos nossos desejos e ações. O homem humilde agradece pelo que recebeu, mas o altivo tenta reclamar com Deus acerca dos Seus serviços.

Assim como Uzias, é fácil encher-se de soberba e auto-confiança quando tudo ocorre como desejamos. Mas Deus abomina a soberba, e desse modo, no momento em que esquecemos que nós é que tivemos a sorte de pedir aquilo que receberíamos de uma forma ou de outra, talvez percebamos que estamos há horas falando sozinhos. No caso de Uzias, ele e seu reino foram abatidos. No caso de Saul, sua bênção como rei foi retirada e posta sobre Davi, um simples pastor e músico. No caso de Davi mesmo, ele quase foi à morte por desprezar os valores que Deus colocou acerca do matrimônio. Quando Davi percebeu seu pecado e dobrou-se perante Deus, Ele o surpreendeu novamente: não estava encolhida a mão do Senhor para o resgatar, e seu pecado fora perdoado. Ninguém está a salvo da bondade corretora de Deus! Nem eu... nem você.

2 Sm 12.7. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul, te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante toda Israel e perante o sol.

Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás. (veja o salmo 51)

Certamente, não é a marca do cristão uma postura garbosa e altiva. Não foi o próprio Jesus falar sobre humildade e lavar os pés daqueles a quem Ele ensinava? Não foi, cada uma das pessoas lendo esse texto, já derrubada por Deus quando se achava mais forte? Sejamos agradecidos por esse cuidado que Ele teve de nós, e pela xícara que nos serve. Saibamos que é a melhor, não a que pedimos.

-----------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!