terça-feira, 20 de agosto de 2019

Desevangelho de Mateus - versão resumida e atualizada

ilustração de Bíblia de Koberger, 1483

1. O Livro da Genealogia de Jesus Cristo. A Abraão foi dado o mundo, por Deus. Davi, o rei, nasceu na 14ª geração desde Abraão. Jeconias, rei durante o cativeiro na Babilônia, nasceu na 14ª geração desde Davi. A linhagem foi interrompida com Zerubbabel, 2º após Jeconias, que retornou de Babilônia liderando os cativos, mas não se sentou no trono. Jesus, filho de José, nasceu na 11ª geração de Zerubbabel para ser rei sobre as nações.

2. Jesus nasceu na cidade sagrada de Belém, para onde foram reis do Oriente prestar-lhe homenagens. Herodes Antipas, rei da Judéia, pediu aos reis do Oriente para lhe avisarem sobre o nascimento do novo rei, a fim de também honrá-lo. Quando estes acharam Jesus e sua mãe no palácio que fora feito para ele, ofereceram-lhe grandes tesouros e o próprio Herodes enviou sua comitiva. O anjo do Senhor então juntou-se a eles e disse a José que levasse o menino até o Egito, para ser conhecido do rei naquelas terras. Herodes, contrariado, mandou que se cumprisse a lei e fossem expurgados todos os meninos abaixo de 2 anos. Quando Antipas morreu e foi sucedido por Arquelau, José levou Jesus para os jardins maravilhosos de Nazaré, onde aguardaram até que Jesus tivesse poderes para derrubar Arquelau.

3. Apareceu o profeta João nas margens do rio Jordão, em um templo de pedras brancas e pináculo dourado, onde dizia “Contribuam para a obra do Senhor enquanto é tempo. Logo virá quem cobrará não em moedas, mas em ouro”. Quando viu Jesus, João o reconheceu como rei e lhe estendeu seus tapetes e o cobriu de honrarias: “Vinde fazer parte do meu banquete”. Uma voz do céu acrescentou: “Este é meu filho amado.”

4. Jesus então foi ao deserto, enfrentar o diabo, que só lhe ofereceu pobreza, falta de poderes e subserviência, mas Jesus não aceitou nenhuma dessas coisas. Quando soube que João perdera seu trono, Jesus mudou-se para Cafarnaum, cidade dos grandes mercadores. André e João foram seus primeiros servos, a quem ele disse que faria purificadores dos homens. E onde eles passavam, todos os mais valorosos e honrados se curvavam, afastando com poder o gentio miserável, de vadios e ladrões que Herodes cultivava. 

5. Jesus subiu na mais alta montanha e proclamou: “Benditos os nobres e honrados nessas terras, pois a eles receberei em meu reino; benditos os fortes vencedores, pois a eles Deus premiará; benditos os fiéis ao rei, que sempre foram grandes; vós sois a luz do mundo; uma cidade edificada sobre o monte. Nem um jota ou um til jamais passará da minha lei, sem que tudo seja cumprido. Se matardes, ou desprezardes vosso irmão, vinde e apresentei a vossa oferta. Quem não fizer isso, de maneira nenhuma sairá até pagar o último ceitil. Quem te escandalizar, corta-o do teu círculo. Não jureis por Deus, sem primeiro entregar tua parte do acordo. Seja tua palavra olho por olho e dente por dente, ao destruirdes vossos inimigos. Estejais entre os publicanos e perfeitos do reino”.

6. "Testemunhai vossas obras nas sinagogas, para Deus vos recompensar. Repeti sem erro a oração que fizerem por ti. Não reparti com os vadios da terra o vosso tesouro, porque ele vos dará o céu. Servi, assim, a Deus com tuas riquezas. Não pedem os pobres a Deus o seu sustento? Não o recebendo, acharão que Deus lhes é pai? Como vós, os lírios do campo não trabalham nem fiam, e reis como Salomão foram assim. São os vadios que se preocupam com comida e vestes, pois não merecem recebê-los. Cada um que cuide de si".

7. "Julgai a todos como iguais, mas evitai serdes julgados. Não dêem o que é santo pois, se pagarem bem, pedireis e vos será dado. Entrai na porta estreita, dos justos e merecedores, pois aos outros serão dados espinhos e abrolhos. Aquele que não ouve é insensato e faz sua casa na areia; só o trabalho mais duro e boa conduta poderá aproximá-los da Graça".

8. Jesus proibiu que, entre os seus, estivesse algum leproso. Em Cafarnaum, procurado por um centurião com criado doente, disse-lhe que despedisse o criado, pois havia outros sãos. “Eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó. Repeli-os pelo bem dos filhos do reino”. Na casa de Pedro, curou sua sogra, e despediu a todos os outros. Entrando no barco para passar o lago, uma tempestade veio, mas Jesus ordenou que se calasse. Do outro lado, entre os gerasenos, expulsou diversos Exus e Encostos, e seus homens tomaram facilmente aquelas terras, derrubaram e depredaram tudo, e mataram até seus porcos, jogados nas águas, em nome do Senhor. Um muro foi erguido para afastar os gerasenos que viessem no futuro, e aquelas terras se fizeram promissoras.

9. Voltando a Cafarnaum, com sua autoridade Jesus repeliu toda a escória sustentada por Herodes. Na alfândega conheceu Mateus, publicano importante, com que jantou e estabeleceu contratos. “Não necessitam de médico os sãos”; assim Jesus afastava os impuros. “Não se põe remendo novo em panos velhos, por isso é chegado um novo tempo”. Sob esse ensinamento, seus discípulos davam fim a todos os inválidos, vadios e desrespeitosos. “A seara é grande, mas precisam ser poucos os ceifeiros”; sob essa lei, seu grupo prosperava.

10. Jesus nomeou doze para o representarem, e lhes deu poder: Simão Pedro e André; Tiago e João, filhos de Zebedeu; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu; Lebeu Tadeu; Simão e Judas Iscariotes, que iria trair. “Não entrareis em cidade de samaritanos, mas somente ireis aos filhos de Israel. É chegado o reino dos céus. Ajuntai ouro, prata e cobre, cintos, alforges e túnicas, alparcas e bordões; porque digno é possuidor das coisas e o Senhor se agrada de tais tesouros. Buscai as ovelhas como lobos e serpentes, açoitem nas sinagogas e sejam governadores; eu também me livraria também dos gentios, tendo ocasião para isso. Que um irmão entregue à morte o outro, o pai ao filho, e o Senhor será vitorioso. Belzebu pode estar em todos; matem não só ao corpo mas também a alma dos que se opuserem. Ninguém cai se não for a vontade do Pai”.

11. João, fora de seu trono, exaltou-o: “Ele governa como eu”. Jesus dizia ser mais do que um profeta e, desde João, pela violência se conquistava o reino dos céus. Jesus lançava ao chão as cidades que se lhe opunham: Corazim, depois Betsaida, Tiro, depois Sidom. Cafarnaum seria abatida ao inferno se necessário. “Vinde a mim, usai meu jugo, fazei parte dos que governam. Ser duro é necessário.”

12. Os fariseus, vendo que seus homens colhiam trigo no sábado, disseram-lhe: fazem o que não é lícito. Mas Jesus lhes disse: “está mudada a lei, os que me seguem podem colher aos sábados. Eu sou maior que o Templo”. E da sinagoga e do Templo expulsou todos os inválidos, para assim prosperarem. Pelas ruas, se anunciava que a Jesus cabia agora também os juízos. Mas os Fariseus o acusavam de Belzebu, e suas sinagogas também foram tomadas. Dizia “Quem não é comigo é contra mim. Fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau. Quando um desses imundos sai, desocupado e adornado, traz de seu país outros sete piores do que ele”. A todos Jesus mostrava sua família, mãe e irmãos.

13. Jesus foi a sua fortaleza na beira do lago, onde disse aos doze: “Àquele que tem, terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. O coração deve ser endurecido, de mau grado se deve ouvir. Fechem os olhos a essa turba, não os vejam, nem os ouçam, para que só eu os cure. O reino dos céus é como um homem que arranca o joio dos campos, e o lança na fogueira. É como a mostarda que domina sobre as outras plantas. Como pães vocês o multiplicarão, até que todos sejam obrigados a comer dele. Ou o Filho do Homem os lançará na fornalha, com pranto e ranger de dentes. Comprem campos e pérolas, apanhem os peixes. Se preciso virão os anjos, e separarão os maus de entre vocês, os justos”. Na Galiléia, suas falas maravilharam o povo e lhe renderam honras.

14. Herodes quis prender a João, mas foi ele encarcerado, traído por sua esposa e filha. Lançaram-no na prisão, onde denunciou todo seu grupo, mas de onde terminou escapando. Jesus disse: “Tirai a comida desse povo, quero vê-los trabalhar para comprar nas aldeias. Mais de 5 mil aderiram a ele, e os doze foram em campanha para o outro lado do lago. Na madrugada Jesus os encontrou, para decidirem o futuro do povo. Havia medo dos estrangeiros e herodianos, mas foi Pedro quem sugeriu afogá-los a todos, até que entregassem os dissidentes. E rogavam-lhe tocar sua roupa, para ficarem limpos.

15. Jesus acusou os escribas e fariseus de acreditarem em doutrinas e preceitos antigos. “Ouvi, e entendei: o que denuncia o homem é o que ele aprende. Esse é o país dos judeus. Eu o salvarei para os que acreditam no que os judeus acreditam. Toda a planta que meu Pai não plantou, será arrancada”. Uma mulher cananéia clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aos milhares, o aplaudiram e deram fim à mulher. A multidão o cercava e Jesus lhes ofereceu o pão da salvação. “Comprai e comei, para que cresça a obra do Senhor”. Quatro mil homens, mulheres e crianças adquiriram seu pão, e o reino assim crescia em riqueza.

16. Em Magadã, os fariseus e saduceus fugiram dele. “Hoje haverá tempestade, porque o céu está vermelho sombrio. Hipócritas, não conheceis os sinais dos tempos?” Aos que não tinham pão, Jesus ofereceu sua salvação, que todos correram em adquirir. Disse a Pedro: “Aqui edificarei a minha igreja, e nem as portas do inferno prevalecerão contra ela”. E lhe ensinava: “Há coisas que são dos homens, e coisas que são de Deus. Tomai a sua parte. Muitos devem perder a vida pela glória do Pai”. 

17. Jesus reuniu Pedro, Tiago e João num alto monte. Lá eles viram que resplandecia, mais do que Moisés e Elias, e voltaram dizendo ao povo que ele devia ser rei. Lhe trouxeram um homem com demônio, da corja que seguia Herodes e seus vadios. Jesus o curou ali mesmo, à vista de milhares, que o aplaudiram. Depois foi a Cafarnaum, colher as dracmas dos pescadores, com que garantiam sua benção.

18. Os discípulos perguntaram quem seria o maior no reino dos céus. Jesus disse que seria Pedro, e depois João e Tiago, mas até eles estariam sob os olhos de quem o seguisse. Quem os acusasse teria os olhos tirados, para que não visse em erro. Aqueles que desobedecessem, Pedro os desligaria do céu. E contou sobre um rei, a quem os servos deviam. A um foi perdoada a dívida, mas a outro foi preso, e sua mulher e filhos feitos escravos. “Pelo bem de vós assim farei, em nome do Pai Celestial”. E autoridade assim jamais tinham visto.

19. Jesus partiu dali para a Judéia, anunciando sua lei sobre os divorciados, afeminados, etíopes, mestres, adoradores de outros deuses, de estrangeiros e de árvores. Dizia: “Vigiarás teu próximo e ele vigiará a ti mesmo”. Um jovem rico o seguiu, para entrar no reino dos céus. Jesus o recebeu de boa vontade, dizendo para entregar a Tiago parte do seu tesouro, segundo o exigido por Deus. E assim ele também prosperou. “Em verdade vos digo: o reino de Deus não abençoa os que pouco contribuem. Quando o Filho do homem se assentar no trono, também vós tereis doze tronos, para julgar a todos”.

20. "O reino é como o homem que emprega trabalhadores na vinha. Os que plantam e muito colhem, são bem pagos. Os que pouco fazem, serão cortados e lançados no fogo”. A mãe de Tiago e João pediu em público que seus filhos estivessem a sua direita e esquerda. Jesus assentiu, sendo aclamado pela multidão. “Bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado. Todo aquele que quiser fazer-se grande seja meu serviçal”. O povo respondia: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!”, e não se calavam. E o seguiam.

21. Quando chegaram à região de Jerusalém, muitos homens e carros iam adiante dele, numa comitiva espantosa, da qual nenhum profeta seria digno. Diziam: “Este é Jesus, o rei que vem da Galiléia”. Foram a ele os mais poderosos e renomados da cidade, sacerdotes e anciãos do povo, dizendo “Hosana ao Filho de Davi”. Uns diziam que o batismo viera de João, outros que vinha de Jesus. Ele então contou sobre um senhor que deixara seus servos cuidando de uma vinha e o haviam traído. “Por isso os arrastaram para fora da vinha, e os mataram. Que querem vocês que o senhor faça a esses infelizes traidores? Caiam, pois, sobre todo aquele que for contra nós”.

22. Dizia: “O reino dos céus é como o jantar de um rei. Ai daqueles que não forem convidados. Serão amarrados e lançados nas trevas.” Jesus, conhecendo a milícia de César, deu sua parte nos tributos. “Dai todos a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Sobre os Mandamentos, dizia: “Amarás a Deus, amarás a mim e à Igreja do Senhor. Davi aclamava ao Senhor, sentou-se no trono antes de mim, na cadeira de Moisés. Os inimigos de Deus serão postos ao chão e perecerão”.

23. “Fazei obras para serem vistos, para que vos honrem nas ceias e sinagogas. Lá serei chamados de rabis. O maior de vós será meu servo preferido. Os escribas e fariseus, vadios e hipócritas! Eles, seus órfãos e viúvas! Qual é maior, seus templos ou o ouro desse palácio? Juízo, misericórdia e fé me pertencem. Condenados estão todos ao inferno. Deles, só restarão ossos e imundície, mesmo que se derrame o sangue dos profetas! Sua casa será deserta”. E o povo lhe respondia: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.

24. Saindo Jesus de sua fortaleza, anunciou: “Há inimigos em todos os lugares, mas meu povo vencerá. Contra eles é preciso que se façam guerras, que se levante nação contra nação, reino contra reino. É preciso que cada um entregue seu vizinho, que pode ser um deles. Senão haverá fomes, pestes, e terremotos. Vão matar-vos se não os entregardes para serem julgados. Talvez fujam para os montes, mas chegará seu fim, porque nós somos a Judéia. Tenho pena das suas grávidas e das que amamentarem quando forem pegos! Se o pai de família soubesse onde está o ladrão, não o pegaria? Esses hipócritas cairão, e terá grandes bens quem os capturar”.

25. “No reino dos céus se comprará do meu bom azeite. Isso é como um homem que distribuiu talentos a seus servos e, voltando, alguns haviam comprado azeite e pão, mas outro escondera o dinheiro na terra. Quando voltou, o senhor disse: servo mal e negligente; joguem o inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Eu porei as ovelhas à minha direita, os bodes da esquerda entregarei ao fogo eterno, preparado para o diabo e os anjos. Eles dizem: temos fome, ou sede, ou somos estrangeiros, nus, enfermos. Em verdade vos digo que eles nada fazem por esse país, por isso irão para o tormento eterno. Mas aos justos eu darei a vida eterna". E muitos louvores o povo lhe cantava.

26. “Daqui dois dias é Páscoa, e derrubaremos Caifás, o sumo sacerdote. Faremos durante a festa, sem alvoroço. Uma mulher de Betânia lhe derramou alabastro de grande valor. Jesus disse-lhe que vendesse gotas do unguento aos pobres, pelo valor que pudessem pagar, e portar isso seria como sinal de sua fidelidade. Então Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com o sumo sacerdote. Chegada a tarde, sentou-se com todos e Judas voltou dizendo “Está feito”. Pedro e João saíram pelo Getsêmani junto com a comitiva, em direção ao Sinédrio. No caminho, um homem aproximou-se de Jesus e fez que o esfaqueava, mas Jesus apenas caiu e a multidão lançou-se sobre o homem, afastando-o dali. Pedro e os Boanerges gritaram “Eis que tentam matar Jesus. Abaixo o reino de terror de Herodes!” E todo o povo os seguiram, até o palácio real. “Para que precisamos de mais testemunhas?”, dizia Jesus. Em pouco prenderam Herodes e o amarraram.

27. Levaram Herodes adiante de si até Pôncio Pilatos. Judas, adiantado-se, depositou trinta moedas de prata no colo de cada um dos sacerdotes, anciãos e do governador romano. Com efeito, desse dinheiro veio o grande campo do oleiro, onde se vêem as grandes casas. E foi Jesus apresentado ao governador, que o interrogou, dizendo: “És tu o Rei dos Judeus?” E disse-lhe Jesus: “Se tu o dizes”. Sentando-se com eles, trouxeram Herodes, e Pilatos perguntou: “Que farei desse caído?” Jesus respondeu: “O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos”. E Herodes foi enforcado ali perto, no monte, junto de toda sua coorte. E cuspiram nele e bateram-lhe com um pau. Pilatos ordenou: “Filho de Deus, desce agora entre os príncipes dos sacerdotes, escribas, anciãos, e fariseus”. Da hora sexta até a hora nona o povo bradou seu nome, batendo no peito e louvando: “Verdadeiramente este é o Filho de Deus”.

28. No terceiro dia, Jesus apareceu na frente do palácio em roupas brancas como o relâmpago e a neve, junto com Maria, Maria Madalena e a outra Maria. E, congregados eles com os anciãos, e tomando conselho entre si, deram muito dinheiro aos soldados, que partiram para a Galiléia. “Eis que meu reinado durará até a consumação dos séculos”. Amém.


Considerando a configuração atual das igrejas Protestantes, em que Deus responde aos sinais de fidelidade das pessoas a esse ou aquele líder, não se importa com os mais necessitados (na verdade se vinga neles) e abençoa os poderosos em seus massacres, eu resolvi propor uma revisão do Evangelho de Mateus, bem mais velhotestamentária. Escolhi esse por ser o menos conectado parte a parte, pelo passado de Mateus como homem da elite e, mesmo assim, confesso que foi difícil retirar toda a afeição de Jesus pelos pobres, a opressão dos poderosos e o desvalor que Ele dava ao dinheiro, isto é, a nossa forma atual de construir e organizar igrejas. Há quatro coisas que podem acontecer quando você ler esse texto:

1ª. Você nem chegou ao final, então não está lendo isso.

2ª. Você não percebeu nada errado, não sabe do que eu estou falando. Nesse caso, recomendo que se afaste do seu grupo religioso (se tiver algum) e pense em ler uma Bíblia. Garanto que o texto original é bem mais interessante.

3ª. Você viu que algo estava errado, mas também acha que muito do texto está correto. Adianto que não está, e fico triste pelo Cristianismo que você aprendeu.

4ª. Você até trocaria o texto original por esse. Essa é complicada. Ainda que se considere pecaminoso fraudar o texto bíblico, a imensa maioria dos grupos Cristãos atuais está para o ensino de Jesus assim como a escola de samba está para os salgueiros sagrados da Europa. Nem poderíamos dizer mais qual seria a função de Jesus numa igreja. Talvez fosse o camarada trovejando no microfone, sentando com um político na TV para explicar que ele é abençoado, derrubando pessoas com um lenço ou transmitindo sinais digitais direto do céu para o seu copo de água. De qualquer forma, montei o texto não por uma igreja, mas pelo que várias pesquisas de comportamento nos EUA e no Brasil (eu diria que os Protestantes daqui estão piores que os de lá) têm revelado. Se você gostou dessa versão, está no lugar certo. O nome de Jesus é que não.

---------------------------------------------

Ler é o melhor que você faz

Gospel of Matthew - wikipedia
Jane G, The missing generation in Jesus Christ, iprithee.blogspot.com, abr/2015
O’Neal S, Introduction to the book of Matthew, learnreligions.com, jun/2019
Protestant pastors’ views on the Environment, http://lifewayresearch.com, abr/2013
The Protestant religion in Brazil, travel-brazil-selection.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!