sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O testemunho do Brabo

Estou aqui para contar a vocês,
para que agora todos possam ver.

Isso foi investigado por um tal de Paulo Brabo, famoso inquisidor da santa igreja, que o armazenou na sua Bacia das Almas, junto com tantos outros troços. Nós entramos no monastério onde ele se escondia, descemos à caverna mais escura e decoramos o texto secreto até as últimas linhas. Segue o testemunho de um que sobreviveu a essa jornada.

Com o perdão da palavra, especialmente aos afortunados que desconhecem a expressão, uma palavrinha sobre o testemunho pessoal, o nome que se dá no círculos evangélicos ao ato de repartir-se (especialmente em público) a narrativa individual da conversão.

Qualquer um que teve o revés de esbarrar numa estação de rádio evangélica não desconhece o tom inequívoco de quem está falando DAQUILO QUE DEUS FEZ NA MINHA VIDA, mas os de dentro sabemos – pela experiência e também porque nos ensinaram – que essas peças literárias envolvem não apenas uma entonação e uma retórica, mas uma suposta relação com a aquisição e o exercício da própria salvação.

Não deve haver dúvida de que foi a cultura evangélica a introduzir na experiência cristã a centralidade do conceito de testemunho pessoal. Agostinho escreveu as suas Confissões e o apóstolo Paulo deixou-nos um ou dois esboços de autobiografias espirituais (nos quais, muito significativamente, não menciona os detalhes da sua conversão), mas o exemplo deles não parece ter deixado grande impacto na teologia e na liturgia. [Hoje, há muito maior importância no testemunho falado que  no testemunho de vida e eu já ouvi mesmo que de nada vale a vida de uma pessoa se ela não segue os preceitos da igreja ou se ela não declara publicamente as obras de Deus. Como os fariseus dos tempos de Jesus, passamos a cultuar a igreja ao invés de Deus!]¹

Foram necessárias a Reforma e sua onde de impacto para que a prática tomasse forma e alcançasse a consagração. O paradoxo, portanto, está em que o movimento que privatizou praticamente todos os aspectos da experiência religiosa acabou sacralizando a confissão pública.²

Que se saiba, o testemunho público de conversão encontrou seu lugar na liturgia cena no século dezesseis, pela mão dos puritanos norte-americanos. Tratava-se, aparentemente, um recurso para medir e garantir a afinidade de cada história pessoal à crença correta. Os que desejavam ingressar na congregação tinham de narrar publicamente o processo de conversão, de modo a que a comunidade pudesse avaliar a ortodoxia dos conceitos e episódios trazidos pelo candidato.

Essa formalidade lateral alcançou o centro do palco nos movimentos evangelísticos e carismáticos dos séculos dezoito e dezenove. A partir daí “contar ao mundo o que Deus fez por mim” passou a ser o cerne e a razão de ser, o método e o objetivo, dos movimentos de evangelização de cada braço do evangelicalismo. Como todas as soluções com vocação para a perpetuidade, a glorificação do testemunho pessoal apresentava mais de uma vantagem: além de cimentar no neófito e nos membros da comunidade o senso de pertença, servia também como ferramenta de propaganda para os candidatos a candidatos (isso sem contar que relegava a um segundo plano, de onde podiam permanecer ignorados, os desafios mais exigentes e embaraçosos da herança cristã – mas estou me adiantando).

Nos últimos cem anos a fabricação privada do testemunho pessoal, tanto em palavras quanto nos episódios que o comporão, tem sido absolutamente central na experiência comunitária evangélica – pelo menos tão fundamental quanto o ato de proferi-lo. A centralidade do testemunho é tamanha que o adorador só alcançará definitivamente a estatura de membro legítimo e integral do grupo³, o divisivo status de um de nós, quando for capaz de proferi-lo. Não importa que o candidato participe da comunidade com toda a assiduidade ou paixão, ou já há tanto tempo; enquanto seu testemunho não estiver construído e exposto ele não estará completo como integrante do corpo.

A prática de se narrar publicamente a conversão é portanto a construção de uma construção; representa a introdução de uma novidade que ao mesmo tempo explica e perpetua a dinâmica que a sustentará.

Os evangélicos passaram a definir-se, em grande parte, como aqueles que “dão testemunho”. Não há como viver na arena evangélica sem acabar intuindo que o testemunho pessoal é ao mesmo tempo a narrativa da entrada e a chave da entrada na elite dos completos. Não há como evadir-se a esse regime, porque é ele que define a comunidade e a função de cada um dentro dela. Fabricar um testemunho pessoal é, muito literalmente, fabricar uma identidade; proferi-lo é também legitimar a identidade do grupo.

-----------------------------------

¹ Esse comentário não é do PB. De fato não há qualquer menção desse tipo de conduta no NT, sugerindo que confissões públicas estavam muitos anos longe de fazer parte da liturgia da igreja.

² É interessante notar que o NT também não fala nada sobre uma vida particular dedicada a Deus. Paulo em especial fala muito sobre o entendimento necessário sobre a vida cristã, e provavelmente isso, ou mesmo o modo grego de ser, influenciou muito o que hoje se entende como "vida cristã". Nos demais livros do NT (especialmente Tiago), o modo cristão de ser está fortemente demonstrado no meio de vida das pessoas, ou mais propriamente no tipo de comunidade que formavam.

³ A tarefa de escolher entre bodes e ovelhas não deveria ser de Deus? (Ez 34.17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!