quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Clamando a Deus

- Leeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiteeeeeeeee !!!!

Todavia os filhos do teu povo dizem: Não é justo o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é justo.” (Ez 33.17)

Se você leu mais de uma vez o versículo acima, provavelmente já se viu trilhando um caminho onde a Teologia da Prosperidade é completamente sem sentido: você tenta andar nas diretrizes do Senhor, mas a prosperidade foge de você. Você não está em guerra contra os céus, nem deixa de fazer suas orações, mas simplesmente não vem auxílio lá do alto. Talvez Deus esteja “de mal” contigo por algum motivo, que você precisa descobrir e resolver o quanto antes.

De repente você já ouviu algo como “tua oração não passa do teto”, ou “esse não é o plano de Deus para você”. São frases [não bíblicas, mas quase] de uma crueldade sutil...

Se esse é o seu caso, você se tornou uma vítima do Cristianismo. Enquanto há pessoas fazendo atos cristãos de solidariedade e amor por aí, independente das suas religiões, andam também às multidões gente de consciência pesada pelo constrangimento de não doar (peraí... doar?) o quanto o pastor pretende que dêem, por não se comportarem como deveriam se comportar ou até não pensarem como deveriam pensar (e o pastor é bidu?). Você pode se entristecer por eles, mas faça isso por você também. Você está sofrendo por aquilo que Jesus anunciou que você não sofreria, sem passar perto de sofrer aquilo que ele falou que te machucaria. Quando Mateus termina sua narração e anota “eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos, amém.” (Mt 28.20), o que Jesus pretendia dizer? Que Ele estaria junto de um grupo seleto e santo até o final? Que estaria pendurado numa cruz sobre a porta para sempre verem ele ali? São palavras bem claras.

Vejamos agora o outro lado dessa questão, ou seja, Jesus. Se você pudesse estar junto de seu filho em todo tempo, vendo desde o momento em que ele ri até o momento em que ele rouba um lápis do colega de escola, você sempre faria o que ele quer? Se não OBEDECESSE o que ele pede, significaria que o deixou ou que não o ama? Você o deixaria, podendo estar ali e tendo prometido que estaria? Antes de prosseguirmos é recomendável que você faça as pazes com Ele, ou vai precisar voltar e ler tudo de novo.

Um conceito que aprendi recentemente é que não existe isso de “esse não é o plano de Deus para você”. Essa frase traz embutida a idéia de que você está jogando CONTRA Deus, mesmo sem saber como isso acontece. Você não sabe o rumo certo, só precisa se culpar por estar no rumo errado! E ainda faz crer em um Deus bem frustrado, que risca planos rígidos e assiste quieto as pessoas contínua e repetitivamente escapando dele. Talvez alguma hora ele se canse dessa atividade... No entanto, Ele poderia mudar os planos a qualquer momento, poderia até interrompê-los definitivamente, e sem dúvida conhecia todo o desenrolar da história bem antes de traçar qualquer coisa. No VT, o nascimento de Jesus, sua vida e morte são anunciados mais de 400 anos do ocorrido. Duvido que eu viva tanto. De que forma eu escaparia ao olhar de alguém que vê meu futuro? Como ele faria um plano [falível] no qual eu não me encaixe? Em todos os seus tormentos, Jó afirmou algo bem interessante ao próprio Senhor: “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.” (Jó 42.2).

Se você assumir que os personagens bíblicos estiveram fielmente sobre o plano de Deus (e se eles não estiveram, quem estaria?), talvez você deva notar que foram muito menos problemáticos que você, sem falhas e que não sofriam. Por favor esqueça Jesus orando no Getsêmani, Davi se escondendo em cavernas ou fingindo de louco entre os Filisteus, Asaph vendo Jerusalém ser saqueada, Jó raspando as chagas com cacos... Concentre-se nas partes boas. Provavelmente eles não seriam notados hoje, e talvez fossem repreendidos por algum pastor mais bem sucedido e com noções próprias do que é estar nos planos de Deus. A infalível ajuda de repreender a vítima! Desde os tempos de Jó isso ajuda muito.

Não há como negar que é perturbadora a idéia de que, inclusive na hora ruim, você ESTÁ nos planos Dele. Deus é bom mas ele conduz ao sofrimento. Nunca disse que não o faria, mas preveniu que faz isso por amor. Mesmo quando negou a Jesus, não podemos negar a mensagem levada por Pedro aos corações! Quando esteve fugindo no deserto, Davi escreveu as orações recitadas no tempo, séculos adiante. Talvez isso te forneça a confiança de ser otimista para perguntar “o que vem agora?”. Pedir a ajuda de um Deus com o qual você esteja em paz deve ser muito mais confortável, e sem dúvida é mais sincero.

Chegamos então na 2ª frase aterradora que você deve conhecer: “tua oração não passa do teto”. Será verdade, isso? Será que algumas orações que você faz simplesmente não são ouvidas? Bom, se você imaginar um pai ouvindo o filho choramingar por uma coisa que vai machucar ele (quantos bichos de vidro eu não quis segurar, quando criança!), isso é bem provável da parte de de Deus. Não exatamente o não ouvir, mas o não atender essas orações, para seu próprio bem. Você não tem como conhecer o futuro das suas ações, mas Ele tem. Algumas orações de fato ficam sem resposta imediata:

"E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante [de Caim]." (Gn 4.3-5)

Jesus mesmo contou uma parábola sobre o fariseu e o publicano fazendo orações no Templo, onde o fariseu tem sua oração rejeitada (Lc 18.10-14). Na Bíblia, há muitas orações que podem servir de bons exemplos não de formato, mas de conteúdo. Há a oração de Davi suplicando pelo perdão de Deus, muitas pedindo por auxílio, a oração intercessória do próprio Jesus suplicando pela proteção dos homens. Supondo que repeti-las seja tão inútil quanto Ele mesmo afirma de cima de um incógnito monte na Galiléia,

... quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.” (Mt 6.6-7)

aqui seguem algumas orientações para quem espera pelo auxílio. Afinal, Tiago nos avisa que certas orações serão sempre inúteis: “Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” (Tg 4.2-3). Para fugir desse mal exemplo, que elas inspirem você a aproximar-se do Senhor, mesmo sabendo que em nenhum momento Ele esteve tão longe como você imagina.

INTERCESSÃO

Jó possuía 3 amigos que combinaram fazer-lhe uma visita, para falar como estavam tristes pelo que lhe havia acontecido e para darem um pouco de consolo e ânimo (Jó 2.11): Elifaz, da região de Temã, Bildade, da região de Suá, e Zofar, da região de Naamá. Mais tarde, outro amigo, Eliú, mais jovem que os outros, juntou-se a eles (Jó 32.1-5). Suas falas foram absolutamente corretas com a sabedoria judaica, mas ao final o Senhor exige que eles se desculpem a Jó. Porquê? Porque simplesmente não falaram a verdade sobre Jó, apesar de seu conhecimento teórico. Você também provavelmente não conhece a verdade sobre sua situação ou de outros, ainda que seja experiente, mas isso o Senhor conhece. E ele mesmo, ainda conhecedor dos pecados de uma certa mulher adúltera e de toda humanidade, intercedeu a Deus por ela e por nós. Isso te sugere algo?

PERDÃO

Então Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, fizeram o que o Senhor lhes ordenara [se humilharam perante ele]; e o Senhor aceitou a oração de Jó. Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.” (Jó 42:9-10). Ao invés de se irar e sofrer com quatro outros homens [irreais] vivendo dentro dele e adicionando dor a seus pensamentos, Jó simplesmente perdoou eles e deixou que cada um seguisse seu caminho. Deus avisara de antemão que aceitaria a oração perdoadora de Jó. Jesus de fato dedicou boa parte de sua estada aqui em distribuir perdões a quem os pedia. Porque você imagina que Ele não aceitaria a sua ou de qualquer outro?

BÊNÇÃO

Por volta de 700 a.C., Balaão era um profeta arameu itinerante¹, conhecido mesmo em outras terras por um dom que recebera de Deus. Quem Balão abençoasse, seria abençoado pelo Senhor; quem ele amaldiçoasse, seria amaldiçoado pelo Senhor. Por causa desse dom, Balaão foi convocado à presença do rei Balaque, do reino de Moabe, que temia a aproximação dos israelitas. Balaão estava acostumado a recorrer ao que ele mesmo chamou depois de magia, que consistia em acender altares para pedir o favor de Deus. Quando entendeu que o Senhor desejava a bênção sobre aquele povo, Balaão atinou para a infantilidade de suas práticas e para Quem provia o poder sobre os povos (Nm 24.1). Da maneira mais simples e mais “poderosa”, Balaão orou abençoando eles e até dando a eles o seu dom (Nm 24.9).

Provavelmente a transferência do dom funcionou, pois não são mencionadas outras profecias de Balaão. Numa era de conquistas e reis que ofereciam fortunas, Balaão nem ao menos conhecia o povo que Balaque temia. Sua bênção seguiu a instrução do próprio Deus, com quem o profeta conversava.

Ainda que você não seja um profeta, deveria atentar a quem Jesus destinou sua bênção quando disse “vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei” (Mt 28.19-20). Ele destinou a benção de servi-Lo a TODOS que o quisessem. Se Ele fez isso, porque existe alguém que você não pode abençoar?

No alto do monte, Jesus dedicadamente ensinou ao povo: “Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Até os publicanos amam quem os ama, e até os pagãos saúdam seus próprios irmãos. Sejam diferentes, perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês, que faz raiar o seu sol sobre maus e bons, que derrama chuva sobre justos e injustos" (Mt 5.44-48). A justiça de Deus não está em punir, mas em perdoar e modificar pelo amor.


Parece bem estranho alguém orar sem fé, mas entre acreditar e crer há uma diferença sutil. Tiago diz que “o homem que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento, é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor.” (Tg 1.5-8). Ora faz o que manda o Senhor, ora faz o que manda o colega, ou o que for mais conveniente. Continuando, ele avisa que apenas ouvir a palavra e não praticá-la faz esquecê-la, enganando o homem a si mesmo (v. 22-24). Dessa forma, Tiago equipara ter fé a FAZER o que manda o Senhor, de forma simples e clara. Não se trata de escutar ou acreditar, ter fé é FAZER.

Mas orar geralmente é pedir por algo que não se pode fazer. Você ora por alguém doente, quando não pode curá-lo; ora pelo sucesso de alguém quando não pode provê-lo você mesmo; ora por proteção quando acredita estar indefeso. Onde está o fazer? Está justamente em confiar que sua oração foi ouvida, e ouvir a Deus sobre ela. Segundo Tiago, isso está em se arriscar estando indefeso, oferecer ajuda quando é você quem precisa dela. Como os que iam pregar a povos estranhos nos tempos de Paulo, isso é orar na prática... O misterioso autor da Carta aos Hebreus arremata que “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem Dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que O buscam.” (Hb 11:6).

---------------------------------

¹ A relação de Balaão com o Deus hebraico é controversa. Aparentemente, Balaão pertencia a um povo politeísta, que chamava Deus pelo nome Elohim (deuses). A apresentação dele "Fala, Balaão, filho de Beor, e fala o homem de olhos abertos; fala aquele que ouviu as palavras de Deus, e o que sabe a ciência do Altíssimo; o que viu a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos." (Nm 24.15-16) também lembra em muito a apresentação de um oráculo dos tempos antigos. Aparentemente, Balaão teve um contato com Deus, mas isso não o modificou completamente. No livro de Apocalipse, o Senhor diz a João [de Patmos] uma mensagem para a igreja de Pérgamo: "Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem." (Ap 2.14)

PERCA MAIS DO SEU TEMPO LENDO TAMBÉM

http://www.bible-history.com/isbe/B/BALAAM/
http://www.aish.com/ci/sam/48965991.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!