sexta-feira, 22 de abril de 2011

Jesus morreu, e daí?


clique para ampliar

Essa pergunta deve martelar na cabeça de muita gente. Porque eu deveria me devotar a um morto? Tantos morrem todo dia... Ele nem me conhecia... Eu nem conhecia ele... Mas espere, estamos falando de alguém diferente. Alguém que desafia a nossa lógica:

Jo 14.1. Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo. Para que onde eu estiver, estejais vós também.

Parece-me que Ele estava dizendo, nesse relato do apóstolo João, que Ele tem autoridade sobre a casa de Deus, e que Ele poderia levar pessoas para lá. É preciso uma dose de loucura ou a Suprema Autoridade para dizer isso. Os romanos e muitos judeus que estiveram lado a lado com Ele acreditaram na 1ª opção. No entanto, as profecias bíblicas e tudo o que se desenrolou a partir de então afirmam que a certa era a 2ª opção. Estivemos com o Filho de Deus aqui, junto de nós. Pensar nisso chega a ser assustador.

E Jesus sabia o que se daria do seu ministério.

Mc 14.12. E, no primeiro dia dos pães ázimos, quando sacrificavam a páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a páscoa? E enviou dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem, que leva um cântaro de água, vos encontrará; segui-o. E, onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado e preparado; preparai-a ali.

Saindo os seus discípulos, foram à cidade, e acharam como lhes tinha dito, e prepararam a páscoa. E, chegada a tarde, [Ele] foi ter com os doze. E, quando estavam assentados a comer, disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vós, que comigo come, há de trair-me.

E eles começaram a entristecer-se e a dizer-lhe um após outro: Sou eu? E outro disse: Sou eu? Mas ele, respondendo, disse-lhes: É um dos doze, que põe comigo a mão no prato.

Jo 14.18. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.

Não havia sinais de que isso tudo se daria nas vésperas da Páscoa, uma data muito festiva para os judeus. Leonardo da Vinci ficou tão impressionado com essa passagem que pintou um de seus mais famosos quadros - A Última Ceia - retratando como ele pensava que tinha sido essa ocasião. Jesus sabia quando, como e por quem tudo aconteceria. E Ele sabia que estaria de volta, depois de morto. Nós homens, nada sabemos da morte.

Mas Jesus foi adiante em sua explicação, nas palavras do apóstolo João:

Jo 14.3. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.

Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Jo 14.12. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.

Jo 14.26. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Jesus não dá grandes explicações. Talvez não as considere necessárias. Anos mais tarde, Paulo refletiria sobre essas palavras. Jesus simplesmente disse que buscaria aqueles que cressem nele, guardando Seus mandamentos. E avisa que em Seu nome viria o Espírito Santo, para consolar os homens. Pos causa do Espírito Santo, pessoas que nunca buscaram a Deus, em todo o mundo, são alcançadas pela fé, até hoje. O Espírito Santo nos lembra o caminho para ir até Deus, o mesmo (e único) caminho que Jesus apontou ser Ele próprio.

Repare que, sendo Jesus o único caminho até Deus, não havia caminho antes Dele. A chegada de Jesus estava nas profecias dos hebreus desde muitos séculos, e por isso haviam aqueles que criam “sem ter visto”. Penso que esses viram O Caminho. Jesus comenta sobre os profetas em suas parábolas... Mas que diferença estar Ele mesmo aqui, dizendo isso!

Muito tempo atrás, numa terra muito distante, fomos criados na casa de Deus. Uma desobediência, no entanto, havia condenado os homens e vagarem por esse mundo aqui, com um príncipe que nada tem com Jesus (Jo 14.30).

Gn 3.22. Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal. Para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, O SENHOR Deus, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada flamejante que o circundava todo dia, para guardar o caminho da árvore da vida.

Leia-se disso: fomos expulsos da casa de Deus, para ficar aqui com o diabo e não mais voltar. Para falarmos com Deus (pois continuamos precisando Dele, mesmo fora de casa), precisávamos que um sacerdote fosse ao templo e entrasse no "Santo Lugar", que ficava oculto por um véu, onde Deus se manifestaria. Mateus conta o que houve após a morte de Jesus:

Mt 27.50. E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras. Abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados. Saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.

Tamanho sinal não se despreza. Talvez os judeus estivessem se acostumando a milagres... Quando Jesus morreu, foi quebrada a separação que existia entre nós e Deus. Mortos voltaram à vida e foram para suas casas, o próprio "Santo Lugar" foi violado. Depois de ter morrido, Jesus voltou e sentou-se à mesa para comer peixe assado e mel com os discípulos (Lc 24.41-43). Imagino como deviam estar assustados!

Uma refeição comum e conversa: nada mais de separação, de lugares sagrados, de datas sagradas! Deus teve compaixão de nós e, graças a Jesus, agora somos formalmente convidados para um lugar na casa de Deus. Milhares de anos após a morte Dele, o Espírito Santo enviado em Seu nome continua aqui. As portas ainda estão abertas.

Segue um vídeo soberbo que copiei descaradamente do site Ida Gospel. Agradeço ao Pr. Júlio Fonseca por essa obra de arte do anime. Quem clicar no CC abaixo do vídeo (depois que ele estiver rodando) terá adicionadas as legendas em português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!