terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Porque Jesus curava no Sábado


Êxodo 20:8-11
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus. Não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. 

E aconteceu que, no sábado segundo-primeiro, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam. E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados? E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes? E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado.

E aconteceu também noutro sábado, que entrou na sinagoga, e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada. E os escribas e fariseus observavam-no, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar.

Mas ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé. Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra. 

MUITAS DÚVIDAS

Essas duas passagens aparentemente mostram um Deus que passa por cima das próprias ordens. Primeiro Ele fala a Moisés para nada fazer no sábado e estabelece o 4º Mandamento, e depois, encarnado em Jesus, diz ser Senhor do sábado, lembrando que Davi também havia quebrado as regras (1Sm 21.1-6)?

Algumas explicações disso apelas para que o conceito original dos Mandamentos era de Shabat, e não exatamente o sábado dos dias da semana. O Shabat é uma data de dedicação ao Senhor e oração, muito mais do que um dia repetitivo do calendário. Alguns Shabats são festas que duram até o mês inteiro e essa interpretação é motivo de discórdia até hoje entre diversas denominações. As mais tradicionalistas (ex. Adventistas do Sétimo Dia) fincam o pé na necessidade de nenhum ganho se obter do trabalho ao sábado da semana, outras mudam mesmo o sábado do mandamento para o domingo, produzindo frases curiosas como uma que li certa vez: “o sábado do Senhor é o domingo...”.

Talvez alguma confusão advenha do que entendemos por TRABALHO. Afinal, foi a palavra colocada na Bíblia em português. Em outras línguas aparece a palavra OBRA, às vezes. Como homens, dizemos que o nosso TRABALHO, a nossa OBRA é produzir o sustento. Com respeito a Deus, dizemos que o TRABALHO de Jesus, a sua OBRA é produzir fé, amor e salvação. Então, se eu não devo trabalhar no sábado, Jesus não deveria trabalhar no sábado. Até os fariseus ficaram confusos quanto a isso, e foram acuados pela pergunta de Jesus: “Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar?

JESUS TRABALHAVA NO SÁBADO?

Algo muito interessante pode se observar tanto na atitude de Davi (que em 1Sm 21.9 sai carregando os pães das oferendas e até a espada de Golias) como de Jesus e seus discípulos: era obra ao Senhor ajudar as pessoas, muito mais do que qualquer outra coisa. E fazer uma obra ao Senhor era sempre lícito, ou deveria ser feito mesmo que não fosse lícito. Em outra passagem, Jesus justifica seu trabalho nos sábados dizendo que o Pai trabalhava até aos sábados, assim como Ele mesmo:

João 5.5. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.

Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leitoEle respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda. Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda? E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.

Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara. E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também

Onde está o Jesus que valoriza o sábado, para o tornar um dia sagrado? As palavras DITADAS a Moisés são bem fáceis de entender, como as que dizemos às crianças: “não farás nenhuma obra”. Talvez seja interessante perguntar o que Deus queria com isso. Com certeza podemos apenas hipotetizar sobre as intenções do Senhor, mas vamos lá. Como o 4º Mandamento se encaixa nas palavras de Jesus “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” (Mt 22.37-40)?

Obedecer a Deus é uma forma de amá-Lo. Mas obedecer fazendo O QUÊ, exatamente? O Senhor falou em nenhuma OBRA, que em outras traduções aparece como TRABALHO. O TRABALHO deveria ser feito noutros dias da semana, não no sábado. Quem se beneficia do trabalho do homem é o próprio homem, conforme estabelecido por Deus:

Gn 3.17-19. … maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

O TRABALHO DE DEUS NÃO É O TRABALHO DOS HOMENS

Não vamos encontrar Deus arando a terra e, portanto, essa definição de trabalho usada por Ele mesmo talvez não se aplique à OBRA DIVINA. Alguém tem motivos para crer que o Espírito Santo descansa no sábado, deixando o mundo à própria mercê? Jesus mesmo garantiu que o Pai e Ele trabalhavam em todos os dias. Tomemos uma definição de trabalho presente no mais antigo livro da Bíblia:

Jó 6:12-14. É porventura a minha força a força da pedra? Ou é de bronze a minha carne? Não está em mim a minha ajuda? Ou desamparou-me a verdadeira sabedoria? Ao que está aflito devia o amigo mostrar compaixão, ainda àquele que deixasse o temor do Todo-Poderoso. 

Jó 29. Ah! quem me dera ser como eu fui nos meses passados, como nos dias em que Deus me guardava! … Porque eu livrava o miserável, que clamava, como também o órfão que não tinha quem o socorresse.

Jó era um que “ninguém na terra lhe havia em semelhante, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desviava do mal”. Ele nos deixa ver que o amor de Deus está ligado à compaixão, ao amor PELOS homens, e um amor que se manifesta nas OBRAS IMATERIAIS feitas de um homem para com outro. Trata-se de levantar o caído sem forças, livrar o órfão e o miserável (isso não singifica alimentá-los?)... Jesus coloca o amor acima de todas as virtudes, o amor a Deus e ao próximo.

O TRABALHO DE DEUS ESTÁ EM AMAR

Talvez seja útil perguntar: onde está o sagrado em nada fazer no sábado que o senhor mandou guardar? Está o amor a Deus em NADA fazer? Quando Moisés sobe ao monte, Deus lhe manda o 4º Mandamento sobre parar no 7º dia as obras de cada homem em benefício próprio. O sábado seria dia santo, que Deus abençoou e pelo qual os homens deveriam ser gratos. Mas chega Jó e conta então com sua noção de que o amor de Deus se expressa por ajudar os miseráveis, socorrer quem precisa de ajuda! Deus não interrompe seu amor aos sábados, nem Jesus o fez quando AJUDAVA os seus seguidores com seus ensinamentos e presença, nem quando AJUDAVA os doentes curando-os de seus males físicos e de sua falta de fé.

Ele trabalhava aos sábados, divinamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!