quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Revendo Deus

- Pai, já estou há 40 dias aqui. Ando cansado, maltrapilho e faminto...
Como poderia piorar?


Plim, plim! Um grande texto natalino do Ricardo Gondim! Agora seja um bom menino e não conte para ele o que fizemos da sua obra, hehe.

Rafael, Michelangelo e vários outros pintores tentaram retratar o rosto de Deus. Graças a eles, o nosso imaginário tem Deus com diversos rostos. Como mostrar na tela quem nunca foi visto? A Bíblia relata um diálogo significativo/apavorante entre Moisés e o Senhor:

Êxodo 33:17-23
O Senhor disse a Moisés: "Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome". Então disse Moisés: "Peço-te que me mostres a tua glória". E Deus respondeu: "Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". E acrescentou: "Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo". E prosseguiu o Senhor: "Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará, em cima de uma rocha. Quando a minha glória passar, eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar. Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver".

Com a proximidade do Natal, todos que se lembram de festejar o nascimento de Cristo procuram esboçar o que imaginam ser o rosto de Deus. Seria o rosto de Jesus? Como era Ele? O famoso Sudário de Turin já foi amostra de muitas investigações, terminando por atestar-se, entre muitas controvérsias, que se trata de uma imagem real de pessoa, porém datando de cerca de 1300 d.C., talvez uma reminescência das Cruzadas. Apesar disso foi construída uma imagem "crística" de como deveria ser o indivíduo que o Sudário já embalou... Na prática, continuamos sem saber que rosto os apóstolos viram quando falavam com Ele.

Jacó/Israel já lutou com Ele e não O reconheceu ao ver (Gn 32.24-30). Talvez Ele tenha um rosto comum. Mas Jesus disse que o reino do céu pertence aos pequeninos, aos que mamam. Teria Ele um rosto de bebê? Ao tentar desenhar o mistério, o artista termina com (mais) um ídolo. O rosto de Deus, entretanto, pode ser experimentado nos sem-teto que perambulam pelas ruas e dormem nos viadutos das grandes cidades. Quando Jesus nasceu, a família estava sem moradia certa, não possuía recursos para pagar uma hospedaria e viu-se obrigada a refugiar-se em um estábulo.

O rosto de Deus pode ser percebido em vítimas de preconceito e em injustiçados. Sobre o menino que nasceu em Belém pairou uma dúvida: ele era de fato filho de José? O casal não inventara aquela história toda para se safar de um rolo?

Onde Jesus conseguiu se misturar, sem ser reconhecido? Foi entre os mais pobres, entre aqueles que buscavam ajuda nas escadas do Templo, na piscina de Betesda (Jo 5), etc. O rosto de Deus se revela nos desprezíveis, nos que foram condenados à margem da história. Quando o menino nasceu, ninguém notou ou escutou o alarido dos anjos. A trombeta que anunciou paz na terra pela boa vontade de Deus passou desapercebida da grande maioria. Apenas um punhado de pastores foi sensível para presenciar o momento mais importante da história humana.

Qual o rosto de Deus? Ele não se parece com os cartões postais ou com o menino de barro das lapinhas. Deus é igualzinho a Jesus. E Jesus é bem parecido com o vizinho do lado, com a mulher que pede socorro na delegacia do bairro e com a família que chora a morte do filho no corredor do ambulatório. Ele sempre andou entre os necessitados!

Não é preciso muito para encontrar Deus, basta um coração de carne, humano.

Soli Deo Gloria

---------------------
Gaste o tempo que já gastamos e leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!