sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Como agradecer a Deus ?



Hebreus 13:15 - Através de Jesus, pois, ofereçamos sempre a Deus um sacrifício de louvor - o fruto de lábios que confessam o Seu nome.

É natural as pessoas esperarem que expressemos nossa gratidão por favores recebidos. Quem não corresponde a uma ajuda é considerado ingrato, o que não é apreciável na maioria das culturas do mundo. Mesmo os animais expressam agradecimentos, em certa medida, através de seus gestos. Sendo assim, quanto mais deveríamos apreciar (e agradecer) o que Deus faz por nós!

Muitos não percebem as coisas que Deus faz, e por isso talvez pensem que Ele é alguma entidade distante, longe demais para se preocupar com coisas aqui da Terra. Ok, nem tudo aqui é bom como gostaríamos, mas quão ruim poderia ser E NÃO É. Na pior das hipóteses, Ele se lembrou de fazer você viver mais esse dia. Para muitos de nós, Ele ainda deu uma família, ou amigos, ou pessoas em quem você pode confiar. Talvez todas essas coisas. Procurando, se encontram as maravilhas Dele (que você nunca pediu) por todos os cantos, e talvez encontre mesmo aquelas que você pediu. Afinal, Ele conhece a Terra e sabe sobre nós.

Sim, e Ele sabe que nós não merecemos receber qualquer favor Seu! Nós perdemos esse privilégio através de Adão e Eva, e nós mesmos temos os nossos pecados... Nós sequer lembramos que Ele existe, muitas vezes. Ainda assim, Ele nos dá Seu favor, um favor imerecido, ao que a Bíblia dá o nome de graça. Quando a graça é recebida (e não é um favorzinho qualquer, estamos falando Dele), Ele não merece a nossa gratidão?

Recebemos bençãos de Deus todos os dias, deveríamos reconhecer isso à altura... Em última instância, deve haver o reconhecimento interno, que é o mais importante. A verdadeira gratidão interna encontra sua expressão de várias formas: um sorriso, uma lágrima, uma ação, não importa. Nós podemos fingir ser gratos a alguém, mas não dá para fingir com Deus, que vê os nossos corações! Se não temos gratidão verdadeira, nenhum ato será aceito por Deus como agradecimento.

Deus merece que sejamos gratos a Ele por tudo que Ele fez por nós e pelo que Ele FAZ por nós EM CADA DIA. Ele disse que agradecêssemos pelos frutos dos nossos lábios, quando sozinhos e também na presença de outras pessoas. Agradecer a Ele é, para começar, um reconhecimento de que o benefício recebido não foi obtido através da nossa esperteza e qualificação. Nosso coração diz que nós conquistamos nossos benefícios, mas nosso Espírito (a às vezes, a "vida" mesmo) nos mostra o quanto estamos errados.

Todo agradecimento sincero envolve algum sacrifício, em vez de palavras simples e vazias, que não nos custam nada. Sacrifício é dispor daquilo que nos é caro, mas de que abrimos mão para o Senhor que mostrou graça para conosco. Se Ele deu o Seu melhor para nós, podemos retribuir com o nosso melhor para Ele. Algumas pessoas entendem isso como sofrer, mas sofrer não é o que podemos fazer de melhor. Pelo menos, não é o melhor segundo o ensinamento de amor e fé que Ele mesmo veio mostrar.

Se Ele chegou em tempo para ajudar, demos a Ele o nosso melhor tempo, para que Ele use como quiser. Se Ele nos mostrou misericórdia, mostremos misericórdia para com os outros, que também não a mereçam. Se Ele nos deu a paz, compartilhemos paz com as pessoas que não a têm. Não é tão complicado!

Agora, mesmo se fizermos o nosso melhor sacrifício para Ele, nunca chegaremos perto do que Ele fez por nós. E se não fazemos nem ao menos o que podemos?! Uma vida de compromisso, amor verdadeiro e gratidão será um sacrifício no altar para que essa graça vivendo em você tome corpo. Ele não pediu que você se dê a Ele por Seu amor e graça: Ele fez a parte Dele primeiro, sabendo que não podemos retribuir à altura! Ele não deu dinheiro, nem simples ofertas, Ele SE DEU antes que você fizesse qualquer coisa. Mesmo que você o ignore, Ele têm cuidado de você. Para agradecer a Ele, decerto não bastam algumas moedas que você deixe na caixa de ofertas...

A Lei do Antigo Testamento exigia o dízimo de tudo que o povo de Deus produzisse, para ser apresentado como parte de sua adoração. O Novo Testamento do amor exige primeiro que o sigamos com tudo o que temos. Uma vez que damos a nós mesmos a Ele, Ele tem tudo o que temos. Deixe que esse seja o tipo de sacrifício de louvor para você oferecer aos pés de Jesus, como um sinal de sua gratidão. E louve-o, com seu coração e seus lábios. Mesmo que o sacrifício vivo teime em fugir do altar, leve-o de volta e confia Nele.

Salmo 50:14 - Oferece a Deus um sacrifício de ação de graças e paga ao Altíssimo os teus votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!