quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A ira de Deus



“Hoje, 17 anos que meu filho nasceu. E 24 anos e 2 meses que, uma bela manhã, a minha irmã mais nova, adentrou minha casa, pegou minha filha Allana, no colo, e disse: QUE MENINA LINDA. GRACE, QUE CABELOS MAIS BELOS! QUE PAR DE OLHOS! Quando eu crescer, eu quero ter uma filha igual a essa… O tempo passou e ela teve…uma filha diferente. Cabelos loiros, olhos verdes, mais lindas que a minha. Mas a vida, ou ela mesma, não teve piedade do que ela viveria a seguir. Ano passado, eu fui ao Brasil e, ao encontrá-la, eu percebi que ela já não era mais a mesma. Estava envelhecida, corroída por uma doença neurológica, algo que abate as mulheres da minha família. Não tem medicina que descubra. Não há remédio que dê a cura. Toda a beleza de outrora, desaparecera. Aquela mulher linda, olhos cor de mel, gestos belos, que fora paquerada por tantos rapazes da sua época, tinha sumido. No lugar, surgiu outra…Uma mendiga. Sim…Uma mulher sem nenhum senso de realidade. Concluiu a faculdade de Pedagogia mas não exerce. Foi para São Paulo, em busca da cura. Não… Ela não conseguiu.

Esta manha, meu pai, aos prantos, ao telefone, me falava: MINHA FILHA, O QUE NÓS VAMOS FAZER? SUA IRMA PERDEU O JUIZO, FICOU 7 DIAS DEBAIXO DE UM PÉ DE COQUEIRO, DESAPARECIDA, EM FRENTE AO MAR. SORTE QUE ELA NAO ENTROU NAS ONDAS. ELA NAO SABE NADAR. Grace, o que nós fizemos, para presenciar tanto sofrimento?

Entre lágrimas de plena dor, eu disse: PECA, VOCÊ, PERDAO A QUEM VOCÊ TANTO MACHUCOU, QUANDO VOCÊ ERA FILHO DE SENHOR DE ENGENHO E INCITAVA SEU PAI, SEUS AVÓS A DAREM CHIBATADAS NOS NEGROS DA SENZALA. PAI, QUANTAS VEZES, EU TE DISSE QUE NAO DEVERIAS FAZER AQUUILO? VOCÊ ACHA QUE AS PANCADAS DOERAM NAS COSTAS DOS ESCRAVOS? NAO…DOR MAIOR ESTAMOS SENTINDO NÓS POR ESTARMOS DIANTE DESSA TRAGÉDIA QUE NOS ABATE. Quem sabe, depois de você curvar os joelhos e pedir perdão por tudo e todos, finalmente, nossa família tenha PAZ? Quem sabe, a paz vai reinar e, finalmente, minha irmã tenha a cura? Quem sabe o mal não seja quebrado? Isso é uma corrente maléfica que atinge as mulheres de nossa família… Você cometeu crimes hediondos que, mesmo tendo pago diante da Justiça terrena, há uma Justiça Divina que está á espera de você pedir perdão… Pai!!!!Por favor, se desfaça de tudo, faca como minha mãe tanto queria… Viva com pouco, retire a sua arrogância, jogue na lata do lixo, no fundo do mar e clame ao Nosso Deus!!!! Ele vai nos socorrer, por que eu, definitivamente, estou devastada por saber que minha irmã está sofrendo tanto…

Quando eu falo que não somos nada, muita gente acha que eu falo isso por soberba. Não é. È que, no fundo, nós não somos muita coisa, quando perdemos o controle da mente, quando não sabemos perdoar, entender e se doar. A vida cobra respostas. Tudo que fazemos hoje, pagamos amanha. De uma forma ou de outra. Hoje, eu posso magoar o filho do vizinho e este vai sobreviver. Mas, amanha, alguém vai ferir meus filhos e eu não vou achar remédios para curá-los…e a dor vai ser do tamanho da dor que meu pai sente em ver a própria filha, TOTALMENTE LOUCA…Eu estou falando sério…

ESSA HISTÓRIA É REAL. NAO TEM NENHUMA COR. É TUDO EM PRETO E BRANCO. DÓI E MUITO ESCREVER SOBRE ISSO… Mas eu ainda acho que não há dor que não tenha fim… Não há ferida que não cicatrize e eu desejo que DEUS, em sua Infinita Bondade e Misericórdia se apiede da minha irmã e dê a ela, a tão sonhada paz… Por que, eu não tenho esse poder e não adianta eu pegar um avião e sair desesperada para o Brasil. Preciso enxugar as lágrimas que me abatem desde ontem á noite, quando soube disso tudo… Por que, apesar disso tudo, eu tenho todas as razoes do Mundo para agradecer a Deus e dizer que eu sou feliz… Mesmo sabendo que, numa parte de meu coração tem uma dor terrível em ver que minha irmã não nos reconhece, sai pelas ruas, altas horas da noite, não reconhece dinheiro, não sabe que roupa vestir, em que dia está e nem em que ano estamos… A vida é assim... ela retribui e transfere o ônus de nossas ações… E, muitas vezes, a quem nem imaginamos… Mas, a minha irmã mesmo… Anos atrás, fomos ao Brasil e, na hora do jantar conversávamos sobre pobreza e riqueza. Ela nunca que imaginaria está a viver tudo isso. Ela dava risadas quando eu falava: OLHA, NOSSA TIA É VIÚVA, TEM ESSA DOENÇA NEUROLÓGICA, NÃO TEM MUITAS POSSES, AJUDE-A, ELA VAI PRECISAR DE VOCÊ, FINANCEIRAMENTE, E NÃO A DESAMPARE…! VOCÊ TEM CONDIÇÕES DE AJUDÁ-LA. NÃO RETIRE AS SUAS MÃOS…

Eu não falo que, devamos dar tudo o quanto conquistamos aos outros. Mas, não devemos, NUNCA, nos esquecer de que, poderemos cair. E talvez, ninguém vá surgir para nos reerguer!!!”

Esse texto foi retirado d"A Vida retribui e Transfere". Escolhi ele porque traz uma teologia interessante, na qual vale que pensemos. Deus afinal nos castiga? E se não castiga, porque ele permite que pessoas “boas” sofram. Isso não é injustiça Dele? Devemos agradecer a Deus simplesmente por não sermos afligidos por Ele?

Começando pelo final, a resposta é sim. Em sua carta a Colossos, Paulo nos lembra que TUDO foi criado por Deus e é mantido por Ele (Cl 1:17). Sim, Ele tem direito de fazer o que quiser. Digamos que eu seja dono de uma Ferrari muito cara. Puxa, quantos não gostariam de tê-la! Mas eu não poderia tomar um martelo e transformar meu super-carro num monte de ferro velho? Sim, eu poderia. É o MEU carro... Bom, nós não somos senhores das nossas vidas, Deus deixou isso bem escrito quando falou com muitos, incluindo Paulo. Ele não pediu coisas, Ele ordenou. Delicadamente, como um Paizão que é, mas foi bem enérgico e direto. Nós somos Dele, e Ele não precisa dar explicações se resolver pegar seu martelo e fazer um ferro velho também. Mas isso não Lhe tiraria o amor e a bondade? Bom, Ele é o Amor (1Jo 4:8). Se sabemos um pouco sobre amor (o que não sabemos, de fato), podemos ficar tranqüilos. Deus já disse o quanto nos ama quando veio aqui em pessoa para nos livrar daquele pecado que nos afasta Dele.

Agora, Deus precisa nos castigar? Imagino que não. Longe Dele, perecemos. Destruímos a nós mesmos e uns aos outros. Porque Ele precisaria fazer isso? Porque você precisaria dar umas palmadas no seu filho se ele quebrar a janela? Não seria muito melhor, mais eficiente e amoroso consertar a janela? Ainda mais se você fosse O Vidraceiro. Você daria uma bronca na criança para corrigir ela, uma bronca que a faria sofrer, gritar, chorar, mas que ela compreenderia ao ser pai também. Você estaria pensando no futuro, certamente. Mas nós não sabemos o futuro!

Bom, Ele sabe. Ele contou aos profetas sobre Jesus durante séculos antes de Ele nascer. Se isso não é conhecer o futuro, não sei o que é. Ele contou sobre o final dos tempos, também. Dá para imaginar que Ele seja como um super-jogador de xadrez, antecipando umas centenas de jogadas nossas. Não dá para disputar com Ele! Agora imagine esse jogador imbatível te cochichando baixinho: “Vou fazer você vencer também. Estaremos juntos no final.” (Rm 8:28). Não podemos prever os movimentos Dele, não podemos sequer entendê-los. Podemos duvidar Dele, mas certamente é melhor confiar Nele do que em nós mesmos.

Esse texto acima se refere a uma entidade chamada A Vida. Não parece sinceramente ser uma entidade muito bondosa, nem se parece com Deus. Mas peraí... Jesus não havia dito “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida” (Jo 14:6) ?. Cuidemos de não atribuir os poderes de Deus a entidade mirabolantes que nós mesmos inventamos. Jesus disse ser A Vida. Como sempre, Ele não pediu para o deixarmos ser. Ele simplesmente é, queiramos ou não. Se damos esse privilégio a qualquer outro que seja, ou o quer que seja, estamos nos afastando Dele, incorrendo em pecado, portanto, e quem mais poderia nos fazer viver?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!