terça-feira, 17 de novembro de 2015

Culto da ignorância

Trata-se um tema polêmico. Por isso, deixo aqui um material bem interessante a se ler, publicado na Revista Pesquisa Fapesp Ed. 236 - Outubro 2015. Ao invés de deixar uma pergunta sobre esse tema, penso que talvez fosse possível uma discussão mais não-objetiva, dadas as implicações que o debate FÉ vs. CIÊNCIA tem para ambos os lados.

 Visões Nubladas
clique para ler o artigo

Outra leitura interessante poderiam ser as interpretações de um certo Messias vindo duma província romana de pouca expressão, que insistiam em dar novos ares à fabulosamente política Lei de Moisés. Embora a Lei tenha sido um presente memorável aos hebreus briguentos saídos de debaixo da lei egípcia, essa mesma lei tornou-se um instrumento mal usado nas mãos dos chefes fariseus, durante os governos grego e romano na Judéia.

O Messias parecia colocar algumas perguntas acima da Lei: (1) Você é moralmente habilitado a fazer cumprir a Lei? (2) O cumprimento da Lei exprime seu amor por Deus e pelo próximo? Assim, quando interrogado pelos Fariseus ou até pelo Diabo, Jesus dobrava e relativisava a Lei sob a necessidade de responder essas perguntas. Em se tratando de um debate FÉ vs. CIÊNCIA, talvez os mesmos critério de Jesus fossem aplicáveis.

(1) ALGUÉM está habilitado a testemunhar sobre a Criação e a evolução das espécies? A FÉ se apoia em mensagens proféticas dirigidas aos hebreus exilados, a Ciência em projeções baseadas em experimentos. Ambos tentam vislumbrar um passado remoto. Jó e seus amigos foram advertidos quanto a isso.

(2) Ao optar por um lado ou pelo outro, exprimimos amor por ALGUÉM? Em outras palavras, o cientista pode compreender em profundidade a argumentação do religioso e vice-versa? Para além das inferências sobre o passado, o que de bom pode-se extrair NO PRESENTE de cada uma dessas visões? A meu ver, se nada puder ser extraído, o debate pode continuar até o fim dos tempos.

Se há um fraco conhecimento de algum dos lados, não pode existir realmente um debate. Pelo menos não nos moldes prescritos por Tiago:

Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade. (Provérbios 2.6-7)

Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. ... Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. (Tiago 3.13-17)

--------------------------------------------------

NÃO VAI PASSAR MAL SE LER

Goodstein L, Basic religion test stumps many americans, New York Times 28/Setembro, 2010.
Barashept DP, God, Darwin and my college biology class, New York Times 27/Setembro, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!