segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Depressão, ansiedade e o que mais Deus puser na tua mão


A depressão é um mal moderno. De todos os modernos. Segundo alguns estudiosos, o Homem atual vive como se estivesse em um palco, onde precisa se sobressair por si mesmo, ser egoísta e ao mesmo tempo um referencial de admiração para todos. Olhe sinceramente para si mesmo, e diga que você está fora disso. Não está? Bom, seja bem-vindo ao Mundo moderno, então.

Obviamente, esse não é o propósito de Deus para nós, portanto realizar esse propósito vai te funcionar tão bem quanto regar uma calculadora para ela mostrar resultados melhores. Todos de alguma forma tentamos fazer algo que Deus não mandou, e alguns até arrumam motivos bíblicos para isso. Mas certamente Ele não nos dá o que o Mundo espera de nós (Jo 15:19), e o nosso Mundo interno (seria bom livrarmos-nos dele, mas confesso que é difícil) cobra seu preço. Essa cobrança vem na forma de preocupações, tristezas, vícios, tentativas desesperadas de aliviar as chicotadas que levamos da vida todos os dias. São tantas cobranças que nós só conseguimos gritar para Deus que nos salve... ajudando a satisfazer o Mundo! Davi teve uma vida de rei por volta de 1000 a.C. (literalmente), bem a salvo dos seus problemas, e escreveu algo sobre isso no Salmo 140...

Se você tem a tendência de desesperar-se por oportunidades perdidas ou de se preocupar com o futuro, pergunte-se: “O que está bem a minha frente?” Em outras palavras, quais as circunstâncias e os relacionamentos disponíveis para você hoje? Esta pergunta pode tirar o foco de um arrependimento do passado ou de um futuro assustador e trazê-lo de volta àquilo que Deus pode fazer em sua vida.

É semelhante a pergunta que Deus fez a Moisés na sarça ardente. Moisés estava preocupado e, consciente das suas próprias limitações, expressou o seu temor quanto ao chamado de Deus para libertar Israel da escravidão. Então, Deus simplesmente perguntou a Moisés: “Que é isso que tens na mão?” (Êxodo 4:2). Deus tirou a atenção de Moisés da sua ansiedade quanto ao futuro e sugeriu que se concentrasse naquilo que estava bem a sua frente - um cajado de pastor. Deus mostrou a Moisés que Ele poderia usar este objeto comum para realizar milagres como um sinal para os incrédulos. À medida que a confiança de Moisés em Deus aumentava, assim também se ampliava a magnitude dos milagres que Deus realizava através do Seu servo.

Você pensa demais em seus erros do passado? Seus pensamentos sobre o futuro o aterrorizam? Lembre-se da pergunta de Deus: “Que é isso que tens na mão?” Quais as circunstâncias e os relacionamentos que hoje Deus pode usar para o seu bem e para glória dele? Entregue-os - e entregue sua vida - a Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!