terça-feira, 25 de outubro de 2011

Chorando pitangas



Desde suas origens, essa expressão tem o sentido de "queixar-se", "lamuriar-se". Ela surgiu no Brasil como uma adaptação, influenciada pelos povos indígenas, de uma frase muito usada entre os lusitanos: "chorar lágrimas de sangue". Na língua tupi, a palavra "pitanga" significa "vermelho". Assim, chorar as pitangas seria o mesmo que verter muitas lágrimas, até os olhos ficarem avermelhados. De acordo com o folclorista Luís da Câmara Cascudo, em seu livro Locuções Tradicionais do Brasil, "a imagem associada impôs-se: 'chorar pitanga' pelo lusitano 'chorar lágrimas de sangue', na sugestão da cor". (Rev. Aventuras na História, 24/06/2009).

HOMEM NÃO CHORA

Em Gn 27.38 a A Bíblia diz que quando Esaú soube que seu pai Isaque, tomado de engano, havia abençoado Jacó em seu lugar, ele levantou a sua voz e chorou. Quando Neemias soube que seus irmãos que não tinham sido levados para o cativeiro estavam em miséria e desprezo, ele também se assentou, lamentou e chorou (Ne 1.3-4). Também, quando os Israelitas cativos na babilônia se lembravam de Sião, eles choravam (Sl 137.1).

Antes de Jesus chegar, todos choravam na casa de Jairo, um dos principais da sinagoga, pela morte de sua filha (Lc 8.52). Choramos quando nossas espectativas de futuro são despedaçadas e quando sabemos do sofrimento de outrém. Jesus sabia que Lázaro tornaria à vida, mas sabia também da dor dele e de sua família, a quem Ele amava (Jo 11).

Quem dentre nós não chora, nunca derrama uma lágrima? Choramos devido ao sofrimento, angústia e dor. Choramos de arrependimento. Choramos também de felicidade, pelo filho que nasce, pela conquista de um sonho, pelo reencontro com alguém que há muito tempo não se via e que amamos. Chorar é um ato corriqueiro na vida do ser humano. Na verdade, quando nascemos, já o fazemos à base do choro. Aprendemos a chorar muito antes de falar.

Choramos também devido aos nossos pecados. Quando Pedro lembrou-se das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. Pedro chorou amargamente (Mt 26.75), pelo que fizera. Davi declara no Sl 38.18 : “Afligir-me-ei por causa do meu pecado”.

Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem? De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. (Lamentações de Jeremias 3.38-39)

ATÉ TU, JESUS?

Jo 11.35 é um dos menores versículos da Palavra de Deus e faz uma declaração impressionante. Ali, o apóstolo mais próximo de Jesus e único que permaneceu junto dele mesmo na cruz conta que o Filho do homem, Deus encarnado, a quem foi dada toda autoridade no céu e na terra, mesmo Ele, Jesus, chorou. Em sua humanidade, Jesus fez o que fazem todos os humanos.

Jesus acabara de saber da morte  de seu amigo de Betânia, Lázaro. O verbo “chorou” empregado nesta passagem no original grego é “dakruo”, o que indica que Jesus verdadeiramente derramou lágrimas e depois pranteou em silêncio, visto que o (verso 33) diz que quando Jesus viu Marta, irmã de Lázaro chorando e também os judeus, moveu-se muito em espírito e perturbou-se. Ele não é indiferente em relação ao nosso sofrimento. Mesmo sendo Ele a ressurreição e a vida, e tendo dito anteriormente aos seus discípulos que iria despertá-lo (verso 11), Jesus chorou.

Uma questão a ser abordada é que nossas atitudes podem fazer Jesus alegrar-se ou chorar com relação a nós. Vejamos o que pode levar Jesus a chorar com relação à nossa vida:

INCREDULIDADE

Em Lc 19.41 a Bíblia conta sobre entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado num jumentinho, em meio ao povo gritando “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor”. Quando Jesus ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela.

Os judeus aguardavam um Messias político e esse mesmo povo que gritava “Hosana”, diante de Pilatos pediria para soltar Barrabás e crucificá-Lo. A palavra "chorou" usada nesse caso é “eklausen”, que no grego significa mais do que derramar lágrimas: é lamentação, pranto, soluço e clamor de uma alma em agonia por ver a incredulidade e a recusa em arrepender-se por parte dos judeus. A grande recusa em massa de não aceitar a salvação, e essa recusa pela pessoa de Jesus ocorre até os dias de hoje em Israel. Eles vivem do comércio religioso, porém, são incrédulos. Tal incredulidade também está presente por toda a terra e isso faz Jesus chorar.

RELACIONAMENTO SUPERFICIAL OU INTERESSEIRO

Em Is 29.13, o SENHOR declara por meio do profeta Isaías: “... Pois que este povo se aproxima de mim e, com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens em que foi instruído”. Não é de hoje que o povo busca fazer barganha com Deus, cumprindo certos rituais DIPLOMATICAMENTE. "Eu tenho as minhas coisas, Deus tem as Dele (que devem estar no céu). De vem em quando trocamos alguns favores".

Isso com certeza faz Jesus chorar, pois é uma mentira na qual as pessoas acreditam. Deus tem TODAS as coisas, inclusive você. Não se trata de trocar favores, mas de servir quem é o SENHOR e foi capaz de se sacrificar para tornar claro aos olhos de todos até onde vai o amor Dele. Agindo diplomaticamente, você o senhorio de Deus e o amor Dele.

AUTOCONDENAÇÃO

Desobediência, injustiça, devassidão, idolatria, adultério, homossexualismo, sodomia, roubo, avareza, bebedice, mentira, feitiçaria, homicídios, estupros, pedofília, ira, inimizade, hipocrisia, glutonária, contenda, prostituição, fornicação, impureza e coisas semelhantes a estas fazem Jesus chorar. Ele deu sua vida para que os homens percebessem Seu amor e pudessem pertencer ao Reino de Deus. Mesmo assim, muitos preferem outro caminho e desprezam mesmo a sua vinda ao mundo.

Jesus não veio a condenar ninguém. Simplesmente, muitas coisas QUE VALORIZAMOS não são aceitáveis ao Senhor, e faz parte do nosso pecado original amá-las, pelo que fomos excluídos do Reino de Deus. Com a Sua morte, Jesus nos ofereceu uma chance nova: ele nos tiraria o amor pelo mal em troca de nosso amor por Ele, e assim seríamos novamente abençoados com a comunhão com Deus. Ele não nos obriga a segui-Lo, é uma opção que é dada a todos. Infelizmente, muitos a desprezam pelos motivos mais variados.

Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. (Pv 6.16-19)

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. (1Co 6.9-10)

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. (Gl 5.19-21)

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Ap 21.8)

E NÓS COM ISSO

Podemos fazer Jesus sentir prazer como o nosso proceder, não tristeza. Se você tem derramado as lágrimas do arrependimento, rasgado o seu coração porque busca abandonar o pecado ou se o seu choro tem sido fruto de perseguições por você ser fiel a Jesus, há uma promessa de Deus pra sua vida. No sermão do monte, Ele diz: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mt 5.4). Se você tem chorado por ver tamanha maldade e injustiça à sua volta, há um consolo da parte de Deus pra você.

Se você está em pecado, morto em seus delitos, pode ser que você esteja vivo, porém, morto espiritualmente. Os fariseus eram a elite social judaica e se achavam os maiores merecedores da graça divina. Como ninguém pode merecer o que é dado por amor, Jesus os condenou duramente, chamando-os publicamente de "raça de víboras", repetindo as palavras já usadas por João batista (Mt 12.34). Somente Ele pode gerar vida espiritual e proximidade de Deus em você. Basta pedir.

--------------------------------

Esse arquivo foi furtado anonimamente e adulterado clandestinamente do Anderson Vieira, que foi vitimado em http://www.gostodeler.com.br/matera/15336/Jesus%20chorou.html?sms_ss=email&at_xt=4db47e54a31e1301%2C0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!