terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Você não esperava essa

- É confortável, mas ainda sofro para mantê-la parada.


Mais um texto roubado e escamoteado. Quem poderá nos defender? Ninguém defendeu o pessoal do RBC.


Pv 16.1-9. Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal. Abominação é ao SENHOR todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas. Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado. Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele. Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça. O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.

Antônia procurava o que não estava perdido, e encontrou o que não procurava, por essa razão, alguns receberam o ânimo espiritual, pelo qual não esperavam.

Antônia, líder de um estudo bíblico numa clínica de reabilitação, estava procurando a carteira de motorista de seu marido, que estava perdida. Ao repassar seus passos do dia anterior, visitou um hospital. A carteira não estava lá, mas um coral cristão estava, e Antônia sentiu-se tocada pelas músicas de adoração. Ela perguntou ao regente do coral se os adolescentes poderiam cantar para o seu grupo de estudo bíblico naquela noite. Eles aceitaram o convite e levaram: a esperança, a alegria e o amor de Deus através da música e das conversações após o concerto àqueles que procuravam acertar suas vidas.

Ao voltar para casa, Antônia encontrou a carteira sobre uma cadeira. Aparentemente, a única razão de ela ter saído naquele dia foi para que Deus pudesse direcioná-la a ouvir o coral que pôde ministrar ao seu grupo de reabilitação.

Quando Deus nos guia (Provérbios 16:9), Ele trabalha de maneiras que não podemos prever. O Senhor pode até usar nossos inconvenientes para trazer honra ao Seu nome. Quando encaramos transtornos semelhantes em nosso dia, talvez devêssemos olhar não somente para o que desejamos, mas também para o que Deus tem para nós naquele dia.

-----------------------------------------------------

Temos essa esperança de controlar o mundo, as pessoas, o tempo, embora sejamos ensinados que não é nosso esse controle. Às vezes acordamos já com um dia "perfeito" todo planejado na cabeça, bastando fazer isso e aquilo, falar com esse ou aquele, e de repente todos os planos se perdem porque algo fora do nosso controle deu "errado". Onde estava Deus nessa hora, que deixou tudo sair dos conformes? Por algum motivo, talvez os planos Dele não fossem os nossos... Se você tivesse de escolher entre os planos Dele e os seus próprios, qual escolheria? Ainda que você diga que prefere os planos de Deus, estamos falando de algo que você definitivamente NÃO CONHECE nem chegará a conhecer, talvez nem mesmo depois de tudo ter acontecido. Simplesmente é muito difícil preferir um plano que inexiste na sua mente a algum que você formulou racionalmente, de alguma forma que você achou boa. Por isso, freqüentemente estamos insatisfeitos com o que Deus fez.

Seria razoável agradecer e acolher um destino feito segundo a vontade Dele e talvez completamente alheio a SUA vontade? Razoável é, e quanto a acolher ou não, essa opção nunca lhe foi dada. Nenhum ato humano ainda foi (e provavelmente não será) capaz de mudar qualquer coisa no passado: a sua história e a história das demais pessoas já se fez segundo a vontade de Deus, de forma que culminasse nesse presente (e repare o nome: presente) que lhe foi dado, onde você sempre é livre para escolher. Você pode mesmo escolher não reconhecer a presença de Deus em todos os seus momentos, nem a presença Dele no seu futuro, mas a presença e o amor incondicional Dele nesse simples momento atual é o suficiente para lhe impelir de forma a completar o que ele deseja que termines ou iniciar aquilo que Ele deseja que inicies. Se Deus lhe houvesse dado esse momento precioso nas mãos, estaria em seu poder a seguimento da própria vida e Ele seria talvez um participante dela, ao invés de um Soberano incondicional.

Após falar sobre [a morte d]o homem trabalhador que construiu a própria fortuna, Jesus disse:

"Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deu. Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino." (Lc 12:21-32)

Contrário a qualquer teologia que promete resultados, Jesus afirma que a riqueza dos homens não é a riqueza de Deus. Como diz Max Lucado em um livro seu, o homem é mais ou menos como aquele indivíduo que entra no banco para depositar centenas de notas de Banco Imobiliário. Ele pode dar tudo e o quemos para Lhe oferecer só tem valor para nós mesmos, na melhor das hipóteses. Tentamos prever isso ou aquilo, nos esforçamos e talvez até façamos por merecer algo, mas no fim a maior glória é dada por Deus a quem Ele acha que deve dar, e isso pode incluir mesmo os lírios e os corvos, ainda que sejam efêmeros nesse mundo. Apesar dos esforços humanos, Ele recomenda a tranquilidade e afirma que dará ao homem TUDO O QUE PRECISA. Então, talvez as dificuldades suas sejam um presente de Deus, assim como as facilidades. Em nenhum momento Jesus diz que você não pode buscar as coisas, ou deve se livrar delas, Ele apenas afirma que isso NÃO É NECESSÁRIO e de fato não pode mudar nada importante em sua vida. Ele induz a pensar que talvez você esteja desperdiçando o seu tempo ao esperar grandes resultados, ao sugerir que riquezas maiores podem ser dadas sem nenhum esforço além do cotidiano (pois corvos e lírios batalham a todo tempo pela própria existência). Se ele estende Sua graça a lírios e corvos, porque não ao ser humano?

Talvez você pudesse agradecer a Ele pelo recebido, pelo menos. Sei que você trabalhou e talvez mereça, mas realmente os resultados não poderiam ser diferentes? Bom, não foram. Alguém os escolheu e não foi você. Mesmo que não sejam bons resultados, Ele continua trabalhando.

Basta observar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!