sábado, 13 de abril de 2013

Malhando o Judas - quem é quem nessa história


Quando ouvimos o nome JUDAS, muitos quase imediatamente acrescentam “aquele que traiu Jesus”. Desde que isso aconteceu, por volta de 30 d.C., o nome ficou mal-visto entre os cristãos. Hoje, quantas pessoas você conhece que se chamam Pedro, ou João, ou Maria, ou Tomás (de Tomé)? Os nomes dos apóstolos ficaram famosos no cristianismo:

Simão Barjonas (chamado Pedro, ou também Cefas), André Barjonas (irmão de Simão), Tiago Boanerges (ou filho de Zebedeu), João Boanerges (ou filho de Zebedeu), Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus o publicano, Tiago filho de Alfeu, Lebeu (apelidado Tadeu, ou também Judas Tadeu, ou ainda Judas irmão de Tiago), Simão Zelote, e Judas Iscariotes (Mt 10.2-4; Mc 3.16-19; Lc 6.14-16)

E acrescentem-se a essa lista Matias (que substituiu Judas Iscariotes) e Paulo (de Tarso), que foram reunidos ao grupo após a morte de Jesus. No entanto, é raríssimo encontrar quem nomeie o filho de Judas. Por outro lado, a terra onde Jesus nasceu chamava-se, na época de Roma, JUDÉIA. Isso faz pensar em um nome tão comum ali que procurar Judas na Judéia seria equivalente a procurar Mário na Mariolândia.

Como os “judeus” ainda não usavam sobrenomes (isso foi introduzido pelos romanos e persas), a solução para diferenciar as pessoas era geralmente incluir um sufixo no nome, que podia ser o nome do pai (ex. Simão Barjonas = Simão filho de Jonas) ou da cidade natal (ex. Saulo de Tarso = Saulo da cidade chamada Tarso). Zelote e Iscariotes eram referências ao grupo ou ocupação da família de alguns. No Alcorão aparece como recurso ligar o nome ao da mãe (ex. Jesus filho de Maria), o que não era comum na sociedade patriarcal da Judéia, na época de Jesus, mas que tornou-se algo freqüente no cristianismo romano (após o séc. 4).

Para tirar o mal conceito do nome, reunimos aqui alguns JUDAS que aparecem na Bíblia.

1. Judá: filho de Jacó (cujo nome foi mudado para Israel) e Lia (filha do pastor Labão), irmão de José (do Egito). Talvez essa seja a pronúncia original de Judas. Judá foi o patriarca da terra que leva seu nome. Ele casou-se com uma mulher cananéia, e ficou conhecido pela forma como administrou a morte de seu filho Er. Judá transferiu a esposa Tamar para seu irmão Onã, a quem Deus matou por não dar descendência a sua tribo. Tamar deveria passar ao próximo irmão, mas enganou Judá passando-se por uma prostituta e teve relações com ele. Como ficou grávida do patriarca, Tamar passou forçosamente à condição de concubina, dando-lhe dois filhos gêmeos, um dos quais foi Perez, ancestral de Davi e de Jesus (Gn 38). Judá participou também da trama contra o irmão mais novo José, que se tornaria senhor do Egito.

2. Judas irmão de Jesus: os irmão de Jesus foram Tiago, José, Simão e Judas, filhos de Maria e José (Mt 13.55; Mc 6.3). Repare como eram nomes comuns na Judéia (antigo reino de Judá). Apesar de apontado como possivelmente o autor do Livro de Judas na Bíblia, o apóstolo João dá a entender que os irmãos de Jesus não criam nele como o Messias (Jo 7.5). Assim, é mais provável que o autor do livro seja o Judas Tadeu (ou ainda Lebeu), irmão de Tiago e escolhido também como apóstolo.

3. Judas Tadeu: é mencionado como um dos apóstolos escolhidos por Jesus, junto com seu irmão Tiago (Mt 10.2-4; Mc 3.16-19; Lc 6.14-16). Ambos são citados como filhos de Alfeu, de quem não há outras referências. Provavelmente trata-se do autor do Livro de Judas, um dos mais curtos da Bíblia. O livro é um alerta para a existência da punição divina para aqueles que se desviam do Senhor, usando a Sua autoridade mas movidos pelas próprias paixões e vontades. São referidas algumas obras que são típicas da história e das crenças judaicas, como Enoque (suposto autor de vários livros apócrifos) e uma disputa entre o anjo Miguel e Satanás pelo corpo de Moisés. Dessa forma, Judas Tadeu era necessariamente um judeu envolvido com a sua comunidade e que participou ativamente na dispersão do cristianismo entre os judeus.

4. Judas Iscariotes: filho de Simão (Jo 6.71), o mais famoso dos Judas, também foi escolhido por Jesus como um dos apóstolos. Judas cuidava do dinheiro que o grupo de Jesus usava para alimentar os pobres (Jo 13.29) e ofereceu seu Senhor ao Sinédrio (o conselho de sacerdotes do Templo) em troca de 30 moedas de prata, conforme uma estranha profecia feita por Zacarias (Zc 11.12-13). Segundo Mateus, Judas tentou desfazer o acordo após a prisão de Jesus, mas obviamente foi recusado e então se enforcou no precipício à beira de um terreno de onde tiravam argila vermelha (Mt 27).

5. Judas o galileu: foi um rebelde dos tempos do recenseamento romano na Judéia, durante o governo de Publius Sulpicius Quirinius. Em 6 d.C., esse Judas liderou um grupo de fariseus chamado “4º secto” em uma revolta contra as taxas impostas por Roma. Seu grupo posteriormente daria origem aos Zelotes (grupo ao qual pertencia o apóstolo Simão. Judas o galileu teve dois filhos que levaram avante o seu movimento, chamados Tiago e Simão (o apóstolo?). A revolta foi duramente reprimida por Roma e o historiador Josephus conta sobre a execução dos filhos dele em 46 d.C. Na Bíblia, esse personagem é referido apenas 1 vez, pelo mestre Gamaliel (que ensinara Saulo de Tarso), quando Pedro confrontou o Sinédrio (Atos 5.21-40).

6. Judas de Damasco: hospedou Saulo de Tarso quando ele foi derrubado do cavalo por uma luz dos céus em sua viagem de Jerusalém a Damasco. Essa luz deixou cego o jovem Saulo, filho de um família rica de Roma instalada na Judéia, e que se ocupava da perseguição romana aos cristãos. Na luz, Paulo (nas cartas usando seu nome grego) refere ter visto Jesus:

Saulo, Saulo, por que você me persegue? … Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer.” (Atos 9.5-6)

Saulo esteve cego por 3 dias, sendo hospedado pelos amigos na casa de Judas, onde Ananias viria buscá-lo, após uma visão semelhante. Depois desse acontecido, Saulo juntou-se aos cristãos e tornou-se o principal divulgador do Evangelho, principalmente entre os gregos. A tradição sugere que Judas de Damasco seria um morador da rua romana que passava pela cidade, sobre o qual os soldados que acompanhavam Saulo teriam autoridade. Hoje o local de sua residência é ocupado pela mesquita Sheikh Nabhan, construída sobre uma antiga igreja cristã.

7. Judas Barsabás: foi um cristão de Jerusalém, pertencente a um dos grupos fundados por Paulo e Pedro. Após Tiago defender a pregação do Evangelho aos gentios sem que esses precisassem circuncidar-se, esse Judas foi enviado junto com Paulo, Silas e Barnabé para a cidade grega de Antióquia, onde estabeleceriam um dos principais centros difusores do cristianismo no Oriente. Depois retornou de barco a Jerusalém junto com Barnabé e um novo integrante do grupo - João Marcos, que escreveria o livro de Marcos, na Bíblia. Silas, Paulo e Lucas (que escreveu sobre eles) seguiram por terra. Lucas aponta Judas Barsabás e Silas como profetas, que animavam os irmãos nas horas mais difíceis (Atos 15).

Referência
Há 6 JUDAS no Novo Testamento. Quem escreveu a epístola de Judas? Quando?
Judas of Galilee - wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!