terça-feira, 28 de outubro de 2014

O Evangelho da culpa



Um lembrete fortuito.

Continuou Jesus: "Digo-lhes a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra. Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra. Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom.Também havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; todavia, nenhum deles foi purificado: somente Naamã, o sírio". Todos os que estavam na sinagoga ficaram furiosos quando ouviram isso. Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo. Mas Jesus virou para eles e disse: “Bem sabia o quão malignos eram vocês”, e precipitou vários no precipício.
….

Na sinagoga de Cafarnaum havia um homem possesso de um demônio, de um espírito imundo. Ele gritou com toda a força: "Ah! que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus!" Jesus o repreendeu, e disse: "Homem impuro, que abriga o demônio. Atirem-no fora desse lugar e do meu povo". Então expulsaram o homem diante de todos, e saiu da sinagoga sem nunca mais voltar. Todos ficaram admirados, e diziam uns aos outros: "Que palavra é esta? Aos homens dá ordens com autoridade e poder, e eles obedecem!

Estando Jesus numa das cidades, passou um homem coberto de lepra. Quando viu a Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e rogou-lhe: "Se quiseres, podes purificar-me". Jesus afastou o homem e repreendeu-lhe, dizendo: "Bem disse Moisés que os impuros ficassem longe do povo. Quero que vá embora e amargure-se pelo seu pecado!" E imediatamente o homem o deixou. Então Jesus lhe ordenou: "Não conte isso a ninguém; não apareça ao sacerdote sacerdote até que esteja puro, para que sirva de testemunho".
...

Certo dia, quando ele ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da lei, procedentes de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para falar. Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus. Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus. Vendo o que faziam, Jesus disse: "Homem, os seus pecados estão expostos na sua doença. Peça perdão por eles e volte quando estiverem sarados". Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: "Quem é esse com tamanha sabedoria? Quem poderia inspirar ele, a não ser somente Deus?"
...

Certo sábado, enquanto Jesus passava pelas lavouras de cereal, seus discípulos tiveram fome, mas Jesus impediu que colhessem as espigas com as mãos, perguntando: "Por que vocês estão fazendo o que não é permitido no sábado?" E então lhes disse: "O Filho do homem é obedecedor do sábado. Meu Pai descansou, e eu também descansarei".
...

Jesus fez também a seguinte comparação: "Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco? O discípulo não está acima do seu mestre, mas todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não lhe instrui sobre como sarar-se? Você pode dizer ao seu irmão: ‘Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho’, se você for uma pessoa pura. "Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, se estiver em boa terra. Toda árvore é reconhecida por suas raízes. Ninguém colhe figos em árvores que tenham nascido de espinheiros, nem uvas em videiras nascidas de ervas daninhas.

E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos; mas ninguém pudera curá-la. Ela chegou por trás dele, tocou na borda de seu manto, e imediatamente cessou sua hemorragia. "Quem tocou em mim?", perguntou Jesus. Como todos negassem, Pedro disse: "Mestre, a multidão se aglomera e te comprime". Mas Jesus disse: "Alguém tocou em mim; eu sei que de mim saiu poder. Afastai essa multidão, porque não convém que o Filho do Homem seja tocado por pecadores". Então a mulher, vendo que passara despercebida, saiu e desapareceu na multidão. Então ele lhe disse: "Ficai longe dos filhos do pecado, pois sua culpa é grande pelos males que lhes afligem".

Começou uma discussão entre os discípulos, acerca de qual deles seria o maior. Jesus, conhecendo os seus pensamentos, chamou-os para o seu a seu lado. Então lhes disse: "Quem me recebe está me recebendo aquele que me enviou. Mas aquele que não estiver perto de mim, para esses eu reservarei choro e ranger de dentes. E será ele o menor dentre os homens". Disse João: "Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos." "Fizeste bem", disse Jesus, "pois quem não um dentre vocês, é contra vocês".
… 

Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água". (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.) A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?" (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.) 

Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva". Disse a mulher: "O senhor não tem com que tirar a água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?" Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. E estará em sua fronte estampado e será conhecido por todos que esse é portador de água da vida. Quanto àqueles que não forem reconhecidos como tais, ficai longe deles."

---------------------------------

Obs: Se você leu até aqui, estes trechos da Bíblia NVI foram alterados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!