sábado, 7 de maio de 2011

Rob Bell diz que Deus perdoa


Esse não é o Rob Bell, hehe. É uma paródia.

Deus diz: “Não” para a injustiça. Deus diz: “Nunca mais!” aos opressores que se aproveitam do fraco e vulnerável. Deus declara um boicote sobre as armas. É importante lembrar-se disso da próxima vez que ouvirmos pessoas dizendo que não conseguem acreditar num Deus de juízo. Sim, elas conseguem. Geralmente não pensamos em nada menos.

Cada derramamento de óleo, cada reportagem de outra mulher violentada sexualmente, cada notícia de outro líder político que silenciou a oposição através da tortura, prisão e execução, cada vez que vemos alguém sendo pisado por uma instituição ou corporação mais interessada em lucro do que em pessoas, cada vez que tropeçamos em mais uma instância do coração humano desviado, nós agitamos nossos punhos e clamamos: Será que alguém, por favor, pode fazer algo a respeito disso? Nós desejamos, ansiamos, temos sede por juízo. Traga-o! Libere-o! Como disse o profeta Amós: Que a justiça corra como um rio!

O mesmo com a ira. Ouvimos pessoas dizendo que não podem acreditar em um Deus que se ira. Claro que podem! Como Deus deveria reagir quando uma criança é forçada a se prostituir? Como Deus deveria sentir-se quando um país passa fome enquanto os senhores da guerra pilham os suprimentos alimentícios? Que tipo de Deus não ficaria irado com um esquema financeiro que rouba a poupança de milhares de pessoas? 

E esta é a promessa dos profetas sobre a Era Vindoura. Deus age, decisivamente, a favor de qualquer um que tenha sido pisado pela máquina, explorado, abusado, esquecido ou maltratado. Deus coloca um fim nisto. Deus diz: Basta!

Esse trecho é do polêmico livro “Love Wins” (O amor vence), de Rob Bell, que eu copiei de Solomon - assim como o vídeo. O livro é polêmico porque fala de um Deus capaz de perdoar literalmente tudo, o que desafia nossa imaginação de um inferno onde estejam as almas dos maus. De fato, Rob Bell é criticado por isso: por pregar sobre um Deus tão bom que deixaria o inferno vazio. Ele é um sujeito de grande visibilidade nos EUA, autor de livros e filmes direcionados aos jovens (curta-metragens da sua compania cinematográfica cristã Nooma) e fundador da Mars Hill Bible Church, onde prega também o conhecido Mark Driscoll. Já vi críticas pesadas sobre esse livro e o posicionamento de Rob Bell.

Será que Deus realmente perdoa tudo? Eu não tenho resposta para isso, mas tenho sido bastante incomodado por duas passagens, que não me saíram da cabeça toda a semana:

Ez 18. 4. Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar é que morrerá... 20. Aquele que pecar é que morrerá. O filho não levará a culpa do pai, nem o pai levará a culpa do filho. A justiça do justo lhe será creditada, e a impiedade do ímpio lhe será cobrada. Mas, se um ímpio se desviar de todos os pecados que cometeu e obedecer a todos os meus decretos e fizer o que é justo e direito, com certeza viverá; não morrerá. NÃO SE TERÁ LEMBRANÇA NENHUMA DAS OFENSAS QUE COMETEU. Devido às coisas justas que tiver feito, ele viverá. Teria eu algum prazer na morte do ímpio?, palavra do Soberano Senhor. Pelo contrário, acaso não me agrada vê-lo desviar-se dos seus caminhos e viver? … 32. Pois não me agrada a morte de ninguém; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se e vivam!

Sl 94. 8. Insensatos, procurem entender! E vocês, tolos, quando se tornarão sábios? Será que quem fez o ouvido não ouve? Será que quem formou o olho não vê? Aquele que disciplina as nações os deixará sem castigo? Não tem sabedoria aquele que dá ao homem o conhecimento? O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis. Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei! Tranqüilo, enfrentará os dias maus, enquanto que, para os ímpios, uma cova se abrirá.

Ezequiel foi levado cativo de Jerusalém aos 25 anos, poucos anos antes da destruição do Templo. Suas visões ocorreram na Babilônia, onde Deus o tornou profeta. Deus lhe disse que esqueceria TODAS as ofensas daquele que se afastasse das oferendas nos montes e dos ídolos, que não maculasse a mulher do próximo e não se aproveitasse dele. Deus disse que espera pelo arrependimento dos homens, ansioso para os perdoar! Isso não seria suficiente para esvaziar o inferno?

Infelizmente não. Diversas vezes Deus disciplinou o Seu povo, para mostrar-lhes que Ele não estava distante. Isso ficou claro a Jeremias e a Ezequiel. Mesmo todo o amor de Deus não faz com que os homens se lembrem sempre de que são observados, que o Senhor sabe o que pensam e fazem. No salmo 94, muito séculos antes de Ezequiel, Davi nos lembrou de que a morte (da alma) espera os ímpios. Quem são eles? São aqueles que fazem pouco caso da observância de Deus, o que não é difícil nem exige esforço.

Davi, Jeremias e Ezequiel precisaram de esforço para mostrar ao seu povo o que ainda hoje vemos. Quantas pessoas viveram e morreram no mundo em todo esse tempo? Quantos entenderam o que foi dito e procuraram o PERDÃO IRRESTRITO de Deus? Sim, talvez o inferno não seja um lugar vazio, afinal.

Rob Bell nos faz pensar. Agradeço a ele por isso, e também a quem o critica e satiriza.

Fabrizio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!