sexta-feira, 11 de março de 2011

Discutir é preciso



Um escrito brilhante de Søren Kierkegaard, que eu quis copiar desde que li no livro do Paulo Brabo.

A questão é bastante simples. A Bíblia é muito fácil de entender. Mas nós, os Cristãos, somos um bando de vigaristas ardilosos. Fingimos ser incapazes de entender, porque sabemos muito bem que no minuto em que a entendemos, somos obrigados a agir em conformidade. Pegue qualquer palavra no Novo Testamento e esqueça tudo, exceto comprometer-se a agir em conformidade. Meu Deus, você vai dizer, se eu fizer isso, toda a minha vida será arruinada. Como eu progrediria no mundo? Aqui reside o verdadeiro lugar da erudição cristã. Erudição cristã é a prodigiosa invenção da Igreja para defender-se contra a Bíblia, para que possamos continuar a ser bons cristãos sem a Bíblia chegar perto demais. Oh, conhecimento inestimável, o que seria de nós sem você? Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Sim, já é horrível ficar a sós com o Novo Testamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!