sábado, 25 de setembro de 2010

Cartas de Cristo



2Co 3:1-3 – Cartas de Cristo.

O apóstolo Paulo, escrevendo aos irmãos de Corinto, afirma “sois a Carta de Cristo”. Toda carta tem um remetente, ou seja, quem está enviando e um destinatário, a quem a carta é endereçada. Além disso, toda carta tem um conteúdo, uma mensagem escrita dentro. Ela pode ser curta ou longa, feliz ou triste, alegre ou brava, mas sempre produzirá um resultado sobre aquele que a lê.

Acredito que essas palavras que Paulo pronunciou sobre aquela igreja vão além daquele momento histórico e também vale para nós hoje. Posso ouvir Paulo dizer a igreja brasileira hoje: “Sois a Carta de Cristo”.

A grande pergunta que fica para nós nesses dias de hoje é: Que mensagem as pessoas tem lido em nossas vidas? Que impacto nossas cartas tem causado sobre homens, mulheres, jovens e crianças brasileiras, que desconhecem a experiência do novo nascimento e do Supremo amor de Jesus?

Será que o remetente, Jesus Cristo, ao olhar para nós, encontra em nosso viver, sua escrita, ou trocamos o texto por outra mensagem?

Precisamos repensar nossa espiritualidade cristã nesses dias. Abandonar nosso ufanismo religioso (e daí que somos 25 milhões de brasileiros?), esse evangelho triunfalista de frases prontas e de efeitos, mas que não produz impacto real dentro de nossa sociedade. Por conta disso, temos vivido no Brasil um conceito de “nação Evangélica” que tem servido muito mais para criar uma cultura evangélica, um mundinho gospel, um gueto religioso, cheio de trejeitos e envangeliquismos, mas que afastam as pessoas! Que tem inclusive machucado muitas pessoas!

Eu afirmo, isso não é ser a Carta de Cristo!

Aonde nosso tamanho numérico mudou, impactou positivamente a sociedade brasileira? Quando comparo o que vejo com os exemplos bíblicos, vejo quase nenhum impacto real, nada significativo no nível da nação. Somos uma grande bolha, inchada e impressionada com nosso próprio tamanho. Mas não se engane, Cristo não se impressiona com isso! Os Evangelhos e Atos mostram o impacto da mensagem simples, mas poderosa de “Jesus é o Cristo”!

Vivemos um momento delicado nos dias de hoje. Entendemos a fé e a conversão a Cristo de forma muito superficial. Hoje, a grande maioria dos cristãos freqüentadores de igreja alicerça sua fé sobre suas emoções, ou seja, toda sua experiência cristã e o que ele acredita como sendo Deus falando e agindo na sua vida, é medida pelo grau do que ele está sentindo.

A pessoa de Deus e a Sua Palavra tomam um segundo plano de significância em sua vida. Por que o que rege sua fé e entendimento de “comunhão com Deus”, são suas emoções, mexidas por algum fator externo, como uma música, uma mensagem de apelo motivacional ou alguma manifestação de ordem sobrenatural. Tudo muito rápido, fast food cristão! Por isso nunca se viu tantos cristãos que vivem de altos e baixos com Deus. Isso é uma mensagem morta, de um Cristo morto. Em nada se parece com o Cordeiro de Deus, que venceu a morte e ressuscitou.

O salmista no Salmo 119.11 diz “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”, Paulo afirma “nas tábuas de carne do coração”. È no coração! Esse é o lugar aonde Cristo escreve sua carta em nossas vidas. Na transformação do nosso caráter, mudando nossos desejos, posturas e motivações, nas tábuas do coração humano! Quando a carta é escrita ali, todo nosso viver contará essa história.

Precisamos de Cristãos com a mensagem de Cristo gravada em sua alma. Essa obra é do Espírito, não é minha nem sua. Não somos nós que a realizamos, mas só pode ser realizada com nossa permissão e renuncia! Nossa responsabilidade é de crer e de nos entregarmos.

A fé deve ser vivida no presente contínuo, contínuo de confiar e acreditar. Não é suficiente somente o ato da fé, mas sim toda uma vida de confiança e persistência em Deus e obediência a Ele.

Quando entendo isso estou pronto para viver o evangelho triunfante de Jesus! Aquele que apesar de todas as dificuldades e dos meus erros será confirmado e seremos mais do que vencedores em Cristo que nos garante a vitória!

Essa é a Carta que Jesus quer que seja lida por todos em nossa vida.

E você, que mensagem estão lendo na sua vida? Que Cristo você está mostrando para as pessoas?

Pr. Cristiano Lordelo – Igreja do Nazareno de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!