sábado, 3 de novembro de 2012

Abençoando a refeição

James Tissot (1836-1902)

Texto fornecido não-intencionalmente pelo Pr. Ralph F. Wilson, há muito tempo atrás, numa terra muito distante. Nem Yoda disso se lembrava.

Na sua mente, eu quero que você imagine quando Jesus alimentou 5000 pessoas com 2 pães e 5 peixes (Mc 6). Multidões famintas cobriam a encosta. Jesus pega o almoço, levanta-o e faz uma oração comum: "Abençoe este alimento para a nutrição e fortalecimento dos nossos corpos. Amém". Estou aqui para dizer-lhe que não aconteceu assim. De jeito nenhum!

Desde quando começamos a abençoar a nossa comida, afinal? Francamente, nosso alimento tem sido abençoado ao ponto que a maioria de nós - como direi isto - somos "supernutridos". Você encontrará duas palavras no Novo Testamento usadas em conexão com a oração antes das refeições: eulogeoeucharisteo.

Oferta de louvor

Aqui está o que realmente aconteceu na alimentação de cinco mil pessoas.

"Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, entregou-os aos seus discípulos para que os servissem ao povo. E também dividiu os dois peixes entre todos eles." (Marcos 6:41).

A palavra grega para "deu graças" (NIV) ou "bem-aventurada" (KJV) é "eulogeo" (ευλογησεν), do qual temos a nossa palavra inglesa "elogio". Ela significa "falar bem, elogiar, enaltecer". A palavra comumente traduz a palavra hebraica "barak", "abençoar". Mas não foi do alimento Jesus estava "falando bem" ou "abençoando"... Era seu Pai.

Cada judeu de fé oferece essa bênção antes de repartir o pão: "Bendito és Tu, Senhor, nosso Deus, Rei do mundo, que tem feito o pão vir da terra." Antes de dividir o vinho, a bênção é dita desta forma: "Bendito és tu, Senhor, nosso Deus, Rei do mundo, que criou o fruto da videira". A primeira palavra "eulogeo" nos lembra de elogiar ou louvar a Deus antes de comer.

Oferecendo Graças

A segunda palavra empregada antes das refeições palavra é a palavra grega "eucharisteo", do qual temos a nossa palavra "eucaristia", muitas vezes usada como o nome da Sagrada Comunhão. "Eucharisteo" significa, "ser grato, oferecer graças", e foi usado na Última Ceia.

"Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças (eulogeo) e partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: 'Tomai e comei, isto é o meu corpo." Então, ele tomou o cálice, deu graças (ευχαριστησας / eucharisteo) e ofereceu-lhes, dizendo: 'Bebei dele todos vocês" (Mateus 26:26-27, NVI).

O que Jesus estava fazendo nesta Páscoa era oferecer ao Pai as bênçãos tradicionais quando o pão e o vinho foram consumidos. Era comum para os judeus oferecer uma bênção para cada alimento servido durante a refeição.

O grupo dos abençoadores

Como nós, cristãos, acabamos dando bênção ao alimento em vez de a Deus? Tradição? Hábito? Parte da confusão pode ter vindo de um erro de tradução da passagem que acabei de citar. Na versão do rei James/Tiago, Mateus 26:26 diz: "E, quando comiam, Jesus tomou o pão, abençoou-o, partiu-o, deu-o aos discípulos, e disse: "Tomai, comei, este é o meu corpo”. Observe como o pronome "o" foi acrescentada após a palavra "abençoou". Esse pronome não faz parte do texto grego - é por isso que aparece em itálico versão do rei James. Mas "abençoou-o" implica algo muito diferente de "abençoou Deus". A adição de uma pequena palavra pode ter distorcido o modo de orar antes das refeições em algo que Jesus não tinha intenção alguma de fazer.

Não que haja algo errado em pedir uma bênção de Deus. Não há. Jesus nos ensinou a orar: "Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia" - mas só depois de louvar: "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o Teu reino, seja feita Tua vontade ..." Pedir favores a Deus não é errado, mas não deve ser a parte principal das nossas orações, ou nos tornamos gananciosos como crianças: "Me dá isso! Me dá!". Essas orações são egoístas... Elas não cumprem nem o primeiro mandamento - amar a Deus com todo nosso coração - ou o segundo, de amar o nosso próximo como a nós mesmos.

Como devemos orar?

O apóstolo Paulo coloca esta perspectiva: "Não vos inquieteis com nada, mas em tudo, pela oração e súplica, com ações de graças, apresentem seus pedidos a Deus" (Filipenses 4:6). Observe a frase "com ações de graças" aninhada na ação de "apresentar seus pedidos a Deus". É essencial manter a oração centrada em Deus, em vez de auto-centrada. É também a chave para orar com fé verdadeira.

Então, quando você orar, lembre-se que o alimento não merece uma bênção tão grande como o Deus que o deu. Você pode abençoar como fez Jesus: "Bendito és Tu, Senhor, nosso Deus, rei do mundo, que tem feito o pão vir da terra". Ou oferecer uma simples oração de agradecimento a Deus pelo alimento. Da próxima vez, não "peça a bênção", mas ofereça uma a seu Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!