quinta-feira, 28 de abril de 2011

Deus no controle



por A. W. Pink

"Por isso Davi louvou ao SENHOR na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, SENHOR Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade. Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos."  - 1 Crônicas 29:10-11 

Você compreende o que significa "Soberania de Deus"? Embora exista muita maldade no mundo, a bíblica afirma que Deus está em completo controle de tudo. Isto é o que significa "Soberania de Deus". Ele é o Supremo, o Grande Rei; Ele é Deus. Ele faz a Sua vontade no céu e na terra, e não existe ninguém que possa deter a sua mão e Lhe dizer: "O que fazes?". Este é o Deus da Bíblia.

Freqüentemente, o ensino moderno nos dá um conceito diferente de Deus. Apresenta um "deus" impotente e ineficaz, um "deus" de aflição mais do que um Deus digno de ser temido. A maioria do ensino moderno diz que Deus "o Pai" quer salvar a todo mundo, e que "o Filho" morreu para salvar a "todos", e que Deus "o Espírito Santo" está tentando agora ganhar a todos os homens no mundo. Mas, não resulta obvio que muitas pessoas estão morrendo sem ter sido salvas por Cristo, e sem esperança alguma? Então, se muitos morrem sendo perdidos e se acreditamos que Deus queria salvá-los a todos, com certeza o Pai deve estar desapontado, o Filho deve sentir-se insatisfeito e o Espírito Santo tem sido derrotado.

Não podemos dizer que Deus tenha sido surpreendido pelo pecado humano, porque Deus não está no nível dos seres humanos que são falíveis, cheios de erros. Também não podemos dizer que Deus fique impotente diante do sofrimento e do pecado no mundo, porque então estaríamos passando por alto o que a Bíblia diz: que Deus controla até os maus atos que os homens cometem. Em verdade, se negamos a soberania de Deus, pronto! Já não teremos espaço para Deus em nossos pensamentos.

Deus é soberano. Ele possui o direito de governar tudo tal como Ele quer. Deus é como o oleiro que tem o controle completo sobre o barro. Deus é soberano na forma em que usa o Seu poder. Ele o usa como, quando e onde deseja. Todo o testemunho da Bíblia afirma esta verdade. Através de José, Deus salvou o Egito de padecer com uma grande fome. Depois, quando o Faraó tentou deter os israelitas para que não fossem embora, Deus usou o seu poder e os israelitas foram salvos, enquanto que os egípcios foram vencidos. Quando os israelitas entraram na terra de Canaã e acharam que a cidade de Jericó era um obstáculo, Deus usou seu poder e os muros da cidade forram derrubados. O poder de Deus salvou Davi de Golias, e o poder de Deus entregou Israel nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia.

O poder de Deus nem sempre resgata seu povo dos perigos. Em Hebreus 11:35-40, Paulo nos diz como alguns que creram em Deus foram apedrejados e ainda mortos, e outros andaram errantes cobertos com peles de animais e suportando muito sofrimento. Por que não foram resgatadas estas pessoas pelo poder de Deus, como as outras? A única resposta é que Deus é soberano na maneira em que usa o seu poder. Ele faz o que sabe que é melhor.

Deus é soberano também na maneira em que outorga o seu poder a outros. Concedeu poder a Matusalém para que vivesse muito mais tempo que os outros. Deus concede a alguns a capacidade de ganhar muito dinheiro, porém não faz a todos ricos. Isto se deve a que Deus exerce sua soberania ao conceder o seu poder às pessoas. Ele NÃO dá o mesmo poder a todos.

Deus é soberano também no outorgamento de sua misericórdia. Quando Jesus foi ao tanque de Betesda em Jerusalém, havia muitos doentes ali e entre eles estava um homem que tinha estado enfermo por trinta e oito anos. João nos fala que Jesus disse a este homem: "Levanta-te, toma o teu leito, e anda" (Jo 5). Imediatamente o homem foi sarado; levantou seu leito e se foi. Então, por que foi curado este homem em particular? Haviam muitos ali.

Jesus não disse ele merecesse ser sarado. Ou seja, a misericórdia de Deus manifestou-se nele de uma maneira soberana, porque Jesus poderia ter sarado a toda a multidão tão facilmente como o fez com este homem. Porém Jesus usou seu poder divino para curar um único homem. Ele mostra sua misericórdia como a Ele apraz.

Deus é soberano na forma em que mostra a sua graça. A graça é o favor divino mostrado àqueles que não a merecem (senão que, ao contrário, merecem ser enviados para o inferno). A graça é o oposto à justiça, já que a justiça nos dá só o que merecemos. A graça é a bondade de Deus para as pessoas que não a merecem, uma vez que esses têm odiado e desobedecido a Deus e Sua lei. A graça é um dom (um presente) de Deus, de maneira tal que ninguém pode exigi-la como se fosse um direito, pois então deixaria de ser graça. Deus não deve graça a ninguém, e podemos ficar "agradecidos", porque os pecadores - como nós - são salvos pela graça. Isto significa que a pessoa mais pecaminosa pode ser alcançada por esta graça. A graça exclui toda arrogância humana e dá a Deus toda a glória da salvação.

Quase cada página da Bíblia nos lembra que Deus é soberano no outorgamento de sua graça. Quando Jesus nasceu, as boas novas não foram anunciadas a todo mundo. Foram dadas aos pastores de Belém, homens sábios. Deus poderia tê-lo dito a todos, porém não o fez, porque Ele é soberano na forma em que exerce a sua graça.

Você percebe que Deus tem dado Sua graça a pessoas com poucas probabilidades de serem alcançadas? Ele a mostrou aos pastores e a homens que nem sequer eram judeus. Freqüentemente, desde aquele momento até o dia de hoje, Deus tem feito exatamente o mesmo, mostrando a sua graça às pessoas mais desprezíveis e indignas. Tem Ele mostrado a sua graça para você?

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." - Isaias 55:8-9.

-------------------
Arthur Walkington Pink (1886-1952) foi um grande pregador que nasceu na Inglaterra e imigrou para os EUA por volta de 1915. Ele pertenceu à Sociedade Teosófica (um ramo do ocultismo popular na alta sociedade, naqueles tempos) e converteu-se ao Senhor pela oração de seus pais. Pink sempre citava Pv 14:12 como o que motivou sua conversão. Alterado na melhor das intenções a partir de http://www.eleitosdedeus.org/soberania-de-deus/deus-tem-o-controle-de-tudo-a-w-pink.html#axzz1KoDoKQis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!