segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Onde está o Reino de Deus?

Em verdade vos digo: dos que aqui se acham, alguns há que não morrerão, até que vejam o Reino de Deus.Lc 9:27.

pergunta de um leitor: "Tem gente viva desde os tempos de Jesus, Ele errou o palpite, ou o Reino de Deus já veio?" (Via Formspring)

RESPOSTA (DO ELIEL VIEIRA)

Gostei do sarcasmo da sua pergunta. Andei pensando nela desde que você a mandou, por isto demorei a respondê-la. Realmente, Cristo deixou claro que muitas pessoas no meio da multidão que o acompanhava estariam vivas quando o Reino de Deus chegasse. E não apenas nesta ocasião, mas, de fato, a frase mais importante de sua pregação era que as pessoas deveriam se arrepender, pois o Reino dos céus estava próximo (ex: Mt 3:2 e Mc 1:14-15). Apenas como curiosidade, algumas traduções trazem estas passagens como “o Reino é chegado”, isto é, ele já estava ali enquanto Jesus falava. Esta divergência nas traduções é justificável porque o termo grego admite ambas as traduções.

Agora, você me deu três opções, um trilema: ou existem pessoas do tempo de Jesus que estão vivas até hoje, ou Jesus estava enganado ou o Reino já veio. Certamente não existem pessoas com dois mil anos de idade escondidas por aí, apesar de que, convenhamos, Jesus utilizou apenas um recurso retórico ao dizer esta frase. Ao dizer à sua platéia que muitos dos que estavam o ouvindo iriam estar vivos quando o Reino chegasse Jesus estava, ao que me parece, apenas enfatizando a proximidade deste Reino. Mas, descartando a possibilidade de que existem pessoas do tempo de Jesus vivas até hoje, me sobram duas opções: ou Jesus se enganou, e o Reino não veio como ele previa, ou ele acertou, e o Reino já está aqui.

Para respondermos a esta pergunta, temos que saber de fato o que é este “Reino” sobre o qual Jesus falou.

A primeira imagem que vêm à nossa mente quando imaginamos um “reino” é um conjunto espacial rodeado por altos muros, governado por um rei supremo e por leis específicas decretadas por este rei. Reino é um conjunto espacial totalmente alheio ao que está fora de seus muros. Algo como Jericó, e seus altos e imponentes muros. Ao interpretarmos um termo temos a tendência de levar em conta esta imagem mental que já temos sobre o termo. Quando ouvimos a palavra “samaritano”, por exemplo, lembramos imediatamente de coisas boas, diferente do povo judeu que ouviu a parábola do bom samaritano originalmente, que sentiu repulsa e ódio ao ouvir a mesma.

Minha pergunta é: Jesus estava falando do mesmo tipo de “reino” que temos em mente, quando ouvimos o termo “reino”? Eu acho que não. Veja o que Jesus respondeu aos fariseus quando eles perguntaram a Jesus sobre quando este “reino” chegaria: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer ‘está aqui’ ou ‘ali está’, porque o Reino de Deus está no meio de vocês.” (Lc 17:20-21)

Jesus não estava falando, portanto, de um reino visível, murado ou espacial. Seja qual for este reino que era chegado, ou que estava prestes a chegar, este reino não era visível, apesar de poder ser identificado por todos. “O Reino está no meio de vocês.”

Então, não, Jesus não se enganou. O Reino de Deus veio, e ele está em nosso meio. Ele não está aqui ou ali, ou naquela igreja. Ele não está em lugar nenhum, apesar de estar em todo lugar. Ele não está em uma igreja, mas você o vê toda vez que pessoas saem de suas casas para prestar adoração a Deus. Ele não está nas ruas, você o vê toda vez que vê uma pessoa ajudando um pedinte, alimentando-lhe ou cuidando de suas feridas.

Gregory Boyd escreveu um livro fantástico (que lhe custou a saída de 1/5 dos membros de sua congregação, cerca de mil pessoas) sobre o Reino chamado The Myth of a Christian Nation: How the quest for political power is destroying the church. O autor argumenta que os princípios que direcionam o reino do mundo são completamente diferentes dos princípios que direcionam o Reino de Deus. O reino do mundo, seja ele de direita ou de esquerda, capitalista ou socialista, sempre buscará “poder sobre” as pessoas. Já no Reino de Deus, as pessoas sempre devem buscar “poder sob”, ou seja, “poder por baixo”. Toda vez que a igreja deixa de agir “sob” para agir “sobre”, argumenta Boyd, ela não estará agindo conforme os princípios do Reino de Deus, mas conforme os princípios do reino do mundo. Como a igreja americana se vendeu à direita conservadora, abraçando a ideia da “missão americana” de “levar liberdade ao mundo inteiro”, Boyd neste livro é incisivo: a igreja americana não está seguindo os princípios do Reino de Deus; pelo contrário, ela abraçou os princípios do reino do mundo.

Citei este pequeno resumo de The Myth of a Christian Nation: How the quest for political power is destroying the church para tentar exemplificar o que eu entendo como Reino, e porque eu acredito que ele veio (apesar de não ainda em plenitude) com Jesus Cristo. Os ensinamentos de Jesus Cristo mudaram a história da humanidade, e em todas as eras nós tivemos pessoas que demonstraram ser verdadeiros agentes do Reino de Deus.

Portanto, das três opções que você me deu, eu ficaria com a terceira (um pouco modificada): desde Cristo, o Reino está no meio de nós.

-------------------------------
resposta que o vento digital trouxe das terras de http://elielvieira.net/2010/10/06/onde-esta-o-reino-de-deus/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!