quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Jesus no campo

Brevas: até Jesus queria comer


Eu sempre fui curioso sobre uma certa passagem bíblica... Seguem suas 3 versões nos evangelhos sinóticos abaixo:


Mateus 21
18 E, de manhã, voltando para a cidade, teve fome;
19 E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.
20 E os discípulos, vendo isto, maravilharam-se, dizendo: Como secou imediatamente a figueira?
21 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito;
22 E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.

Marcos 11
12 E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.
13 E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos.
14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto.
...
19 E, sendo já tarde, saiu para fora da cidade.
20 E eles, passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde as raízes.
21 E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira, que tu amaldiçoaste, se secou.
22 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus;
23 Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.

Lucas 13
6 E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;
7 E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?
8 E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;
9 E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar. 

Cronologicamente, as três passagens acontecem enquanto Jesus vai de Betânia e Jerusalém. É um caminho bem curto, de aprox. 6 Km. Qualquer pessoa faria esse trajeto em menos de 2h, por mais gente que houvesse junto. Assim, trata-se de algo que aconteceu rápido. Mateus e Marcos contam sobre um evento, enquanto Lucas fala sobre uma parábola. Muitos estudiosos acham que seria curioso Lucas não se importar com um milagre que os demais acharam tão significativo, especialmente sendo o texto dele justamente a versão mais detalhada dos evangelhos, mas é possível que Lucas simplesmente não estivesse presente ou não compreendesse o que se passou. Lucas afinal era um homem urbano, enquanto a passagem é toda em ambiente rural. Muitos pensam que Lucas escrito sua versão muito tempo depois (o livro de Atos provavelmente é obra dele, também), baseando-se nas suas observações e no texto de João Marcos, o que seria de fato o trabalho de um estudioso.

Quase todos os estudiosos dão a Marcos a marcação mais precisa dos fatos referentes à vida de Jesus. Sendo assim, temos realmente uma figueira amaldiçoada por não dar figos fora da estação de figos! Sempre me perguntei se Jesus não estaria tendo um mal-dia, quando secou a pobre planta. Para minha surpresa, porém, descobri que era costume dos judeus viajantes comerem das figueiras quando não era estação de figos... Como?!

A figueira produz pelo menos duas safras de figos, cada ano. A primeira safra vem no fim do inverno, antes de as folhas rebrotarem: são figos disformes, bem grandes mas de pouco sabor, que nascem abaixo da nova folha (os figos "verdadeiros" nascem acima da folha). Nos lugares mais frios, esses figos temporões de menor qualidade costumam ser destruídos pelo frio do final de inverno. Nos climas mais moderados, porém, eles crescem e até são colhidos. Em abril, quando Jesus ia para Jerusalém, era época dos figos temporões. Achei muita gente citando o nome árabe TAQSH para esses figos, porém todos tiveram uma única fonte, que é o livro Hard Sayings of the Bible, Kaiser Jr WC et al, num trecho de Bruce FF. Por isso, não posso assegurar nem que a palavra TAQSH realmente não seja uma invenção desse Bruce FF. No vocabulário latino, esses figos são chamados brebas ou brevas.

O figo brasileiro é uma planta baixa, sempre feminina. No Oriente Médio, porém, são árvores de médio porte masculinas (frutos não comestíveis) e femininas (frutos comestíveis). Fato é que Jesus estava procurando brebas para comer, enquanto passava ensinamentos a todos quanto o seguiam (o texto de Lucas deixa isso muito claro). Não achando brebas, isso significava que aquela figueira não daria figos naquele ano, que era estéril. Vírus, bactéria, falta de esterco... as causas podiam ser várias, mas Jesus tinha um ensinamento a passar, e pretendia impactar quem o seguia. Seu ensinamento, claro, não era sobre como secar árvores estéreis: Ele ensinava sobre como a fé podia sobrepujar todas as coisas.

Outros comentando essa passagem falam que Jesus revelava o que seria de Israel ao não dar-lhe frutos (crentes), ou mesmo como seria ele mesmo o ceifeiro para derrubar as pessoas de coração estéril. Pessoalmente, acho que isso pode ser exagero. Era hábito na sociedade agro-pastoril dos judeus derrubar as árvores estéreis: ninguém parece ter se compadecido da árvore, certamente não viram naquilo uma ameaça. Jesus também poderia dar um sinal maior à própria Jerusalém, para onde Ele seguia. Por isso, discordo que o impacto pretendido fosse por secar uma figueira (símbolo de Israel), mas simplesmente por fazer uma boa ação (sim, retirar árvores estéreis era visto como bom) apenas através da fé. Não foi isso que Jesus foi ensinar no Templo, em Jerusalém, ainda que aos pontapés?

-----------------------------------
Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!