terça-feira, 1 de março de 2011

Tapetes que te tapam


Para quê serve um tapete? Você certamente vai enumerar várias utilidades: limpar os pés, "amaciar" o chão onde se senta, proteger do frio, decorar, e por assim adiante. Quero focar numa outra utilidade - tão séria quanto estas - do tapete: cobrir o local onde você pisa com algo agradável de se ver. Você pode ter um chão bem feio, manchado, sem pintura, mas um tapete grande o suficiente sempre pode dar ares de requinte a isso. Como a maioria dos tapetes não é transparente, você passa a ver e pisar o tapete, ao invés do chão.

O chão pode ser duro, pode ser frio (em Cuiabá isso é controverso), mas ainda é o bom e velho sustento realmente confiável dos nossos pés. Deus também nem sempre nos passa a mão na nossa cabeça (tente ler o livro de Jeremias ou quase qualquer outro), mas é o bom e confiável Deus. Muitas vezes, é difícil ver essa bondade, principalmente depois que você passa por uma grande perda, olha para cima e pergunta "porque???". É uma pergunta justa, mas muitas vezes ela fica sem ser respondida por um tempão. Outras vezes, é difícil ver o quanto Ele é confiável, sobretudo se você está vendo os resultados de um trabalho justo e árduo ruirem. Muitos cariocas que o digam! Nessas horas, principalmente, precisamos mesmo é de fé, pois precisamos ver aquilo que Ele tirou de diante dos nossos olhos.

Deus precisa ser o sustento do cristão, o seu ponto de apoio. Mesmo assim, é muito fácil (e sem dúvida agradável) colocarmos algo entre nós e Deus. Esse algo pode ser, como mostrado no vídeo, o trabalho, a sociedade, etc. Pode ser mesmo uma crença, algo que Deus precise fazer para que você saiba do amor Dele: prosperidade financeira (e voltamos à Teologia da Prosperidade), felicidade, milagres de cura, expulsão de demônios e por aí vai.

Certamente nada impede Deus de te mostrar essas coisas todas. Ele já abriu o mar, fez o sol parar, cessou as chuvas, controlou os peixes, deu e tirou a vida, etc. Milagres de cura e todas essas coisas são serviços fáceis para um Deus assim. Também, nada nos impede de pedir essas coisas - na verdade podemos pedir o que quisermos. Mas nossos pedidos, e mesmo as nossas necessidades não obrigam Ele a nada. A Bíblia não ensina nenhum tipo de encantamento do tipo "erga a mão, fale isso e aquilo e o mar se abrirá". O mar se abre se Deus assim quiser e ponto. Também não ensina "fale o nome de Jesus e as portas se abrirão para você". Harry Potter faz essas coisas, mas o livro dele não está na Bíblia. Se Deus quiser, até os mortos podem ganhar vida novamente e uma virgem pode dar à luz, mas isso depende Dele, de ninguém mais. Agradeça a Jesus por Ele sempre estar disposto a te ouvir! E mais do que agradecer, lembre-se de falar com Ele, de lembrar do amor e da presença Dele.

Como todas as coisas do mundo são mais palpáveis (e mais lógicas) que Deus, é muito tentador colocarmos os nossos "tapetes" entre nós e Ele. Faz tudo ficar mais bonito, mas confortável, mais requintado. Até a Bíblia pode servir de tapete: algum tempo atrás vi um suposto exorcismo onde o pastor e outros tocavam o exorcisado com Bíblias. Gostaria de sugerir que jogassem logo água benta, sal grosso e cruzes, ou de repente tudo isso bem misturado! Brincadeiras à parte, as coisas mais abstratas como saúde, regras de conduta, moral, prosperidade, emoção, etc são ótimas candidadas a tapetes para pisarmos ao invés de nos apoiar em um Deus que exige a nossa fé verdadeira para que tenhamos contato com Ele.

Em Sua bondade, sabendo que só Ele mesmo pode nos dar vida, talvez Ele nos puxe os tapetes até que achemos tal fé.

Fabrizio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!