segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Solteiro e a Sexualidade - Parte I

Estou atualmente de férias, mas a vontade de escrever me leva a separar um tempo todo dia para expressar através do Blog algo que possa ajudar alguém e se caso isto não aconteçer, creio que as matérias podem pelo menos nos fazer refletir e rever a nossa crença. Bem tem algo a dizer aqueles que são solteiros, e vou começar hoje escrevendo retalhos de pensamentos e conselhos. Gostaria muito de escrever numa só sentada, mas vocês sabem como é curtir as férias.

Os solteiros são a grande maioria hoje e em nossas igrejas eles estão aumentando em número. Um dos grandes desafios a igreja é integrar a sexualidade e a espiritualidade dentro do contexto da vida de solteiro. Precisamos deixar de considerar as pessoas solteiras como destituídas de sexualidade. Recentemente num retiro dos jovens eu fiz questão de abordar este assunto para romper com as barreiras e os mitos que cercam este assunto.

Se alguem me perguntasse se eu aceito o sexo antes do casamento minha resposta seria sim e não pois o cristianismo diz um "sim" bem claro a esta questão caso ela se refira a nossa sexualidade como seres humanos. A Bíblia diz um "não" bem claro se ela se refere ao sexo genital.

Somos pessoas sexuais e jamais deveríamos tentar negar ou rejeitar esse fato, somos criados a imagem de Deus, homem e mulher. Tudo o que somos e tudo o que fazemos tem impressões sexuais, o indivíduo solteiro portanto não seria uma pessoa assexuada.

A sexualidade da pessoa solteira se manifesta de outras formas, por exemplo, pela capacidade de amar e ser amado pois o amor não precisa ser genital para ser íntimo e a capacidade de amar é vital à nossa sexualidade. Assim as pessoas solteiras devem desenvolver muitos relacionamentos que sejam salutares e devotados, mas não genitais.

A decisão de reservar o sexo genital para o casamento não impede o solteiro de ser emocionalmente satisfeito. Amizades afetuosas e satisfatórias são formas legítimas pelas quais o solteiro pode expressar sua sexualidade. Entenda definitivamente que sexualidade não é necessariamente o sexo genital, inconscientemente é isso que muitos pensam de maneira errada.

Hoje eu sei que quando namorei a minha esposa a sexualidade estava nas expressões, nas falas, no jeito de ser, nos olhares, no pegar na mão e nos bilhetes e cartas de amor.

A sexualidade dos solteiros se expressa quando eles aprendem a aceitar e a controlar seus sentimentos sexuais. O namoro é uma escola maravilhosa para aprender a controlar estes impulsos a fim de que eles não se tornem em compulsões e os frutos dessa maturação sexual são colhidos dentro do casameto. Quem no namoro não consegue controlar seus impulsos sexuais provavelmente terá muita dificulade em fazê-lo depois de casado, daí a traição, o adultério e outras manifestações da sexualidade insana. Amanhã eu continuo, vou dar um mergulho.

Stênio Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!