quarta-feira, 1 de junho de 2011

Gostosa tentação...

Nesse vídeo, as crianças recebem uma ordem clara para não comer o doce. Se obedecerem, ganharão mais um doce quando a moça voltar.


Deus deixou algumas regras, disse para termos amor a Ele acima de tudo, amarmos uns aos outros, até que Ele voltasse. Parece uma situação familiar? Aqui nesse mundinho azul, todos nós somos tentados por certas coisas deliciosas que sabemos serem erradas. Mas, são coisas que queremos tanto! Como é que vamos dizer não à tentação? Um mais sem-vergonha já diria “Se Deus me colocou esse doce na frente, deve ser para comê-lo”.

Ser tentado faz parte da vida de todos. Jesus foi tentado, porque não seríamos? Repare o que estava em Sua tentação: simplesmente mostrar Quem Ele realmente era. Nenhuma maldade. Era simplesmente dizer Quem era. O problema estava nas entrelinhas: era obedecer ao diabo, e isso Jesus não faria.

Mt 4.1. Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães". Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".

Ele preferiu a fome. As tentações são oportunidades que tanto podem nos fortalecer quanto nos corromper. É nos dada uma escolha: vencer a tentação a com a ajuda de Deus, ou sucumbir a ela. Para nos afastarmos da tentação, é necessário desenvolver um relacionamento real com Deus, e um relacionamento que funciona exige uma comunicação bi-direcional. Nos voltamos para Deus e pedimos sua orientação; mas precisamos ouvir a Sua direção e colocá-la em prática.

Deus pode nos afastar uma tentação, Ele pode nos proteger para que não pequemos. Basta que Lhe peçamos isso... mas qual de nós não sente um prazer em experimentar aquilo que é proibido? Não pedimos a Deus, às vezes até pedimos que Ele nos acoberte nas más escolhas que fazemos. Dá para imaginar Deus ajudando alguém a ofendê-Lo (pois é isso que o pecado é: ofensa a Deus, trocar Ele por alguma coisa qualquer que nos dê prazer)?

Construir uma relação de confiança com Deus leva algum tempo. Não é nossa natureza buscar a Ele! Começamos como cristãos bebês, mal capazes de fazer algo além de uma oração memorizada. Através da leitura da Bíblia e aprendendo com os outros cristãos, nós começamos a aprender o que Deus espera de nós e como falar com Ele. Acredite: isso é mais complicado do que parece, para todos! No começo, nossas orações são em sua maioria petições: "Deus me dê isso" ou “Deus, tire isso". À medida que amadurecemos a nossa fé, começamos a pedir menos coisas e clamar mais por direção. E aí nós começamos a ouvir as respostas de Deus...

Se conseguimos chegar até aqui na nossa caminhada com Deus, já tivemos que lidar com algumas tentações. Alguns de nós deixaram para trás um desastre do trem da vida quando encontraram Cristo. As tentações ao longo da nossa caminhada com Ele podem ter sido coisas como dizer não à bebida, desistir daquele jogo tão promissor, deixar de comprar aquela roupa tão linda, ou até recusar aquela paquera. Sim, as tentações são como doces apetitosos!

Em nossa infância cristã, Deus nos dá um monte de Sua Graça para nos limpar um pouco... Ele mantém um monte de tentações longe de nós no início e nos envolve com Sua protecção. Assim como você leva seu bebê para casa, Deus nos leva em nossas vidas.

"Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar." (1 Coríntios 10:13)

Eis algo importante com respeito às tentações: Paulo nos puxa as orelhas, lembrando que todas elas nós podemos suportar. Deus nos protege se pedimos a Ele, todos os Salmos falam incessantemente sobre isso. Disse o profeta Naum, num único verso enquanto antevia a destruição da poderosa cidade de Nínive: “O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que Nele confiam” (Naum 1.7). Mesmo na calamidade, eis a mão de Deus! Não é nossa natureza confiar no Senhor, saber que O temos por perto (lembra-se da garotinha mais nova, no vídeo?), mas é essa a verdade. Ele nos vê, enquanto pensamos estar sós...

Algumas pessoas acreditam que podem SE fortalecer para vencer as tentações. Usando de filosofias, conhecimentos, AUTO-confiança ou talvez até algum versículo bíblico, elas desprezam a proteção de Deus. Ok, ainda que resistam e cumpram às regras, já sucumbiram à pior das tentações: o orgulho. Já erigiram um EU-ídolo em quem confiar, já se afastaram do Deus de amor, como gostaria imensamente de ver o nosso inimigo, como o fariseu daquela parábola...

Lc 18.8. Eu [Jesus] lhes digo: ele [o juíz iníquo] lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra? A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".

--------------------------------
texto escrito sobre http://www.essortment.com/overcoming-temptation-christian-sermon-44092.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!