quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A (falta de) originalidade do pecado



Pecado original tem a ver com o estado caído da natureza humana. Jonathan Edwards escreveu um tremendo tratado sobre o pecado original. Ele não só se dedicou a uma prolongada exposição do que a Bíblia ensina sobre o caráter do homem caído e a sua inclinação para a maldade, mas ele também fez um estudo de uma perspectiva secular, racional, que abordou a filosofia que era difundida nos seus dias: Todas as pessoas do mundo nascem inocentes, em um estado de neutralidade moral no qual elas não têm qualquer predileção para o bem ou para o mal. É a sociedade que corrompe estes nativos inocentes, por assim dizer. À medida que somos expostos ao comportamento pecaminoso ao nosso redor, a nossa inocência normal e natural é corroída pela influência de sociedade. Mas isso levanta a questão: Como a sociedade tornou-se corrupta pela primeira vez? A sociedade é o conjunto das pessoas.

Por que será que tantas pessoas pecaram? É quase axiomático em nossa cultura que ninguém é perfeito. E Edwards fez perguntas do tipo: Por que não? Se todo o mundo nasce em um estado de neutralidade moral, esperaria-se estatisticamente que aproximadamente 50 por cento dessas pessoas crescessem e nunca pecassem. Mas não é isso que encontramos. Em todos os lugares nós achamos seres humanos agindo contra os preceitos morais e as normas do Novo Testamento. Na verdade, qualquer que sejam os padrões morais da cultura na qual eles vivem, ninguém os guarda perfeitamente. Até mesmo a honra estabelecida entre ladrões é violada pelos ladrões. Não importa quão baixo o nível de moralidade de uma determinada sociedade é, as pessoas ainda assim o quebram. E Jesus pediu algo muito difícil: que não pecássemos nem em pensamento! (Mt 5)

A doutrina do pecado original ensina que as pessoas pecam porque são pecadoras. Não é que nós somos pecadores porque pecamos; nós pecamos porque somos pecadores. Ou seja, desde a queda do homem, nós herdamos uma condição corrompida de pecaminosidade. Nós temos agora uma natureza de pecado. O Novo Testamento diz que estamos “debaixo do pecado”; que nós temos uma disposição para a maldade, de forma que todos nós, de fato, cometemos pecados porque é da nossa natureza cometer pecados. Mas essa não é a natureza que nos foi dada originalmente por Deus. Nós éramos originalmente inocentes, mas agora a raça foi mergulhada em um estado de corrupção. Por mais que queira não pecar, você não pode deixar a raça humana, por isso não se afastará do pecado.

Nada há de original nessa estória. Aliás, desde Gênesis 3 a Bíblia fala sobre essa nossa "inclinação" ao mal. Para começar, fazemos o mal porque duvidamos da bondade de Deus. O 1° pecado (a dúvida no coração de Eva) leva ao 2° (Ele não deve estar vendo mesmo), e assim nossa vida vai... e vai bem mal. De repente, Jesus nos encontra. Você pode até achar que O encontrou algum dia (senão não estaria lendo um site cristão, para começar), mas no momento em que você entende que "Ele fez todas as coisas", porque você gasta seu tempo orando, porque chama Ele de Senhor e não de amigo, entende (não descobre) que foi Ele quem encontrou você. Nenhuma filosofia ou ciência até hoje demonstrou como chegar a Deus, nem mesmo sua existência lógica. É insanidade o Cristianismo! (Lc 24:11)

É e sempre foi muita gente pensando! Como então alguns (seja lá quão pensadores forem) chegam a estabelecer uma convivência com Ele que você reconhece nitidamente? Você deve conhecer alguém estranho assim. Alternativa 1: eles O acharam, são sábios demais, mas (contra tudo o que poderia vir de alguém assim) enganam dizendo que Ele os achou. Alternativa 2: Ele os achou.

Jesus se lembra de você porque te ama de paixão desmedida, a ponto de morrer e ressuscitar por você, que nem O conhecia. E Ele continua aí, não só contaminando os corações, mas os modificando completamente. O pecado sempre vai estar no teu caminho, oferecendo oportunidades, promessas de prazeres, promessas de satisfação, promessas de poder. Pecado é igual político... Mas aí algo aconteceu contigo: insanamente, você rejeita isso. Você rejeita tudo que sempre valorizou, você se deixa ser guiado por alguém que você vê (e há muita Bíblia falando Dele), mas não sabe como vê. Se alguém é capaz de perdoar os pecados (pois são cometidos contra Ele mesmo), esse é Ele. Já pensou se você pudesse falar com O chefe sempre? Acredite, você pode.

Se o pecado é sua origem, deixe que Jesus te tire dos trilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!