quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Em que dia Jesus nasceu

Peguei uma imagem do Carlos Ruas. Impossível descrever melhor o drama. Na esquerda Deus/Javé, no meio Zeus/Júpiter, na direita Odin/Anthony Hopkins.

Falar sobre o nascimento de Jesus é algo complicado em muitos aspectos. Cronologicamente, temos 3 fontes sobre Jesus: Paulo (que não conviveu com Ele nem Seu grupo, mas foi o 1º a escrever, por volta de 50 d.C.), Pedro (oral) -> Marcos -> Mateus -> Lucas (produzidos nessa ordem, que criam uma narrativa baseada, cada um, na narrativa anterior e mais algo próprio, feitas entre 70 e 100 d.C.) e João (que traça uma nativa própria, isolada das demais (aprox. 150 d.C.). Dentre esses Evangelistas, apenas Mateus e Lucas se preocuparam com o "Natal". Nos demais, Jesus chega ao texto bíblico já adulto.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO NATAL 

As duas narrativas que temos sobre o Natal são semelhantes, mas não iguais. Em Mateus, trata-se de cumprir uma profecia de Miquéias sobre a cidade de Belém/Efrata (Miquéias 5.2). Um anjo aparece no sonho de José dizendo que Maria conceberia do Espírito Santo e seu filho deveria ser chamado Jesus e ser conhecido como Emanuel, além de Nazareno. "Uns magos vindos do Oriente" chegam em Jerusalém guiados por uma estrela, e depois rumam para Belém (ao sul), onde encontram o local do nascimento. Os presentes que trazem são ouro, incenso e mirra (esses eram produtos típicos da antiga rota-da-seda, que unia caravanas no curso litoral da China - Índia - Iêmen - Arábia - Palestina e Egito - Turquia - Grécia; quantos eram os magos, não saberemos jamais.

Em Lucas, o anjo Gabriel aparece ao sacerdote Zacarias para anunciar o nascimento milagroso de seu filho João (o Batista), depois aparece a Maria para anunciar que ela geraria o Filho do Altíssimo. José e Maria seguem de Nazaré para Belém, a fim de participar do Censo de Augusto, imperador Romano. Assim que Jesus nasce, fora da cidade, onde não havia hospedagem, uma multidão de anjos surge aos pastores no campo, convidando-os para ver O Salvador. Não há estrela, nem magos, nem presentes.

Em 1223, na cidade de Greccio/Itália, o monge Francesco (futuramente São Francisco de Assis) resolve encenar o nascimento de Cristo em praça pública, fazendo uma manjedoura de altar, com um boi e um burro amarrados a uma casinha de madeira e pedras, coberta e forrada com palha. Não havia nenhuma imagem de pessoas. A cena externa e sua pregação sobre um Jesus pobre e desamparado surpreenderam a ponto de ser comentada por muitos escritores e copiada até os dias de hoje.

A DATA NATALINA

O historiador judeu Sextus Julius Africanus (160-240 d.C.) datou a concepção de Jesus (como embrião) em 25/3 (início da Primavera e data em que ele afirmava que o mundo foi criado). Após nove meses no ventre de sua mãe, Jesus nasceria em 25/12. A festa nesse dia foi padronizada em 336 d.C., durante o reinado de Constantino I, quem legalizou o Cristianismo em Roma. Constantino colocou o novo feriado Cristão sobre vários feriados Romanos que coincidiam: (1º) a comemoração do solstício de inverno (no hemisfério norte, 21/12 marca a noite mais longa do ano, quando neva; no hemisfério sul, é o dia mais longo); (2º) era também o aniversário da divindade indo-européia Mitra, associada com a movimentação de todo o Zodíaco (o que hoje chamamos de movimento de precessão da Terra), luz e da lealdade militar; (3º) o Solstício marcava o dia do Solis Invictus, basicamente um culto ao Sol, do qual Constantino I era devoto; (4º) ao feriado se seguia a Saturnalia, festa em honra ao deus Saturno, durante a qual as pessoas festejavam com fantasias, bebiam muito e trocavam presentes).

Noutras palavras, a data do Natal não tem bases em Jesus propriamente dito, mas apenas se apoveitou de feriados Romano que foram resignificados. Para azar geral, os Evangelhos de Mateus e Lucas não especificam datas. Mas podemos dar um palpite de que 25/12 é o dia errado: considerando o clima da região de Israel, entre novembro e janeiro ocorre uma época bem fria e chuvosa, na qual ninguém (especialmente um casal com uma mulher grávida) seguiria de Nazaré para Belém através dos campos, muito menos receberia visitas de magos viajantes ou de pastores, porque nenhum animal de criação sequer estaria nos campos.

ESTIMANDO O NASCIMENTO DE CRISTO 

Os dois relatos bíblicos que temos, se pensarmos que eles de fato contém algo verídico sobre o Natal, por outro lado podem sugerir um momento para o nascimento de Jesus. Mateus cita o evento astronômico da estrela que guiou os magos do Oriente para o Ocidente. Lucas cita o Censo de Augusto, registrado sem ano preciso entre as muitas burocracias Romanas. Ora, o Censo (que não foi um processo rápido, mas um deslocamento de muitas pessoas em muitas regiões a fim de contabilizar uma possível força militar) foi decretado por volta de 8 a.C. e, contabilizando as votações do Senado e sua execução em províncias distantes, deve ter ocorrido em Israel entre 6 e 4 a.C., para encontrar em reinado todas os monarcas citados.

A pista seguinte é dada pela estrela. Alguns corpos celestes costumam ser bem significativos quanto ao seu brilho. Um deles é Vênus, nosso planeta mais próximo e "estrela" mais brilhante. Vênus é mais próximo do Sol do que a Terra, de forma que, ao anoitecer, ele sempre se mantém no Oeste. Seria uma bússola confiável nos desertos, porém não muito duradoura: Vênus geralmente é visto só até as 20h00. De manhã, Vênus reaparece no lado leste. Outra possibilidade é Júpiter. Trata-se de um astro muito brilhante que, entre 6 e 4 a.C., estava alinhado com a Terra e o Sol, ou seja, aparecendo fortemente durante as noites. Júpiter também se desloca para o Oeste durante a noite, podendo servir de bússola para alguém que fosse nessa direção. Observadores do céu (como eram as nações Persas de então) poderiam ter usado Vênus ou Júpiter como guia para chegar até Belém, mas talvez fosse pouco provável se referirirem a astros "costureiros" como indicativo de algo único em significado.

Um dos fundadores da astronomia moderna, Johannes Kepler (1571-1630), sugeriu que a Estrela de Belém pudesse ser algo como uma "nova", que é o nome dado a uma estrela explodindo. Nessa situação, pela qual só passam estrelas imensas, uma única delas pode produzir mais luz que toda a galáxia. São eventos raros e muito visíveis: o último foi registrado em 1997. Era uma boa teoria, mas carece de evidências práticas: quando uma estrela explode, ela destrói tudo a seu redor, incluindo outras estrelas, e deixa um imenso anel de poeira, que se expande com o passar dos anos, muitas vezes com um pulsar (o centro da estrela, que permanece emitindo pulsos de rádio). Não há nenhum resquício de nova que pudesse ter ocorrido por volta de 5 a.C. Além disso, os astrônomos Chineses da dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.) eram muito cuidadosos em suas anotações e não deixariam de registrar um novo astro de tal magnitude.

Isso deixa poucas opções para a tal estrela. Excluindo planetas e uma nova, a opção mais plausível (também pela dificuldade de provas em contrário) é o surgimento de um cometa. São astros às vezes bem notórios, brilhantes e grandes, com uma cauda que sempre aponta na direção do Oeste após o pôr do Sol. Alguns cometas são cíclicos, como o Halley, que se aproxima da Terra a cada 76 anos; outros são errantes e passam uma única vez pelo sistema solar.

COMETA DE BELÉM 

Citação de cometas no livro CHINESE MATHEMATICAL ASTROLOGY, de Ho Peng Yoke, 2003, com observações astronômicas antigas. "Po" é um cometa pequeno, pouco visível. "Sui" é um cometa grande.

Os astrônomos Chineses registraram um cometa pequeno em 12 a.C. (que confere com nosso conhecido Halley), um cometa gigantesco em 5 a.C. e outro pequeno em 4 a.C., ano em que Herodes I, rei da Galiléia, morreu. Este último pode ser descartado segundo Mateus, pois Jesus estaria então no Egito. O primeiro também pode ser descartado, pois Jesus não era ainda nascido. Justamente o cometa de 5 a C. corresponde às espectativas, sendo um astro novo e que chamou muito a atenção quando foi visto.

A datação Chinesa é precisa quanto aos dias: o grande cometa foi visto entre 9/março e 4/maio de 5 a.C., coincidente com a época da Páscoa, quando os pastores dormem nos campos mais quentes para proteger os rebanhos de ovelhas contra o ataque de lobos e chacais. O nascimento de Jesus na primavera é consistente com o relato de Lucas sobre uma visita de pastores em Belém, embora Lucas não mencione estrela alguma. Devido ao deslocamento quilométrico entre as terras persas e Jerusalém, isso colocaria o nascimento de Jesus em algum ponto no final de abril.

O cometa de 5 a.C., além de imenso, segundo a descrição Chinesa, também apareceu quando 3 planetas davam seu show no céu noturno: Marte, Júpiter e Saturno. Para astrólogos persas, isso certamente indicaria um evento grandioso no Oeste. Curiosamente, Johannes Kepler analisou os movimentos dos planetas e calculou seu alinhamento a cada 805 anos: segundo ele, em 1604, ano da Reforma Protestante; em 799 quando Carlos Magno foi coroado rei de toda Europa; em 7-6 a.C. quando Jesus nasceu; em 812 a.C. quando Isaías fez suas previsões; e em 1617 a.C. na época de Moisés. Ele não errou muito nas datas.

DEPOIS DO NASCIMENTO

Segundo Mateus, Herodes I inquiriu os magos sobre onde e quando deveria nascer o Messias. Logo após o nascimento de Jesus, um anjo apareceu nos sonhos de José e o alertou para fugir ao Egito, onde ficou até a morte de Herodes (4 a.C.). Nesse meio tempo, o rei mandou exterminar todos os meninos com menos de 2 anos. Já Lucas contra uma história diferente: não ocorre extermínio de crianças e aos 8 dias de vida Jesus chega ao Templo de Jerusalém para ser circuncidado. Ele volta com os pais todos os anos para a festa de Páscoa (o que parece ter feito diligentemente até seus últimos dias), até o episódio em que fica no Templo aos 12 anos, "ouvindo e questionando os doutores da fé". Já em Lucas 3.23 Jesus reaparece junto de João Batista, com 30 anos.

São detalhes bem díspares nos dois Evangelhos, sendo que os demais sequer mencionam uma infância de Jesus. Dada a importância que ambos dedicam para a linhagem de Jesus e o tempo em que compuseram seu trabalho (entre 70 e 100 d.C.), podem ser detalhes inventados ou coletados de forma a simplesmente preencher uma lacuna. Ambos os textos cumprem a função de atribuir ares heróicos ou proféticos para o o jovem Jesus, que caberiam a alguém revelando sua importância após os 30 anos. Mateus inclusive reproduz o extermínio de crianças da época de Moisés, enquanto Lucas associa Jesus com profetas em atividade no Templo, como Simeão e Ana bar Fanuel.

---------------------------------

Manuscritos de escritores vivos

Britannica - History and Society. Why Is Christmas in December?

HUMPHREYS, Colin J. The Star of Bethlehem, A Comet in 5 BC and the Date of Christ’s Birth. Tyndale Bulletin, v. 43, n. 1, p. 31-56, 1992.




RAYMO C. Do you see what I see? Sciencemusings.com, 24/02/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!