domingo, 26 de setembro de 2010

Uma religião, fria, morta e sem resposta

enviado de http://revjademir.blogspot.com/2009/08/uma-religiao-fria-morta-e-sem-respostas.html

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).


Em meu artigo, “Eu prefiro não ter razão” faço a seguinte observação: "Preferem assistir ruir tudo à sua volta por conta de uma religião, fria, morta e sem respostas, mas que cabe em sua razão, ao invés de conhecerem ao “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores”, que morreu na cruz pra lhes dar uma nova vida e inundar seus corações com uma paz e alegria que o mundo não conhece nem pode dar".

Algumas pessoas me perguntaram desde o primeiro momento (ao redigir o artigo), de que religião eu estava falando ao fazer esta observação. Pois bem, não me refiro a nenhuma religião ou seita em particular, muito embora muitas me venham à mente enquanto escrevo este artigo. A palavra RELIGIÃO vem do latim RELIGARE, que significa RE-LIGAR. Na realidade o sentido da palavra religião é a RE-LIGAÇÃO do homem a Deus, de quem jamais deveria ter-se desligado.

Segundo o que nos ensina a palavra de Deus só existe uma religião possível, e esta não é a evangélica, a católica, a espírita, muito menos budista ou outras do gênero. A Bíblia diz: “Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos...  em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:10-12) A única religião possível é Jesus Cristo. Só ele pode religar o homem a Deus. Qualquer religião que se proponha a religar o homem a Deus sem respeitar os ensinos e o sacrifício de Jesus, tornar-se-á uma religião fria morta e sem respostas.

Em nossos dias temos visto os preceitos de Deus sendo desprezados em nome das tradições ou das instituições, muitas delas ditas religiosas. Geralmente as pessoas não procuram conhecer o que estas instituições pregam ou ensinam. Unem-se a elas como quem começa a torcer por um time, por informações superficiais, tradição ou pura simpatia. No entanto, quando se trata de um assunto tão importante como a nossa re-ligação a Deus, a nossa tão propalada salvação. Deveríamos procurar dar mais importância ao que Deus diz sobre o assunto. Afinal, quer gostemos ou não, concordemos ou não, ele faz as regras. Tenho aprendido a valorizar quem entende do assunto, em nossa igreja temos alguns irmãos que são especialistas em alguns assuntos, quando o assunto é o deles eu faço questão de ouvi-los; mas quando o assunto é a salvação das suas almas, eles me ouvem, e juntos ouvimos a Deus.

O pecado que Adão cometeu no Éden não nos lançará numa eternidade sem Deus. Não somos responsabilizados pelo pecado de Adão. Mas este pecado lançou em toda a raça humana uma semente pecaminosa que se perpetua de geração a geração, levando homens e mulheres a uma vida de perversão egoísta, distanciando-se a cada dia de Deus e de seus preceitos. Esta semente pecaminosa nos leva a cometermos os nossos próprios pecados, pelos quais seremos condenados a uma eternidade sem Deus e a Bíblia chama a isso de morte eterna. É justamente aí que entra o sacrifício de Jesus.

Quando o homem reconhece a Jesus Cristo como seu salvador pessoal, ele passa a fazer parte da nova criação de Deus, feita em Cristo, livre da condenação do pecado (João 3). Não é o fato de irmos a uma igreja católica, evangélica ou qualquer outra que vai nos tornar salvos e nos transformar em filhos de Deus. Isto só é possível ao permitirmos que Jesus Cristo viva em nós e seja o Senhor das nossas vidas (João 1:12). Sem Ele, qualquer religião, por mais bonita, atraente, ou carismática que seja será sempre fria morta e sem respostas. Somente Jesus tem as respostas que a nossa alma almeja, somente ele é a verdadeira religião, somente ele pode religar o homem a Deus. A Bíblia diz:“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:37-38)

Se não queremos seguir a uma religião fria, morta e sem respostas; precisamos receber Jesus Cristo como o nosso salvador pessoal e vivermos em obediência à sua palavra. Somente Jesus pode dar sentido às nossas vidas. Pensemos nisto, afinal estamos falando de onde passaremos a eternidade.

Deus nos abençoe sempre, Pr. Jademir Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!