sábado, 18 de dezembro de 2010

Quem é seu senhor ?


É realmente engraçado como Deus usa situações diárias para me chamar atenção para algo. Um dia em sala de aula discutíamos a relação do homem com a tecnologia, e vimos uma imagem onde o homem estava acorrentado a um computador, caracterizando a escravidão que hoje a maioria de nós (se não todos) somos submetidos pela tecnologia.

Os sentimentos são expressos virtualmente, uma conta é paga sem ir ao banco, uma comunicação é feita por telefone, internet ou celular, arquivos e dinheiro são importados através de tecnologias avançadas para perder menos tempo... e assim somos dominados.

Foi aí que Deus me fez refletir que eu, influenciada pela sociedade moderna, também me deixo escravizar várias vezes a algumas dessas tecnologias, principalmente o computador. Essa escravidão torna-se pior na minha vida porque quando eu permito, pode tomar o lugar de Deus no meu tempo diário.

Não só as tecnologias, mas também o estudo e o trabalho exaustivo, as atividades extras e vários outros afazeres tomam esse espaço no nosso tempo que hoje em dia é tão corrido e tão curto. Na hora, Deus me fez lembrar de um versículo que eu gosto muito em 1 Coríntios 6:12 :

"Eu poderia dizer: 'posso fazer qualquer coisa' mas não vou deixar que nada me escravize."

Paulo nos diz que não há nada que não possamos fazer, mas não podemos deixar-nos ser dominados por nada. Uma palavra que busco muito é equilíbrio, porque creio que a maioria das coisas feitas ao extremo ou com pouco interesse causam insatisfação.

Temos que assumir na nossa vida o primeiro lugar a Deus. Os outros afazeres e diversões são necessários, contanto que sejam feitos da forma e na medida certa. Infelizmente, nossa natureza sempre vai nos levar a gastar o nosso tempo com as coisas mais "bobas" - para não dizer sem propósito - no sentido de desperdiçar mesmo esse tempo. Quantas horas podemos passar vendo TV, navegando sem rumo na internet, falando de bobagens, e nos sentirmos tão bem com isso! Mas quanto é difícil dedicar um pouco do nosso tempo a Deus, dar a Ele um pouco mais do que as moedas do dízimo, entregar que seja a décima parte do nosso tempo de vida. O autor de Eclesiastes bem disse tudo o que nos cerca são vaidades...

Talvez você esteja pensando "devo passar grande parte do meu dia orando ajoelhado, então". Não é bem assim: orar é bom, é necessário, mas não precisa ser um tempo separado na sua vida. Deus rasgou o véu que o separava dos homens no templo, lembra? Talvez Ele realmente queira você junto Dele, bem mais junto do que você pensa. Havia um monge carmelita do século 17 - Nicolas Herman, mas conhecido como irmão Lawrence - que ensinava que Deus é simples, não requer espetáculos nem feitos grandiosos, que podemos invocar a presença Dele até quando costuramos a roupas, se fizermos isso por amor a Ele.

É uma boa lição para tomarmos, a fim da sabermos como dedicar nosso tempo e nossas atividades, pois então teremos Ele como nosso real Senhor. Vale a pena que sempre perguntemos: quem está nos controlando agora, realmente para quem estamos fazendo isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!