Imagine que a notícia mais comentada do jornal de hoje fosse a "bomba" do século XXI: Carlos Slim Helu (considerado o homem mais rico do mundo) escolheu abrir mão de todo o dinheiro que tinha, o conforto da belíssima mansão que morava e tudo que tinha feito durante a vida para chegar aonde chegou, para simplesmente viver como um homem comum. Andar com homens mal vestidos, pessoas com doenças contagiosas, ladrões, mulheres prostitutas, e todo tipo de pessoa que o mundo não considera importante. Imaginou o escândalo??
A indignação de milhares de pessoas que desejariam estar no lugar dele, e ele simplesmente abrir mão de tudo? E, mais do que isso, por motivos que não parecem ter o menor sentido. Afinal, se você tem todo o poder em suas mãos, e pode ter tudo o que quiser, para quê se importar com quem nunca teve essa oportunidade?
Por mais que pareça, não, isso não é conto de fadas nem um mundo muito longe daqui. Isso realmente aconteceu. Mas não foi com Carlos Slim. Foi com alguém muito mais poderoso e que tinha poderes e confortos muito maiores do que ele ou qualquer outro homem que venha a ocupar o cargo de mais rico do mundo possa alcançar. E o mais incrível é que não houve escândalo algum ou noticias espalhadas em todo lugar.
Muito pelo contrário, muitas pessoas são indiferentes à essa noticia. E esse homem foi Deus. Mais do que uma mansão avaliada por bilhões de dólares, ele abriu mão de ruas de ouro. Mais do que uma BMW ou qual seja o carro que muitos sonham em ter um dia, ele abriu mão do trono celestial. Mais do que o lugar mais bonito do mundo, ele abriu mão de onde a paz reina, onde não há iniqüidades, enfermidades ou ambição. Mais do que ser o homem mais influente do mundo somente por ter muito dinheiro, Ele era quem fazia o sol parar e o vento cessar, quem mandava chuvas ou calor. Ele podia influenciar tudo e qualquer coisa. Mas Ele abriu mão de tudo isso, somente para ter a nossa amizade.
Ele entregou o seu único filho à morte, por pessoas que ninguém percebe a presença e não vê nenhum valor. Ele sabia que para ter a paz verdadeira, eu e você hoje precisávamos experimentar uma vida real com Ele. E mesmo que isso lhe custasse uma vida que Ele tanto amava, Ele escolheu pagar o preço porque “assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida" (Rm 5:18).
Talvez isso ainda não seja real, nem todas as pessoas viram o verdadeiro valor desse sacrifício, mas esse é o Seu maior sonho: ter a vida de todos seus filhos. Um ato tão maravilhoso de amor não merece ser desprezado, não deve ser visto como um simples sacrifício, e sim como a certeza de que temos alguém que se importa conosco, mesmo quando não vemos interesse de ninguém, que deseja a nossa amizade mesmo quando erramos e sabendo de cada um dos nossos defeitos. Ele quis passar os sofrimentos, problemas, derrotas e dificuldades que nós enfrentamos todos os dias, mesmo sendo Deus.
Você já ouviu alguém mais velho dizer: “Eu sei como é porque já fui da sua idade e já passei por isso” ? Assim mesmo Jesus fala conosco. Não há algum problema, algum sofrimento ou tentação que você passe que Ele não saiba o que é, ou não tenha passado de uma forma muito pior. Ele enfrentou tentações, humilhações e dificuldades para hoje poder ajudar em qual for o problema que tivermos. Esse ato nos leva à intimidade, a escolha de poder falar com Ele a qualquer hora do dia sem precisar de nenhum esforço e poder contar com Suas palavras de conforto. Esse é o verdadeiro motivo que me leva a entregar tudo o que sou e o que tenho, porque “Ele preferiu morrer por mim do que ter que viver sem mim”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário!