terça-feira, 19 de julho de 2011

A dracma escondida no bolso

clique para ampliar
quadro de Domenico Feti - 1622

Esse é um texto velho, quase um be-a-bá. Achei ele nos papéis perdidos de http://www.idagospel.com/2011/02/dracma-que-se-perdeu-nos-lares.html. É principalmente velho porque quase todo mundo já ouviu isso. Curiosamente, pouca gente é capaz de lhe dar atenção, de seguir as sugestões. Essa é mais uma tentativa, dentre muitas já feitas, para falar a alguém que é muuuuuuito difícil mesmo de ouvir. Mas vamos lá... Está no bolso, só precisa ser pega.
--------------------------------------

Lucas 15:3E ele lhes propôs esta parábola, dizendo: "Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso; e, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida." Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

1) Sumiu a drácma do respeito:

- Considerar o valor do outro
- Tratar as pessoas com dignidade
- Dar importância a elas
- Quem respeita ouve com atenção, participa dos sonhos do outro.

Colossenses 3:20. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. 

Quanta gente egoísta nos lares, pensam somente em si mesmas, procurando a qualquer preço esmagar os outro. Gente que mente, que trai a confiança, gente que usa os outros. O diabinho de cada um sempre diz: é assim mesmo, se não for assim você vai ser pisoteado, etc. Detalhe: esse diabinho a ninguém nem nada fez. Quem fez, fala bem diferente. Continue lendo.

2) Sumiu a drácma do carinho e do amor

O carinho é outra manifestação do amor verdadeiro, assim como o respeito. Essa é outra drácma rara. O carinho traz o beijo, o abraço gostoso. Carinho de pai e filho, que andam sempre juntos, que desenvolvem um diálogo amigo. Carinho de cônjuges que ainda trocam elogios, que priorizam um ao outro, que sentem prazer quando estão perto.

1Pedro 3:8. E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.

Você já beijou seus familiares hoje? u seus valores estão fora do convívio familiar, estão no mundo?

3) Sumiu a drácma da espiritualidade:

A vida religiosa ou espiritual tem se limitado a casar no religioso ou batizar filhos na igreja e nada mais. Depois só voltam a pensar em Deus numa grave enfermidade ou velório. Outros vão um pouco mais adiante, indo à igreja nos cultos dominicais. Mas, em casa, nada. Não há mais louvor, vida de oração ou culto doméstico dentro do lar. O temor e zelo para com o Reino de Deus tem sido escasso. Hoje quando projetamos as nossas casas, é comum reservarmos um cômodo maior para o ídolo do lar: a televisão – aquela a quem se dedica maior tempo e atenção.

E nos esquecemos de reservarmos uma sala de oração e culto no lar. Muitos lares já inverteram os valores cristãos: a Palavra de Deus não tem mais lugar em certos lares, igrejas ou mesmo em muitas vidas.

COMO REENCONTRAR AS DRACMAS PERDIDAS

No texto, encontramos atitudes sábias da mulher que perdeu a drácma. Atitudes que, se imitadas, nos ajudam a restaurar os valores que estão desaparecendo em nossos lares.

1) Decida ser o herói da sua casa:

- Pais, procuram os pastores para dar um jeito nos seus filhos. Cônjuges e filhos fazem o mesmo. Mas o que vemos no texto a expressão “porque achei a drácma que tinha perdido”. Foi ela quem procurou e achou.

Você acha que alguma coisa precisa ser restaurada em seu lar? Decida então você ser usado por Deus, para essa missão. Decida pela sua própria mudança, visando a restauração do seu lar. Primeiro é necessário estar bem contigo.

2) Valorize os pequenos detalhes:

- A mulher tinha dez drácmas, perdeu apenas uma. Ficou com nove, com a maioria, mas antes de perder uma segunda, ou a terceira, parou para costurar a carteira. Parou para correr atrás do pequeno prejuízo. Lembre-se a broca é um pequeno inseto, mas aos poucos corroem a estrutura de um grande armário.

A falta de um “bom dia” ao se levantar, a falta de “um parabéns” pelo aniversário de casamento, deixar de usar um desodorante, de não escovar os dentes, não gravar as datas, de não falar um boa-noite ao deitar. Peça a Deus discernimento quando às suas ações.

3) Não aceite o caos como natural:

- Diz o texto que a mulher procurou. Isto é, ela não se assentou na cadeira da comodidade dizendo: “a vida é assim mesmo! É comum perder uma moeda tão pequena. Deixa pra lá!” Ela reagiu, se esquentou, foi atrás. Ela procurou. Quantos se assentam na cadeira da comodidade, acham que o mundo é assim mesmo, não tem como melhorar, ou afirmam que todo marido é safado mesmo. Ou todo adolescente é rebelde mesmo…

Na verdade muito não acham nada, porque não estão procurando. Decida agora mesmo procurar um meio de salvar ou melhorar o seu Lar, a sua vida, o seu ministério.

4) Humilhe-se para fazer mudanças:

- A mulher para achar a drácma varreu a casa. Apanhou a vassoura e levantou poeira. Para varrer até encontra-la teve que remover tapete e até trocar móveis de lugar. Varrer incomoda, pois mexe com o que já se assentou. Talvez esteja faltando isso em sua casa, em sua vida cotidiana?

• Varrer sua boca para produzir novas palavras
• Varrer seu tempo, para dar mais tempo à família
• Dê uma varrida na sua arrogância, para ter mais espaço e servir aos membros do lar.
• Varra sua mente, seu coração, isto é, santifique-se mais, para que o Espírito Santo tenha uma verdadeira moradia em corpo

Santidade quer dizer pureza: em João 16:8, a Bíblia nos diz que o Espírito Santo nos convence do pecado…, Ele irá revelar os cantos que precisam ser varridos dentro de você e de sua casa, para encontrar valores perdidos.

João 16:8. E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

Não há nada de errado em se humilhar por um bom propósito. Jesus mesmo deu essa instrução:

João 13.4Levantou-se [Jesus] da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.

Nunca me lavarás os pés.
- Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
- Senhor, lava não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
- Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.

Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.

Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

5) Seja diligente:

- Seja obcecado por este propósito. É fortíssima esta expressão no texto: “até encontra-la”. Ela só parou de procurar quando encontrou. Há os que procuram os valores perdidos dentro do lar como meninos mal mandados: dá só uma olhada por cima e diz que não adianta, que não encontrou. Procuram com tanta má vontade, com preguiça que, mesmo estando próximo, não o encontram.

Coloque a restauração de seu lar como um ideal de vida. Não desista fácil, vá em frente, continue procurando um método, um meio, uma bênção para o seu lar, para ele voltar a ser o que era.

6) Sobretudo acenda a candeia:

Esta é a decisão mais importante. Foi a primeira coisa que ela fez: acendeu a lamparina. No escuro ficaria dificílimo procurar. Talvez você não tem achado nada de valor na sua casa, porque falta acender a luz. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, pelo contrário terá a luz da vida” 

João 8:12. Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

O envolvimento sério com Jesus muda a nossa história, nossa vida, nossa casa, e isto é básico para encontrarmos as drácmas perdidas. Tem pessoas sofrendo porque perderam drácmas em casa e, sofrem mais, porque estão procurando e não acham, estão cansadas, desesperadas e desanimadas. O que falta? Falta acender a luz!

Ter Jesus é se entregar totalmente a Ele, deixando-O dirigir a sua vida, pela Bíblia, procurando sempre estar em comunhão com Ele pela oração. E se dispor a servi-Lo.

Salmos 119:105. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Deixe a palavra de JESUS iluminar seus caminhos e direcionar por onde deves andar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!