domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ebenézer



1 Samuel 7:12 - Então Samuel tomou uma pedra e a pôs entre Mispa e Sem. Ele a chamou de Ebenézer, dizendo: "Até aqui o Senhor tem nos ajudado."

Ebenézer é a junção de duas palavras hebraicas: Even Haazer, o que significa "pedra da ajuda". Hoje é o nome de um lugar histórico, cerca de 6 Km ao sul de Gilgal, onde os israelitas derrotaram os Filisteus e recuperaram a Arca-da-Aliança. Antes, a Arca havia sido levada como espólio após os israelitas serem derrotados pelos Filisteus, no mesmo local. Um significado especial foi dado ao nome/expressão Ebenézer pelo profeta Samuel, após a guerra contra os Filisteus. Porque toda essa atenção?

Simplesmente, porque há marcos na trajetória do povo de Deus. Esses marcos nos contam sobre as experiências e as bênçãos que Deus lhes deu no passado. Cada etapa é um lugar de louvor ao Senhor, que lhes permitiu passar por aquele lugar como seu plano de promessa e fidelidade. Há também pedras tumulares, que lembram o povo de Deus sobre grandes acontecimentos que tiveram lugar entre os que as futuras gerações devem lembrar.

Quando passamos por experiências amargas durante um tempo considerável, como os israelitas fizeram durante 400 anos no Egito sob a opressão, escravidão e perseguição, Seu grande livramento e vitórias são dignos de lembrança por todas as gerações futuras. Se não fosse pela graça e misericórdia de Deus, Israel nunca teria alcançado um lugar como Ebenézer.

Havia memoriais e lembretes em Betel, Peniel, Mar Vermelho, Mara, Gilgal, Jericó, Ai e outros lugares que eram lugares de vitória sobre o inimigo. Todos estes memoriais foram por causa da fidelidade de Deus. Agora, Israel tinha um lugar para lembrar, porque foi quando a arca de Deus voltou para o povo de Deus. Deus ajudou-os a tomar posse da Arca da Aliança, que ajudou a começar a sua vida espiritual em ordem, e posteriormente apreciar a vitória sobre o inimigo. Por isso Ebenézer era um grande memorial para o Senhor.

É certo que você tem muitos marcos em sua vida, para lembrar a fidelidade de Deus para com você. Estes teriam sido os momentos de grandes milagres em sua vida. Mas Ebenézer fala alto sobre tudo o que o Senhor fez por você, e Lhe dá toda a glória pelo que aconteceu no passado. É um lembrete da resposta de Deus ao Seu povo quando estavam passando por batalhas.

Definitivamente, este é um tempo para ganhar confiança e coragem na parte de Deus, porque o Deus de ontem é o nosso Deus, que nos conduz hoje e estará lá para nós em todos os nossos passos amanhã também. Ele é Jeová-Jireh: conhece todas as nossas necessidades e contribuirá para nós, não importa qual é a situação. Mas esse é também um momento de grande responsabilidade para os Seus filhos, para santificar Deus em suas vidas, como o Senhor de todos os aspectos delas.

Em Ebenézer, Deus lembra Seus filhos que Seu relacionamento com Ele não é unilateral. Quando buscamos a Sua ajuda, precisamos ao mesmo tempo, honrá-lo e dar-Lhe lugar de destaque em todas as áreas de nossas vidas. Certamente, Deus mostra misericórdia para toda a Sua criação, mas a sua relação com o Seu povo é mútua. Ele lhes deu grandes promessas, que serão cumpridas. Mas tal Deus exige que Ele seja entronizado no lugar certo entre o Seu povo, individualmente e como comunidade.

Ebenézer é também um memorial da penitência do povo de Deus, um lugar onde consagraram o Senhor em suas vidas e em todos os seus assuntos. Isso levou Israel para o tipo de vitória que eles experimentaram: Ebenézer lembra-os de toda a fidelidade Dele para com eles. Ebenézer é a pedra de ajuda que lembra a todos nós que nosso Senhor é forte e firme como uma rocha para Seus filhos, e ajuda fluirá Dele para nós hoje e sempre.

Ele tem feito maravilhas para nós no passado e nos trouxe até aqui, e é fiel para Se certificar de que nós apreciemos Seu favor no futuro também. Pois sem o Seu favor, como podemos viver de vitória em vitória, aqui neste mundo? Ebenézer é o nosso lugar de vitória, do nosso Senhor que nos dá a vitória. Se olharmos para Ebenézer, podemos ver o nosso passado, presente e futuro, através de uma única janela e cantar Aleluia ao Senhor!

Seja Ebenézer a nossa janela (de duas vias), através da qual possamos ver as maravilhas do Senhor no passado, no presentes e futuras, que estão a caminho para Seus filhos (1 Crônicas 16:12), e por onde Ele possa saber que nós somos o Seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!